Início Site

O que é, sintomas, e como tratar a Endometriose

cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil, que representa aproximadamente 15%, são afetadas por essa condição de saúde.

No dia 7 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose. O intuito desta data é aumentar a conscientização sobre essa doença que atinge a qualidade de vida das mulheres.

A endometriose é uma condição onde o tecido semelhante ao revestimento interno do útero cresce em lugares fora do útero. Isso pode incluir os ovários, vias urinárias e até mesmo o intestino.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil, que representa aproximadamente 15%, são afetadas por essa condição de saúde. Esta doença atinge uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva, que seria entre 15 e 45 anos. No mundo, estima-se que 176 milhões de mulheres são impactadas pela endometriose, sendo que metade dos casos de infertilidade feminina são atribuídos a ela.

Os sinais mais frequentes são dores fortes, menstruação pesada e fadiga extrema, que tendem a aumentar durante o período menstrual. “Dores na hora da relação sexual também é um dos principais sintomas”, conta a ginecologista Loreta Canivilo.

Endometriose
Endometriose acomete cerca de 8 milhões de mulheres no Brasil. Foto: Syn Saúde

Mulheres que possuem familiares com endometriose tem seis vezes mais probabilidade de desenvolverem a doença. “Alguns dos fatores de risco são ciclos menstruais frequentes, menstruações que duram muitos dias, menstruar muito cedo, não ter filhos, entre outros”, explica Canivilo.

Para a detecção da endometriose é necessário realizar alguns exames como exame pélvico com toque vaginal e retal, ultrassom, ressonância magnética e laparoscopia.

Tratamento

Além do procedimento cirúrgico, existem outras formas de realizar o tratamento desta patologia. A gestrinona é a mais indicada em muitos casos. Sendo um implante hormonal, de natureza sintética, que se assemelha à testosterona, exercendo propriedades androgênicas, antiprogestogênicas e antiestrogênicas. “Usar a substância de forma ética é maravilhoso, enquanto tivermos profissionais que estiverem fazendo o uso incorreto do hormônio, o tratamento clínico da endometriose fica em risco”, ressalta a Dra. Loreta.

Cirurgia, Hospital, Médico, Cuidado
Além do procedimento cirúrgico, existem outras formas de realizar o tratamento desta patologia. Foto: Pixabay

Para muitas mulheres que não desejam ou não podem passar por uma cirurgia, o tratamento com gestrinona pode haver uma regressão das lesões e dores. “No entanto, para cada paciente existe um tipo de tratamento, entre eles tem os anti-inflamatórios, e medicamentos para suprimir a atividade dos ovários. É fundamental analisar e entender os hábitos, como alimentação, atividade física, pretensão de engravidar, entre outras questões”, explica Loreta. Ela ressalta a importância de um acompanhamento médico para controlar as consequências da endometriose que são muito sérias e prejudicam a qualidade de vida da mulher em âmbito geral.

Aprender inglês pode melhorar o desempenho nos games

Crédito: Freepik

Com a globalização dos jogos online, aprender inglês faz toda a diferença para jogos como League of Legends, Free Fire, LOL, Fortnite entre tantos outros disponíveis na internet. Quem já se aventurou com os jogos digitais, certamente encontrou termos, frases ou textos em inglês. De acordo com o relatório divulgado pela Pesquisa Games Brasil (PGB) 2024, cerca de 73,9% dos brasileiros afirmam jogar em alguma plataforma de jogos online, e esse número cresceu 3,8% em relação ao ano anterior. Desse percentual, 85,4% consideram os jogos digitais uma das principais e favoritas formas de entretenimento.

“Eu jogo League of Legends, e os melhores jogadores do mundo são de fora do Brasil, especialmente da Coreia do Sul. O fato de saber falar inglês possibilitou assistir às lives e vídeos desses gamers, e auxiliou a entender melhor sobre o jogo e aprender várias dicas para um melhor desempenho na plataforma, comenta o coordenador pedagógico da KNN Idiomas, Diego Rodrigues Moreti.

