Menu Principal

Léo Shehtman participa da 56ª edição do Salone Internazionale del Móvel de Milano

Na 56ª edição do Salão do Móvel em Milão, o renomado Léo Shehtman, um dos maiores arquitetos e designers do Brasil, revela sua paixão pela cidade Italiana, e fala sobre a sua 26ª participação no evento.

Em sua passagem por Milão, o arquiteto fala sobre a bagagem que a semana de design trás para sua vida profissional. A sofisticação e a tecnologia de ponta, que estão presentes nesse grande evento.
“A inspiração vem da elegância que a cidade italiana transborda na arquitetura” declara Shehtman. Dando um toque pessoal, Leo Shehtman comenta seus locais preferidos na comune Di Milano, dando dicas para quem deseja estar em ambientes que vão do sofisticado ao cult. Discreto e elegante, Leo Shehtman chama atenção com seu estilo clean da grife Armani.

Em um bate papo descontraído, o arquiteto comenta suas experiências e percepções na arquitetura:

Itália em Português – O que você espera dessa 56ª edição de Milão?

Léo Shehtman – Aprendi a conhecer o Salão de Milão com o Hangar Creo, que foi grande mestre de todos nós profissionais. Cada ano é um aprendizado e sem dúvida, todos os anos as novidades são grandes e tornam a nossa bagagem cada vez melhor para podermos apresentar inovações aos clientes.

Itália em Português – Quais foram as principais inovações do mercado que te chamaram atenção nesses últimos anos? 

Léo Shehtman – Para mim, a primeira mudança é no comportamento das pessoas, que passaram a entender e valorizar o trabalho do de designer, que há 20 anos atrás era uma palavra totalmente desconhecida. Hoje, ela faz parte do nosso cotidiano, e o que me chama mais atenção é que conseguimos  linkar a tecnologia com design e praticidade.

Itália em Português – O que a cidade de Milão representa para você?

Léo Shehtman – Difícil de descrever! Essa cidade é como se fosse minha casa, eu venho à Milão umas três ou quatro vezes ao ano, fora que tenho muitos amigos queridos por aqui.

Itália em Português – Você já fez algum projeto inspirado na arquitetura de Milão? Como foi?

Léo Shehtman  Eu não sei se especificamente já fiz um projeto inspirado na arquitetura da cidade. Mas acho que todo o projeto que nós fazemos tem sempre inspiração através das coisas que conhecemos. Então talvez a cidade já tenha contribuído para algum projeto meu indiretamente e tudo o que eu vejo e observo sempre me acrescenta.

Itália em Português – Dentre muitas opções que Milão oferece, quais os lugares que você indicaria, para quem vem à cidade pela primeira vez?

Léo Shehtman  Não se pode deixar de passar na Terrazza Duomo 21, que é um lugar singelo, mas com uma vista maravilhosa. Além disso, andar por Brera, principalmente em um domingo, caminhar pela Monte Napoleone para ficarmos atualizados de tudo que está acontecendo. Cada rua é uma novidade e uma fonte de inspiração.

Itália em Português – Quais restaurantes fazem parte do seu roteiro?

Léo Shehtman  Gosto muito do Berton, Atlas Foyer e Giacomo. O Berton gosto por causa da comida. Eles tem um chef super renomado e os pratos são muito exclusivos. Atlas Foyer é por causa do ambiente incrível, muito bom e com uma música bacana. Já o Giacomo, gosto por ser uma comida bem italiana mesmo.

Itália em Português – Lugares para sair à noite, o que você indicaria?

Léo Shehtman  Para quem gosta de algo mais comportado é o Armani, para quem gosta de uma balada mais “pesada” eu recomendo Magazine Generale.

Itália em Português – O que você gosta de fazer em Milão?

Léo Shehtman  Eu gosto de tomar ginseng. Ginseng é uma planta cultivada no oriente que também é usada no café. O único lugar que eu conheço que tem é em Milão.

Itália em Português –  Qual é seu o projeto mais recente?

Léo Shehtman – Todos os trabalhos que realizo me dão orgulho, a cada projeto acredito que é um momento único e de dedicação. Para mim, todos são marcantes. No momento, um trabalho que tem me marcado bastante é o Museu da Criança, que na verdade é o Museu da Imaginação que eu fiz em São Paulo. Ele reúne uma série de coisas que me deixam feliz, é um projeto bacana,  um grande  desafio. Vale a pena conferir.

Itália em Português – Você trabalhou com diversas celebridades, quais os projetos você gostaria de destacar e de quem?

Léo Shehtman – Para mim, todo cliente é uma celebridade, todos são especiais  em seus  momentos. Trabalhei muito anos com a Claudia Raia e o Edson Celulari.

Léo ainda fez um roteiro gastronômico, visitando os melhores points da cidade. Para ele, a gastronomia se aproxima da arte assim como um designer que cria uma joia, uma verdadeira obra prima.

 

Shehtman almoça um menu especial com o chefe Andrea Berton do Restaurante Berton, um lugar que já frequenta, e ainda recebeu o livro de autoria do chef de presente. www.ristoranteberton.com/it/

Shehtman almoça um menu especial com o chefe Andrea Berton do Restaurante Berton, um lugar que já frequenta, e ainda recebeu o livro de autoria do chef de presente.
www.ristoranteberton.com/it/

A diretora do Italiá em Português Denise Brito, organizou o encontro entre o renomado Chef e Leo Shehtman,que foi presenteado com livro do Chef Andrea Berton.

A diretora do Italiá em Português Denise Brito, organizou o encontro entre o renomado Chef e Leo Shehtman,que foi presenteado com livro do Chef Andrea Berton.

 

A Estante do restaurante, local onde o Chef Andrea Berton expõe todos seus livros de sua autoria.

A Estante do restaurante, local onde o Chef Andrea Berton expõe todos seus livros de sua autoria.

Além do roteiro gastronômico, Leo foi ao museu Armani, no qual o designer ressalta que o Armani é um grande arquiteto.

Leo também foi recebido pelo chef do Restaurante Ratanà, embaixador Del Gusto Italian Food, Cesare Battisti, que faz questão de usar seus ingredientes naturais e orgânicos em suas receitas deliciosas, com  produtos frescos, vindos  especialmente de uma zona agrícola do sul da Lombardia.

Leo também foi recebido pelo chef do Restaurante Ratanà, embaixador Del Gusto Italian Food, Cesare Battisti, que faz questão de usar seus ingredientes naturais e orgânicos em suas receitas deliciosas, com produtos frescos, vindos especialmente de uma zona agrícola do sul da Lombardia.

 

O prato degustado por eles foi: Milanese stylo risoto, Trout tartare, orange and safferon mayonnaise, fish roe and his crisp skin. https://www.ratana.it/

O prato degustado por eles foi: Milanese stylo risoto, Trout tartare, orange and safferon mayonnaise, fish roe and his crisp skin. https://www.ratana.it/

O peixe, e frutos do mar são criados em água doce. Battisti faz questão de tornar a sua cozinha um ambiente rústico que remeta o cliente a ideia de estar em casa. Além do sabor que vem da fazenda.

 

Quer acompanhar o Léo Shehtman?

http://leoshehtman.com.br/

https://www.instagram.com/leoshehtman/

 

Acompanhe também o Itália em Português nas redes sociais:

https://www.instagram.com/italiaemportugues/

https://www.facebook.com/italiaemportugues/

Plaenge