Menu Principal

Confira 3 receitas para deixar o verão mais leve e saudável

Para manter a dieta e o organismo funcionando bem, que tal refeições leves e saborosas? Confira alguns pratos deliciosos com fibras para celebrar a chegada da estação mais quente do ano.

Verão é época de churrasco no fim de semana, camarão frito na praia e muitos drinks à beira da piscina. Mas, no calor, essa comilança não cai nada bem – além de trazer diversos malefícios se consumidos em excesso. Que tal aproveitar o verão e investir em receitas saudáveis? Para ajudar nessa missão, a MIP Brasil Farma selecionou três pratos – tem até sobremesa! – todos deliciosos e cheios de nutrientes e fibras.  Fibras no cardápio? Sim! Incluí-las nas refeições vai proporcionar um verão repleta de leveza e saúde. Seu consumo melhora o funcionamento intestinal, reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue e facilita a digestão, além de promover a sensação de saciedade. Sem contar que consumir fibras ajuda a emagrecer. “A ingestão de fibras pode ser facilitada com a ajuda de suplementos que existem justamente para auxiliar a vida de quem não tem tempo de ir para a cozinha ou ingerir alimentos com fibras”, explica Cristiane Spricigo, nutricionista e consultora de Livina Fibras, da MIP Brasil Farma.Duas gomas diárias de Livina Fibras supre 70% da necessidade diária de fibras solúveis. Elas estão à venda nas farmácias nos sabores tangerina e ameixa e não é necessário dissolvê-las em água nem guardar na geladeira. Elas podem ser consumidas a qualquer hora e em qualquer lugar, até o limite de 2 gomas por dia.
Confira três receitas – uma de entrada, outra de prato principal (foto) e uma sobremesa – e capriche nos pratos leves e com fibras nesta temporada:
 
ENTRADA
Palmito Pupunha Assado com Mix de Sementespalmito-pupunha
 
Ingredientes: 
1 kg de pupunha cortado ao meio
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Galhos de alecrim
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de linhaça dourada
1 colher de sopa de semente de girassol
Sal a gosto
 
Modo de preparo:
Em um papel-alumínio colocar o palmito e fechá-lo. Levar ao forno preaquecido a 160°C. Retirar o palmito do forno, abrir o papel-alumínio e acrescentar o sal, o azeite e o alecrim. Levar ao forno novamente a 200°C por, aproximadamente, dez minutos ou até dourar. Misturar o gergelim branco e preto, a semente de linhaça dourada e a semente de girassol e salpicar no palmito quando for servir.
Healthy nutty Quinoa and Bacon Salad with toasted sliced almonds and parsley

Healthy nutty Quinoa and Bacon Salad with toasted sliced almonds and parsley

PRATO PRINCIPAL

Cuscuz de Quinoa com Castanhas
 
Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa mista em grão
¼ de xícara (chá) de cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) de tomate cortado em cubos pequenos
1 ½ xícara (chá) de água
1 colher de sopa de linhaça dourada
¼ de xícara (chá) de castanhas variadas picadas
1 colher de sopa de hortelã picada
Sal a gosto
1 colher de sopa de raspas de limão 
1 colher de sopa de azeite
 
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água fervente por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Reserve e espere esfriar. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, incluindo a quinoa fria. Tempera com sal. Para servir, decore com hortelã e nozes picadas.
 
SOBREMESADAMASCO-mn
Brigadeiro de Damasco
 
Ingredientes:
100 g de damasco
3 colheres de sopa de nibs de cacau
3 colheres de sopa de coco em lascas
Amêndoas Laminadas
 
Modo de Preparo: 
Em um miniprocessador, coloque o damasco até ele ficar bem pastoso e sem nenhum pedaço. Adicione as lascas de coco e processe até misturar bem. Adicione o cacau e bata mais um pouco. Com a ajuda de duas colheres molde os brigadeiros e faça as bolinhas (fica em uma consistência mole para enrolar com as mãos). Passe nas lascas de amêndoas para finalizar, quebre elas antes de passar para conseguir cobrir todo o brigadeiro.
Plaenge