Cerca de 73,9% dos brasileiros afirmam jogar em alguma plataforma de jogos online, e esse número cresceu 3,8% em relação ao ano anterior. Foto: RDNE Stock project

“A língua inglesa contribuiu muito para o meu desenvolvimento nos jogos online, pois eu jogo Yu-Gi-Oh e o servidor precisa de comunicação em inglês. Além disso, um dos motivos por ter aprendido o idioma foi justamente por conta dos jogos. Quando eu era criança meus primos jogavam Pokémon e às vezes me deixavam jogar também o Gameboy, mas o jogo era totalmente em inglês e eu não entendia o que precisava fazer. Posteriormente quando aprendi o idioma, a primeira coisa que fiz foi jogar Pokémon de novo e zerar o jogo pela primeira vez”, comenta o coordenador pedagógico da KNN de Peruíbe (SP), Lucas Messias Souza Jorge da Silva.

A Nintendo Mudar, Nintendo, Console
Jogos online são globais, assim como o inglês. Os melhores times e jogadores se comunicam pela língua. Foto: Pixabay

Para Lucas Cristiano Bernardoni, o curso de inglês contribui de forma significativa no desenvolvimento e aprimoramento nos games online: “Jogos online são globais, assim como o inglês. Os melhores times e jogadores se comunicam pela língua. Ou seja, para poder consumir o conteúdo de melhor qualidade e poder melhorar, é necessário entender de fato o idioma. Por meio de diversos vídeos e lives pude aprimorar cada vez mais”, explica.

Com a popularidade dos jogos no Brasil, as principais faixas etárias dos jogadores variam entre 20 a 29 anos (14,6%), e com (16,9%) acima dos 30. Segundo a pesquisa, 50,9% dos gamers são mulheres e 49,1% são homens.

Quatro destinos brasileiros muito recomendados pelos museus

Anualmente, 15 de abril marcou o Dia Mundial da Arte em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, uma forma de celebrar diferentes tipos de manifestações artísticas e criativas, como o teatro, a literatura, a pintura e a dança. Pensando nisso, e considerando que 31% dos viajantes brasileiros pretendem visitar um museu ou galeria de arte durante suas férias nesse ano, a Booking fez um levantamento de dados em sua plataforma e descobriu alguns dos destinos mais recomendados por turistas do país quando o assunto é museu.

São Paulo

Uma cidade do tamanho de São Paulo é um paraíso para quem gosta de visitar museus e galerias, afinal existem opções das mais variadas passando dos artísticos, aos linguísticos, esportivos, tecnológicos, entre outros. Um exemplo é o Museu do Ipiranga, que foi reaberto em 2022 (após uma reforma de nove anos), e que reconta a história do Brasil por meio de obras de arte, mapas, objetos e fotografias. Vale também passar na Pinacoteca, o mais antigo museu de arte de São Paulo, cujo acervo inclui obras de renomados artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari; o Museu da Imagem e do Som (MIS), com exposições imersivas focadas em música, fotografia, cinema e artes gráficas; o Museu da Língua Portuguesa, com exposições interativas que celebram a diversidade da nossa língua, suas origens e influências; o MASP, um dos símbolos da capital paulista; entre muitos outros espaços de valorização da arte e da cultura. Para quem visita, uma boa opção de estadia na cidade é o Housi Paulista, que oferece apartamentos com cozinha.

Housi Paulista

Ouro Preto, Minas Gerais

Para os fãs de arte, a cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma excelente opção de destino. Ali, é possível conhecer o Museu da Inconfidência, em um edifício na Praça Tiradentes que já abrigou a Câmara Municipal e uma prisão, cuja exposição principal conta a história da Inconfidência relacionada à cidade, por meio de jornais, roupas, móveis, retratos e outros objetos. Já o Museu Aleijadinho, em homenagem ao artista homônimo, funciona em um circuito de três igrejas (Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora das Mercês), com suas obras de arte sacra. Há também o Museu Casa dos Contos, localizado em um edifício do século XVIII, que preserva a história do Ciclo do Ouro no Brasil. Para a hospedagem, a Pousada Caminhos da Liberdade fica localizada no centro histórico da cidade.

