Menu Principal
luiz principal

Luiz Paulo Andrade tem encontro exclusivo com Itália em Português

luiz principal

 Luiz Paulo Andrade, conceituado arquiteto paulista, revela a Denise Brito, diretora do Itália em Português,  sua paixão pela designer italiana Paola Lenti. Ele personalizou seu roteiro e nos levou a um breve passeio pela cidade para conferirmos  as novidades em arquitetura e design durante esta edição do “Fuori Salone 2017

Em sua visita pela capital milanese visitamos o show room de Paola Lenti que intitulou a monstra Accordi e tambèm a Fondazione Prada, um local que tem uma arquitetura que nasceu a serviço da arte.

Na opinião de Luiz Paulo, a característica dos trabalhos de Paola Lenti é trazer uma riqueza de tonalidades e texturas com uma pegada bem moderna de cores. Esse ano, o diferencial da designer italiana foi apresentar uma rica gama de cores únicas, confirmando linhas que passam do vintage ao arrojado e sofisticado.

“Outro lugar que não poderia deixar de ser visitado é a Fondazione Prada. Escolhi  este  lugar para ser  o inicio da nossa viagem ao design. Nesse lugar, vejo a influência da minha profissão como arquiteto, local emblemático da cultura italiana, de muita inteligência, perspicácia e amor pela cidade” declara Luiz Paulo.

Luiz Paulo Andrade e Denise Brito

Luiz Paulo Andrade e Denise Brito

 

2

Os espaços abertos da Fondazione Prada, como os pátios e o bar Luce de Wes Anderson são acessíveis ao publico independente das visitas o interno do museu, fazendo do lugar um novo ponto de encontro para os milaneses. Segundo Luiz  Paulo  a marca Prada,  reflete a  moda presente na arquitetura, isso é Milão, onde tudo interage: culinária, design e arquitetura.

 

O Arquiteto nas escadas da Fondazione Prada.

O Arquiteto nas escadas da Fondazione Prada.

Tudo aqui respira  arquitetura: atè o banheiro è no estilo minimal com materiais industriais como grelhas de aço e neon.

Tudo aqui respira arquitetura: atè o banheiro è no estilo minimal com materiais industriais como grelhas de aço e neon.

 

Confira a entrevista:

Itália em Português – Qual a importância de Milão e a influência da arquitetura da cidade em seus trabalhos?

Luiz Paulo Andrade – Milão, de certa forma, incentiva o meu trabalho como arquiteto e designer. O que se tem de mais bonito aqui é a cultura do design. Isso é muito evidente na cultura, na cidade e nas pessoas.

Itália em Português – Qual é a importância do Salão do Móvel em sua carreira?

Luiz Paulo Andrade – Nesse período do Salão do Móvel de Milão, tornou – se a semana do corre corre, no qual acontece reuniões gigantesca de profissionais do mundo inteiro e das mais diferentes áreas. Desde companhias de mobiliário até a grandes instalações e mostras paralelas ao Salão .  De certa forma, nos impulsiona a vir, criar e utilizar, criando pontos de convergências de tudo aquilo que a gente está vendo. O Que é novo, que é trend e que pode se transformar em uma linguagem, uma mudança, uma ruptura.

Itália em português – É possível aplicar em nossa cultura e em nossa sociedade o mesmo design que vemos na Itália?

Luiz Paulo Andrade – Procuro entender o que está convergindo, para começar a pensar se esse é o caminho a seguir. É muito legal essa grande influência de Milão, o amor pela cidade e a cultura do design que é muito evidente aqui.

Itália em português – O encontro com outros profissionais também deve ser muito proveitoso para um intercâmbio de ideias, certo?

Luiz Paulo Andrade – Sim! É uma oportunidade de encontrar colegas do Brasil e do mundo. Toda a comunidade se encontra aqui, conhecer profissionais de outros países, trocar cultura, projetos e experiências, é muito gostoso e gratificante, de modo que isso acontece formal e informal.

Itália em português – Você acha que a Milão, especialmente nessa época, respira a arquitetura?

Luiz Paulo Andrade – Sem dúvida! Às vezes você entra num restaurante e tem uma mostra ou uma instalação de um artista ou de um design. Isso exerce uma grande influência no meu trabalho.

Itália em português – Você comentou que gosta muito dos trabalhos da marca Paola Landi. O que vem à sua cabeça ao pensar nela?

Luiz Paulo Andrade -Pela minha ótica, pensar na marca Paola Landi é pensar em delicadeza, em cor e conforto. Acho que são três grandes características do trabalho dessa marca. Você tem a presença exuberante da cor no trabalho deles. Uma curiosidade é que eles estão sempre expondo as paletas de cores. Esse ano, o primeiro espaço deles era justamente expondo a paleta de cores com as quais eles trabalham a coleção deles. E é uma paleta de cores imensa! Acho que nenhuma marca tem esse poder, essa quantidade de cores variadas. A presença do universo feminino na marca é muito grande.

5

 

Itália em português – Qual é o diferencial da marca para você?

Luiz Paulo Andrade – Cores que saem do óbvio, que saem do ambiente e que são escolhidas à dedo. Grupo de cores pensados e organizados em prol de um resultado em toda a coleção.

6

 

Itália em português –   Havia disponibilidade desse acervo para o cliente?

Luiz Paulo Andrade – Logo abaixo das paletas, vinha a exposição de tapetes, que era absolutamente espetacular! Eles mostram os tapetes que já estavam disponíveis para nós arquitetos de interiores e arquitetos, mas já com uma nova visão de cores, com novas combinações. Isso já é uma apresentação muito bonita. Em seguida, a gente tem acesso ao pavilhão onde ficam os móveis, a coleção aumentou muito, a família de mobiliário esta grande, com grandes sofás grandes, divãs, grandes poltronas.

7

Itália em português – Para quem nunca conferiu a exposição, o que esse profissional poderá encontrar nos próximos anos?

Luiz Paulo Andrade – Tecidos fantásticos, tecidos gostosos, texturas delicadas e muito mais.

Itália em português – Algum móvel em especial te chamou atenção?

Luiz Paulo Andrade – Sim! Eu daria um destaque especial para duas peças que eu não conhecia. São duas mesas, uma vermelha (Mesa kanji) e uma mesa em ladrilho que me impressionou bastante.

8

Itália em português – Os móveis de exteriores da marca também são fabulosos. Alguma novidade este ano?

Luiz Paulo Andrade – Este ano, os móveis de exteriores também estão belíssimos! Tudo feito com altíssima qualidade. A exposição tinha um clima de muita planta, muita paisagem. Tudo para caracterizar o conforto, a delicadeza da presença da natureza, que são características da marca Paula Allende. De tudo que eu vi, a marca se destaca e se coloca entre as mais impressionantes.

Itália em português – O que você acha que leva tantos profissionais irem a Milão todos os anos ? 

Luiz Paulo Andrade – Acho que a paixão pela arquitetura é o que move toda essa decorrência, essa paixão pelo design de mobiliário e interiores, que é a grande parte do meu trabalho. Uma coisa é muito ligado a outra.

Continue nos acompanhando na íntegra em nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/italiaemportugues/

https://www.instagram.com/italiaemportugues/

Plaenge