Menu Principal

Descubra 20 razões para visitar o Arquipélago da Madeira

Na hora de escolher o seu próximo destino, alguns requisitos são indispensáveis: paisagens deslumbrantes, atrações imperdíveis, povo hospitaleiro e gastronomia sem igual. E por mais que as opções sejam variadas, a Ilha da Madeira se destaca por oferecer tudo isso e muito mais aos seus visitantes.

A seguir, conheça as 20 principais razões para arrumar as malas e embarcar em uma inesquecível viagem pelo arquipélago português.

1 – Não é necessário aprender outro idioma

Assim como no restante de Portugal, o idioma oficial da ilha é o português, facilitando muito a vida dos turistas brasileiros.

2 – Clima ameno o ano inteiro

Graças à localização privilegiada e sua origem vulcânica, os visitantes podem desfrutar de temperaturas agradáveis, inclusive na água do mar, em qualquer época do ano.

3 – Funchal, a capital da Madeira

Cosmopolita e carismática, a cidade abriga o maior centro turístico, comercial e cultural de todo o arquipélago. Um prato cheio para quem deseja atrações variadas durante toda a estadia.

4 – Seu centro histórico, a Zona Velha

Possui muitos edifícios históricos em suas ruas estreitas, além de bares e restaurantes para provar não só o melhor da gastronomia, como também a agitada vida noturna de Funchal. Não deixe de apreciar o Projeto das Portas Pintadas, uma galeria de arte a céu aberto.

5 – Teleférico

Um incrível passeio nos ares leva os passageiros até Monte, a parte alta da capital, em 20 minutos. A paisagem é de tirar o fôlego.

6 – Carros de cesto

Uma excelente alternativa para retornar de Monte até Livramento, esse tradicional e divertido transporte madeirense proporciona muita adrenalina aos turistas em um percurso de cerca de 2 quilômetros.

7 – Museus imperdíveis

No Funchal, o Museu do Açúcar, o Museu da Quinta das Cruzes, o Museu Frederico de Freitas e Museu de Arte Sacra valem a visita. Já em Vila Baleira, a única cidade da ilha de Porto Santo, visite a Casa-museu do explorador Cristóvão Colombo. 

8 – Gastronomia madeirense

Simples e saborosa, tem como principais ingredientes frutos do mar, como as lapas, e peixes como o espada-preto, típico da ilha. O Bolo-do-Caco e a deliciosa “Espetada” são outros destaques de dar água na boca.

9 – Jardins exóticos

Por todo o mundo, a Madeira é conhecida não só por sua beleza natural, mas também pelos jardins e parques que são cuidadosamente tratados e mostram sua grande diversidade de flores, plantas e árvores.

10 – Levadas

São impressionantes canais de irrigação espalhados por toda a ilha, criados pela necessidade de transportar grandes quantidades de água do norte ao sul da ilha. Juntos, possuem incríveis 1.400 quilômetros de extensão.

11 – Floresta Laurissilva

Parada obrigatória para os amantes da natureza, essa floresta é composta por árvores da família das lauráceas e endêmico da Macaronésia. Ocupando uma área de 15 mil hectares, foi considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 

12 – Piscinas naturais

Porto Moniz e Seixal abrigam belíssimas piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. Situadas na costa norte da ilha, se destacam também pela impressionante vista para o Atlântico.

13 – Porto Santo

É a menor ilha habitada do arquipélago, com seus extensos areais com propriedades terapêuticas, que lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa sul, o equivalente a nove quilômetros de praia.

14 – Vinhos

Parte intrínseca da cultura portuguesa, o vinho Madeira, com seus aromas deliciosos e de carácter único, já conquistou adeptos em todo o mundo. 

15 – Bordado tradicional

Arte criada no século 18, faz parte da história local e até inspirou as bordadeiras do Morro São Bento, no litoral paulista. Além de a visita à fábrica ser uma experiência riquíssima, os bordados são uma excelente opção de souvenir. 

16 – Mercado dos Lavradores

Cores e tradições se misturam nesse mercado de arquitetura magnífica, que oscila entre o Art Déco e o modernismo e oferece diversas frutas exóticas, além de belíssimas flores, carnes, peixes, vegetais e especiarias de origem regional.

17 – Esportes radicais

Canyoning, rapel, mountain bike e surfe são apenas algumas das alternativas para os turistas que curtem atividades de pura adrenalina.

18 – Observação dos golfinhos e baleias

Imperdíveis, os passeios de barco são ideais para observar a diversidade marinha da ilha. Golfinhos, baleias e tartarugas encantam a todos em uma aventura sem igual.

19 – Oferta hoteleira

Repleto de hotéis cinco estrelas, o arquipélago mescla hotéis modernos e quintas decoradas em estilo provençal, cheias de charme e com vistas incríveis para o Oceano Atlântico.

20 – Eventos tradicionais

Pode ser regional, nacional ou internacional, o que não faltam são eventos para curtir durante o ano todo. As Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, Festival da Natureza, Festa do Vinho, Festival Colombo e Festas de Natal e Fim do Ano são apenas alguns exemplos.

Para informações sobre planejamento de viagens ligue para  Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 3327-0134 ou 3326-2909.

Fonte: AFT Comunicação

Plaenge