Pousada Caminhos da Liberdade

Curitiba, Paraná

A capital paranaense é outra cidade muito indicada por brasileiros para quem gosta de incluir museus no itinerário da viagem, e é possível passar vários dias visitando esses espaços. No destino, o viajante pode conhecer o Museu Oscar Niemeyer (MON), por exemplo, desenhado pelo arquiteto brasileiro de mesmo nome e famoso por seu formato semelhante a um olho, com um acervo de 14 mil obras de arte; o Museu de Arte Indígena (MAI), que celebra a cultura e produção artística dos indígenas brasileiros, exibindo peças de arte, cerâmica, instrumentos musicais e diferentes objetos; ou o Museu Paranaense, um dos mais antigos do Brasil, que mistura o passado e o presente por meio de peças históricas e arte contemporânea. Já para os apaixonados por carros, vale conhecer o Museu do Automóvel e admirar dezenas de veículos históricos do século XX. O Social Hostel Café e Bar é uma boa opção de acomodação no destino, com dormitórios compartilhados e quartos privativos.

Social Hostel Café e Bar

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Nem só de praias e belezas naturais vive o Rio de Janeiro: há muitas oportunidades de passeios culturais para fazer durante uma estadia na cidade. O Museu do Amanhã, por exemplo, localizado na zona portuária, é dedicado à ciência, inovação e a novas formas de pensar o futuro. Ali pertinho fica o Museu de Arte do Rio (MAR), cujo acervo inclui obras de arte e objetos que dialogam com a cidade do Rio de Janeiro e a identidade carioca. Outra possibilidade é visitar o Museu Aeroespacial (MUSAL), para aprender mais sobre a história da aviação no Brasil, que conta com exposição de aeronaves. Além disso, saindo da capital e atravessando a Ponte Rio-Niterói, o viajante pode visitar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), edifício em formato de nave espacial também projetado por Oscar Niemeyer. Para a hospedagem, a CasaJOMO Art & Food B&B oferece piscina na cobertura e vista da montanha.

CasaJOMO Art & Food B&B

Para mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos 67 98425 6330

… Bom dia! “Respire fundo e fique atento às surpresas deliciosas que a vida preparou para você”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Deise Sinésio, Mychele Carange, Ana Lustosa, Fabio Saad, Jony Catan, Danilo Fernandes, Danilo Dan, Elena Icassatti, Cinthia Damasceno Vieira, Eris Paes, Lucia Francisca de Oliveira Teixeira, Consuelo Perez, Roberto Antoniolli, Silvia Mello, Neusa Duarte, Lucia Cahuana, Lucimeire Chaves da Silveira, Sidy Ferreira, Marla Nogueira, Cristiane Córdoba e Elsa Dominguez de Oliveira. Happy birthday!

Seis estadias inusitadas na América Latina para passar as férias

Uma pesquisa recente da Booking revelou que 43% dos viajantes brasileiros querem se hospedar em uma acomodação única esse ano, como casas na árvore, iglus e outros tipos de estadias inusitadas. Pensando nisso, a plataforma de reservas de hospedagem, atrações e aluguel de carros selecionou seis acomodações bem diferentes na América Latina para conhecer nas próximas férias.

Starlodge Adventure Suites, Peru

A cidade de Urubamba fica localizada no Vale Sagrado dos Incas, no Peru, e pode ser usada como base para visitar Macchu Picchu. Em meio às montanhas e rios, o destino é perfeito para quem busca férias focadas na natureza. Para se hospedar nessa acomodação, o viajante precisa ter um perfil bem aventureiro, afinal, o quarto fica nas alturas! O hóspede dorme em uma cápsula suspensa na montanha, a quase 3 mil metros acima do nível do mar, com uma vista incrível dos arredores. Com acomodações confortáveis, é possível desfrutar até mesmo de uma banheira de hidromassagem ou fazer algumas atividades oferecidas no local, como uma tirolesa.

Starlodge Adventure Suites, Peru

Glamping Lumbre, Colômbia

Localizado na cidade de Salento, no departamento colombiano de Quíndio, esse glamping (um tipo de acomodação que mistura camping e luxo) oferece tendas confortáveis e sofisticadas, com vistas para as montanhas e natureza, que acomodam até quatro pessoas e que contam com banheiro privativo. Para deixar a estadia ainda melhor, há um bar e restaurante na propriedade, com café da manhã continental, além de wifi e estacionamento gratuito. Ou seja, é ideal para quem quer se hospedar no meio da natureza e fazer trilhas nos arredores, mas com todas as comodidades.

