Menu Principal

44ª edição “Festival Sesc Melhores Filmes” acontece em São Paulo

O CineSesc realiza, em 4 de abril, a premiação dos escolhidos pela crítica e pelo público como os melhores longas de 2017 nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e documentário para filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Esta cerimônia marca a abertura oficial do Festival Sesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 5 a 25 de abril, as produções mais votadas.

A votação dos vencedores do Festival Sesc Melhores Filmes foi feita via Internet. No total, mais de 11 mil votos do público foram computados. Uma consulta direta foi realizada à crítica especializada de todo o país, e contou-se com os votos de mais de cem profissionais.

Ao longo do 44º Festival Sesc Melhores filmes serão exibidos 47 filmes, 19 estrangeiros, 20 nacionais, 4 clássicos em 4K restaurados, 3 CineClubinho e 1 Cinepsique.

Na cerimônia de entrega dos prêmios que esse ano será apresentado pela Roberta Estrela D’Alva, estão confirmadas as presenças de atores, atrizes, diretores, fotógrafos e produtores concorrentes aos prêmios desse ano, além de convidados especiais e homenageados.

O Filme de abertura será “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor. Diretora e elenco estarão apresentando o filme na noite de premiação.

 

O Festival Sesc Melhores Filmes

 Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

Os filmes que participam da votação em 2018 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2017.

Em 43 anos de realização, o Festival Sesc Melhores Filmes já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços de audiodescrição, que possibilitam o acesso aos deficientes visuais e auditivos, com legendagem open caption, recursos que serão oferecidos em todos os filmes da grade deste ano no CineSesc.

 

Audiodescrição e Legendagem Open Caption 

Todas as sessões do Festival no CineSesc terão audiodescrição e legendas open caption. Ambos os recursos incluem pessoas com deficiências visual e auditiva na experiência do cinema. A audiodescrição consiste na descrição de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como as expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. Ela é feita ao vivo por atores e acontece nos espaços entre os diálogos e nas pausas sonoras do filme. Somente os espectadores que recebem fones especiais escutam a audiodescrição, geralmente pessoas com deficiência visual ou com visão diminuída. Já a legenda open caption é vista por todos os espectadores e consiste numa legenda a mais no filme, descrevendo os sons além dos diálogos. Os deficientes auditivos se utilizam desse recurso.

 

Serviço:

Festival Sesc Melhores Filmes 2018

Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público

A lista completa de filmes participantes está em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.

Os mais votados pela crítica e público serão exibidos no CineSesc até 25 de abril.De 05 a 25 de abril de 2018

 

 

Fonte: ProCultura – Assessoria de Imprensa

Plaenge