Menu Principal

Costa Amalfitana, um encontro perfeito entre a terra e o mar – por Itália em Português

Se você ainda não leu sobre o lugar, com certeza já deve ter visto entre fotos de lugares paradisíacos da Itália na internet, e a costa é realmente um deles. Um lugar que é palco de filmes hollywoodianos, luas de mel apaixonadas e histórias milenares, e entre turistas, um sonho ideal de viagem.

costa amalfitanaA Costa Amalfitana compreende uma faixa litorânea relativamente curta no Sul da Itália (entre Sorrento e Salerno), nas imediações de Nápoles – que convém usar como “porta de entrada” para a região.

A paisagem é o grande cartão de visitas da região: de seu calmo mar verde-esmeralda erguem-se montanhas acidentadas que abrigam a natureza mediterrânea e chegam aos 500 metros de altura. Neste caminho entre a água e o céu surgem, penduradas sobre as encostas, as quase 20 vilas que compõem a Costa Amalfitana. Os nomes são Atrani, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori, Nocelle, Amalfi que harmonizam o lugar e sintetizam um significado intímo de aproveitar a vida.

A Costa Amalfitana percorre quase 60 quilômetros nas margens do Mar Mediterrâneo…

costa-amalfitana2

Listamos pra vocês os lugares incríveis que nós iremos te levar:

Positano:positano
Não deixe de visitar, na agradável praça Flavio Gioigia, a bela igreja de Santa Maria Assunta, erguida no século V em homenagem a San Vito e que abriga a famosa estátua bizantina de uma Madonna negra, além belíssimas pinturas sacras.

Positano tem duas praias perfeitas para o banho: a Spiaggia del Fornillo e a Spiaggia Grande (onde saem barcos com destino à ilha de Capri). Lá você pode alugar guarda-sois e espreguiçadeiras para poder relaxar ainda mais, seja com os filhos ou amigos. Invista em uma refeição inesquecível no restaurante Lo Guarracino, que, além de um ambiente extremamente agradável, oferece deliciosos pratos à base de frutos do mar.

Amalfi: 

amalfi

Importante cidade portuária do Mediterrâneo entre os século 9 e 12 a.C., Amalfi é uma das cidades mais famosas de toda a Costa Amalfitana: exibe a piazza (praça) mais bela de toda a região (com lindos cafés e uma fonte coberta por querubins) e a igreja Duomo di Sant’Andrea, acessível por uma escada de 62 degraus e dona de uma arquitetura única, com influências árabes, bizantinas, barrocas e normandas.

Na área de Amalfi o turista também pode visitar o Museo della Carta, que abriga uma das mais antigas fábricas de papel da Europa, e a Grotta dello Smeraldo — gruta onde a água do mar ganha uma cor azul intensa e que fascina quem a visita.3amalfi

Nas praias, apesar de haver pedras no lugar da areia, o mar é calmo e perfeito para o banho, e o turista não paga nada para tomar sol sobre a sua orla. Há cadeiras e guarda-sol para alugar, e os restaurantes locais vendem deliciosos panini (sanduíches), pizzas e cervejas Moretti por preços acessíveis. Em Amalfi, não deixe de provar o famoso limoncello, bebida alcoólica feita com os limões colhidos na Costa Amalfitana.

No caminho você terá a oportunidade de se deslumbrar com visuais incríveis, como o Hotel Santa Caterina. Localizado na estrada de Amalfi, a poucos minutos desta cidadezinha italiana, o Santa Caterina é um dos únicos hotéis da Costa Amalfitana com acesso ao mar. Um lugar perfeito para curtir uma lua-de-mel com varanda que oferece uma vista azul-turquesa para a costa.

 

Ravello:

Ravello

 

Situada em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, Ravello já inspirou artistas como Richard Wagner e até hoje é um dos pontos mais atrativos da região. Além de oferecer vistas deslumbrantes da costa italiana, Ravello abriga uma igreja construída no final do século 11, uma piazza recheada de flores e cafés e a Villa Rufolo, construção histórica com jardins floridos perfeitos para um passeio.

Ravello é também sede de alguns dos principais festivais de música de Itália, realizados principalmente entre junho e setembro (o músico Toquinho foi um dos artistas brasileiros que já passaram por lá).

Já tá pensando em ir mas não sabe quando?

Julho e agosto são altíssima temporada na Costa Amalfitana: a época marca o alto verão europeu e as praias locais ficam lotadas — aumentando os preços de hospedagem e alimentação exponencialmente. Maio, junho e setembro são os meses ideais para visitar a área: as temperaturas estão agradáveis, os preços tendem a ficar mais justos e há menos turistas nos quais esbarrar. É possível visitar a área durante o inverno europeu, mas muitos dos negócios das vilas estarão fechados.

Quer viajar para a Costa Amalfitana e para outros lugares incríveis na Itália?

Entre em contato conosco:

italiaemportugues@gmail.com 

 

Plaenge