Glamping Lumbre, Colômbia

Lago Valle Wine Glamping, México

No Valle de Guadalupe, no México, também é possível ficar em um acampamento com mais conforto. Os viajantes que se hospedam ali podem desfrutar de uma piscina com vista, além de wifi, estacionamento gratuito e comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida. Para quem gosta de enogastronomia, é possível reservar experiências como um piquenique romântico com vinhos locais ou uma tábua de queijos e vinhos, também com produtos da região. Já para os mais chegados em atividades ao ar livre, é possível usar as bicicletas do local ou fazer trilhas a pé nas proximidades.

Lago Valle Wine Glamping, México

Refugios Outscape Fuy, Huilo Huilo, Chile

Para uma imersão na natureza e em belezas naturais, essa acomodação na vila chilena de Puerto Fuy é o destino ideal: um container moderno no meio de um bosque, com paredes de vidro e muito conforto. As cabanas, que acomodam até cinco pessoas, possuem terraços com vistas da montanha ou do lago Pirihueico, cozinha equipada e banheiro privativo, e ainda há estacionamento gratuito. Para os aventureiros, vale fazer caminhadas na região e explorar as lindas paisagens do destino.

Refugios Outscape Fuy, Huilo Huilo, Chile

Tree House Lodge, Costa Rica

A propriedade é uma ótima opção de estadia para famílias que visitam a cidade litorânea de Puerto Viejo, no sudeste da Costa Rica. Há várias alternativas de acomodação, incluindo uma casa de praia para até cinco pessoas a menos de 100 metros do mar, ou uma casa na árvore com cozinha e dois quartos, até um bangalô de 225 m², que acomoda sete pessoas, com banheira de hidromassagem. Mas o que mais chama atenção é a arquitetura e decoração do local, com formas orgânicas, materiais ecológicos e cores fortes, que parecem ter saído diretamente de um conto de fadas.

Tree House Lodge, Costa Rica

Grand Amazon Expedition, Brasil

E que tal se hospedar em um barco em plena Floresta Amazônica? Esse hotel-navio oferece opções de rota que passam pelo Rio Solimões e Rio Negro, com quartos com varandas e muitas comodidades que os hóspedes podem aproveitar. Por exemplo, a embarcação possui duas piscinas, banheira de hidromassagem, spa e até uma casa noturna. Há também várias opções de passeios oferecidos a bordo, como trilhas a pé ecológicas, ideais para explorar toda a beleza natural da região. Vale também experimentar a culinária local e drinques diferentes, servidos nos restaurantes e bares da embarcação.

Grand Amazon Expedition, Brasil

Para mais informações sobre pacotes de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos 67 98425 6330

… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus próprios sonhos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Carlos Ernani Schadler, Adriana Segatti, Camilla Marques David, Anamaria Barbosa Rocha, Reh Fernandes, Valéria Masson, Patricia Fonseca, Iria Lucia Flores Scaff, Cesar Esteves, Alissandra de Matos, Eder Soares Lima, Zera Cassimiro Neves e Hevelyn de Paula. Happy birthday!

Aprenda receita de cheesecake de pistache

Em uma combinação única de sabores suaves e texturas ricas, a Camicado em parceria com a criadora de conteúdo Ana Berg (@anaaberg), apresenta uma receita deliciosa de cheesecake de pistache.

Inovando o tradicional preparo de origem norte-americana, esta versão traz muitas camadas de sabor e textura, além de um tom lindo de verde. “Essa cheesecake fica deliciosa e super cremosa!”, diz Ana.

Para desfrutar dessa delícia e criar um clima especial em momentos entre amigos e familiares, a marca selecionou uma lista de produtos da linha Home Style para compor a mesa posta. Confira:

Ingredientes:

Base

  • 30g de pistaches;
  • 120g de biscoito maizena;
  • 80g de manteiga sem sal derretida;
  • 1 pitada de sal.

