Menu Principal

Celebre os 466 anos de Vitória com pratos típicos da ilha

A capital do Espirito Santo comemora o seu 466º aniversário nesta sexta-feira (dia 08). O terceiro município instituído no Brasil é conhecido por suas lindas praias, como a de Camburi, e monumentos históricos, entre os quais se destacam o Palácio Anchieta, a igreja de São Gonçalo e a Catedral Metropolitana. Fundada em 1551, na ilha de Vitória, a cidade também é lembrada por sua tradição gastronômica e para homenagear uma das capitais mais antigas do país, a Electrolux traz receitas deliciosas, típicas da região.
Por ser cercada pelo mar, com tradição pesqueira, forte presença indígena e influência dos imigrantes europeus, a culinária local é caracterizada pela diversidade.  Entre os pratos mais famosos estão a moqueca e a torta capixaba.
Moqueca Capixaba
Ingredientes:
1,5 kg de peixe (badejo, robalo, dourado, namorado ou cação)
4 tomates
3 maços de coentro ou salsinha
3 maços de cebolinha verde
3 dentes de alho
1 cebola média
Suco de dois limões
Pimenta malagueta, azeite de oliva, urucum, sal a gosto e óleo de soja para refogar
Modo de Preparo: corte o peixe em postas, lave-o bem com o suco dos limões e deixe descansando em um prato. Amasse os dentes de alho com três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Na panela de pressão, coloque um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher), adicione os itens amassados e inclua as postas, mexendo-as de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe.
Adicione um pouco de azeite e suco de limão. Deixe os ingredientes na panela desligada, de 20 a 40 minutos. Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum e reserve. Ligue a sua panela de pressão elétrica e despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Deixe cozinhar até abrir fervura com a panela destampada. O prato fica pronto em cerca de 20 minutos.
Dica: Você pode acompanhar o prato com arroz branco e pirão capixaba. Vale ainda lembrar que a diferença entre a moqueca capixaba e a versão baiana é basicamente o uso do azeite de dendê.
Torta Capixaba
 
Ingredientes:
6 ovos
500 g de palmito prontos para o consumo
500 g de bacalhau desfiado e cozido
1 kg de frutos do mar diversos, como ostras cozidas, camarão, siri, caranguejo e peixes
Cebola, alho, azeite, limão, coentro ou salsinha, cebolinha verde e tomate a gosto
Azeitonas sem caroço para o recheio e para decorar
Modo de preparo: ainda em sua panela de pressão , refogue as cebolas, o alho, a pimenta, o azeite, as azeitonas e o limão. Coloque o palmito e deixe cozinhar até que os ingredientes tenham consistência. Depois de limpos, cozidos e desfiados, acrescente os frutos do mar e deixe esfriar.
Com o mixer, bata as claras em neve, coloque as gemas e continue batendo até criar uma espuma. Acrescente essa mistura na panela de pressão elétrica. Por último, inclua o bacalhau desfiado e misture bem. Feche a panela de pressão  e deixe-a cozinhar por 20 a 30 minutos. Para a decoração, além de azeitonas, você pode usar também tomates cereja cortados ou cebolas em rodela.
Fonte: Brand Marketing
Plaenge