Massa

  • 600g de cream cheese;
  • 150g de açúcar;
  • 140g de pasta de pistache natural;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 60ml de creme de leite fresco/nata;
  • 120g de iogurte grego natural integral;
  • 1/2 colher de sopa de amido de milho.

Cobertura

  • 30g de pasta de pistache;
  • 90g de chocolate branco;
  • 45ml de creme de leite fresco/nata;
  • Pistaches para decorar.

Modo de Preparo:

Base

Em um processador, adicione o biscoito e os pistaches e triture até formar uma farinha fina;

Acrescente a manteiga derretida e misture até virar uma massa;

Espalhe sobre o fundo de uma forma de aro removível, pressionando bem;

Leve para assar em forno pré-aquecido a 160ºC por 10 minutos;

Reserve e mantenha o forno ligado;

Em um tigela ou na batedeira, junte o cream cheese, o açúcar e bata até que fique cremoso;

Coloque a pasta de pistache e misture;

Adicione os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição até incorporar à mistura;

Introduza a baunilha, iogurte, creme de leite, amido de milho e bata até ficar homogêneo. Evite bater em excesso para não incorporar ar na mistura;

Coloque a forma sobre um pedaço grande de papel alumínio e cubra as laterais. Ela vai impedir que entre água na forma durante o cozimento;

Adicione a massa do cheesecake sobre a base e dê leves batidas sobre a bancada para tirar as bolhas de ar;

Leve para assar a 160ºC em banho-maria: coloque a forma dentro de uma assadeira;

Adicione água quente na assadeira até atingir a metade da forma do cheesecake. Asse por 55-60 minutos ou até que as bordas estejam firmes, mas o centro ainda ‘balance’ levemente;

Desligue o forno e deixe o cheesecake por mais 1 hora nele desligado;

Retire do forno e deixe por mais 1 hora em temperatura ambiente. Depois leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Cobertura

Em uma tigela adicione o chocolate branco;

Aqueça o creme de leite e jogue sobre o chocolate;

Deixe repousar por 1 minuto e depois misture bem;

Caso o chocolate não derreta completamente, leve ao microondas por 30 segundos;

Adicione a pasta de pistache e misture até ficar homogêneo;

Espalhe sobre a cheesecake e, se desejar, decore com pistache levemente triturados.

… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus próprios sonhos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Eudiley Proença, Luciana Scuteri Santana, Eliane de Oliveira, Luiz Gomes Dias, Francys Benites, Ana Cortez, Edson Rego, Juliana Negri, Maria Clarice Miyamoto Pessoa, Wilson Nascimento, Karen Recalde, Flávia Serson, Américo Costa Cardoso Neto, Helton Teixeira, Edinho Neves, Inara Corrêa. Happy birthday!

Quatro ideias de decoração para o outono

A decoração pode impactar na forma como enxergamos os ambientes, por isso, realizar alterações ao longo do ano, podem ser positivas, principalmente, nas trocas de estações. No outono, por exemplo, algumas mudanças simples podem ser feitas para melhorar o conforto no dia a dia, deixando os espaços mais harmoniosos e aconchegantes.

A ideia é criar alternativas que tragam leveza para que os ambientes se tornem atrativos para atividades que vão desde um dia de preguiça com jogos em família,  uma leitura ou até mesmo maratonar séries ou ver filmes em tardes mais frias.

E para te ajudar nessa repaginada, o habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, traz algumas ideias de decoração para a estação Confira:

Tecidos e cortinas são aliados nos dias frescos

Tecidos podem ser grandes aliados no outono, já que é possível decorar e trazer mais calidez aos ambientes. É possível decorar a casa usando tecidos de formas variadas como tapetes, almofadas, roupas de cama e banho, mantas e cortinas. Ao contrário do verão, no outono é recomendado a utilização de tecidos mais pesados e encorpados, como cortinas de linho, que o tecido é estruturado, mas transpassa leveza. Além disso, apostar em paletas de cores suaves ajudam a trazer paz e sofisticação aos ambientes, como tons de beges, cinzas e brancos.

Cores, texturas e elementos naturais fazem a diferença 

A decoração para o outono pode ser alterada utilizando cores e outros elementos. Cores neutras combinam bastante com a estação, mas outras como rosa pálido, terracota, amarelo queimado, preto opaco e composições de tom sobre tom também são boas apostas para o outono.

Além disso, texturas e elementos naturais podem trazer personalidade e conforto aos ambientes. Superfícies amadeiradas e rústicas como pedras e concreto trazem textura. Materiais como lã, flanela, linho, couro e tecidos tricotados auxiliam na calidez, conforto e demonstram personalidade.

Decoração do dormitório e sensação de aconchego

Ambientes que são para relaxar e descansar pedem uma decoração que exale aconchego, ainda mais no outono. Neste ambiente, não é necessário fazer uma mudança tão grande para trazer um toque de charme e conforto. Trocar os abajures da mesa de cabeceira, papel de parede, cabeceira, roupas de cama, mantas decorativas, tapetes, quadros e velas podem fazer um papel excelente na hora de decorar o quarto.

Conforto acima de tudo

Nos dias frescos que o outono traz, a melhor opção é optar pelo conforto. Móveis simples e que tragam aconchego são essenciais para a estação. Sofá confortável acompanhado de almofadas, mantas, tapetes e pufes são excelentes opções para momentos relaxantes. Além disso, apostar em uma iluminação eficiente e acolhedora pode alterar a energia dos ambientes, convidando ao descanso.

Aprenda receita de Espetinho de Carne com legumes

Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à lua. E a Água Doce Sabores do Brasil ensina  receita de Espetinho de Carne com legumes para dividir.

Espetinho de Carne com Legumes

Ingredientes

  • 800 gramas de alcatra em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola roxa em cubos
  • 200 gramas de tomates-cereja
  • 1 pimentão amarelo em cubos
  • 1 pimentão verde em cubos
  • Azeite para regar
  • Farofa e vinagrete para acompanhar
  • Espeto de madeira para churrasco

Modo de preparo:

Primeiramente, tempere a carne com sal e pimenta. Em espetinhos de madeira para churrasco, intercale cubos de carne, de cebola, de tomate-cereja e de pimentão amarelo e verde.

Repita o procedimento fazendo mais camadas e mais espetinhos, até acabarem os ingredientes. Coloque em uma forma com grelha, regue com azeite e leve ao forno médio por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida, acompanhado de farofa e vinagrete.

Cosméticos podem causar depressão?

Crédito: Maiana Perdomo

Trezentos milhões é o número estimado de pessoas com depressão no mundo. O Brasil está no topo do ranking da América Latina segundo a Organização Mundial da Saúde e os números vêm aumentando. Apesar de fatores como situações de estresse, desigualdade social e violência aumentarem as chances da doença, segundo especialistas, o risco, principalmente em mulheres, tem taxas ainda maiores por conta das oscilações hormonais.

Manter as funções hormonais é, portanto, fundamental para a melhora da qualidade de vida, a qual pode evitar uma série de transtornos e doenças como a depressão. O que muita gente desconhece é que hábitos diários que ajudam a manter a pele saudável e previnem o envelhecimento podem também ajudar a manter a saúde mental começando pelo uso de cosméticos sem ingredientes químicos como os parabenos.

Manter as funções hormonais é, portanto, fundamental para a melhora da qualidade de vida, a qual pode evitar uma série de transtornos e doenças

É o que orientam a nutricionista, Melyssa Esser, e a especialista em tratamentos orofaciais, Laís Teles, que, ao se aprofundarem sobre ingredientes utilizados na maioria dos cosméticos vendidos no Brasil como os parabenos, ftalatos e petrolatos, criaram a Sem Rótulo Cosméticos. Além de ser uma marca de produtos veganos, o objetivo foi desmistificar os rótulos dos cosméticos e conscientizar a população sobre a importância de entender o conteúdo dentro dos frascos.

“Atitudes saudáveis são fundamentais para evitar uma série de doenças e uma das orientações é consumir produtos e alimentos naturais, incluindo o uso de cosméticos. Atualmente, especialmente no Brasil, existe uma corrida rumo a um padrão de beleza que tem afetado muitas pessoas. Muitas vezes elas investem em produtos de alto custo atraídas por uma marca ou bela embalagem com a expectativa de manter a pele saudável e bela. Porém, não avaliam os elementos químicos desses produtos que podem acarretar doenças metabólicas, interferir no funcionamento hormonal e causar doenças como câncer e influenciar também na depressão”, explica Melyssa.

Mulher, Desesperado, Triste, Pranto

“Os parabenos desequilibram as funções hormonais além de serem agentes tóxicos e alergênicos, e é preocupante saber que eles são encontrados na maioria dos produtos de beleza e de higiene pessoal vendidos nas farmácias e mercados. A Sem Rótulo Cosméticos foi criada além do objetivo de vender produtos sem aditivos químicos. O nome já traz o nosso propósito de dizer para as pessoas: leiam os rótulos”, alerta Laís.

Hoje é celebrado o Dia dos Povos Indígenas

Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história. Foto: Divulgação

*Patrícia Rodrigues Augusto Carra

O Brasil vivia a Era Vargas quando 19 de abril foi eleito como o Dia do Índio. Uma data criada no bojo de uma política cujo objetivo pode ser resumido à assimilação dos povos originários à sociedade não indígena. Desde lá, muito aconteceu e, nesse processo, o movimento indígena é um forte exemplo do protagonismo e da resistência desses povos.

Quase 80 anos mais tarde, em junho de 2022, foi instituído o Dia dos Povos Indígenas. É importante entender esta mudança: o termo “indígena” é considerado mais adequado, pois ressalta a diversidade étnica e cultural dos povos originários, já “índio” é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos. O projeto que deu origem a Lei 14.402/22 foi de autoria da primeira mulher indígena a ser eleita Deputada Federal: Joenia Wapichana, atual presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), cargo onde repete o pioneirismo.

É nos detalhes que observamos as mudanças: Sônia Guajajara, candidata à vice-presidência da República nas eleições de 2018 é hoje a ministra do Ministério dos Povos Indígenas. É a primeira vez que temos um ministério chefiado por uma liderança indígena. Sônia é uma das vozes contra as ações que ameaçam a vida dos povos originários e prejudicam o meio ambiente.

O Brasil vivia a Era Vargas quando 19 de abril foi eleito como o Dia do Índio. Foto: Vincent Tan

Mas ainda falta muito. O Brasil, país multiétnico e multirracial, historicamente, tem as suas instâncias de poder e de decisão carentes de representatividade de grande parte da população brasileira, incluindo, nesse conjunto, os povos originários. Será que esta realidade está a mudar? Uma educação e uma sociedade antirracistas devem considerar a seriedade desta informação histórica e a pertinência desta pergunta.

Eu era uma menina quando ocorreu a eleição do primeiro Deputado Federal Indígena (1983–87), o cacique Mário Juruna. Sua presença sempre acompanhada de seu gravador, assim como a sua atuação nos espaços da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–88, a mim, dizia muito mais que as páginas dos livros.

A Carta Magna, em relação aos povos originários, abandonou a concepção tutelar e integracionista e assegurou, por exemplo, o direito à terra e à preservação de suas culturas. Apesar disso, as conquistas gravadas ainda não foram suficientes para solucionar as questões indígenas. Hoje yanomamis e mundurukus comprovam o desrespeito ao documento quando denunciam casos sistemáticos de sofrimento, violência e desnutrição, além de evidenciar sobre o descaso público e social.

Foto: Faris Munandar

Mas acredito na força dos movimentos e ações, principalmente, de mulheres indígenas, de diferentes etnias, em diferentes espaços sociais, políticos e culturais. Hoje, a Câmara dos Deputados, conta com quatro parlamentares indígenas, sendo três mulheres.

Cabe a nós abraçarmos a causa, nos informarmos, refletirmos sobre as pautas indígenas e continuarmos as discussões. Importa conhecermos as histórias e as culturas dos povos originários, e entender que essas histórias, a partir de 1500, compõem a história brasileira. Não são um capítulo à parte. Que história queremos legar?

Patrícia Rodrigues Augusto Carra é doutora em Educação, psicopedagoga, historiadora, pesquisadora e fundadora da revista digital Histori-se. 

Ver Também