Menu Principal

Mini pimentões são novidade na alta gastronomia

O mercado da gastronomia brasileira está aquecido, e com isso a horticultura ganha uma oportunidade única para inovar e oferecer novidades. Os produtos diferenciados se destacam tanto pelo sabor, quanto pela textura e formato do alimento.

A Isla Sementes, uma das maiores empresas do setor no Brasil, investe em novidades contribuindo para o fortalecimento da tendência de consumo de mini-hortaliças. Esse é o caso dos recém-lançados mini pimentões: Kaiki (coloração amarela), Kalani (coloração vermelha) e Akamu (coloração alaranjada), que possuem um toque adocicado, têm textura firme e crocante e permitem que sejam consumidos in natura, como lanche ou aperitivos, e também no preparo de pratos.

Segundo Claudio Nunes, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Isla, o mercado gastronômico demonstra alto interesse por produtos de fácil preparo. “O sabor diferenciado é apreciado pela alta gastronomia e chega ao mercado para fazer parte de um grupo seleto de hortaliças de grande valor agregado”, fala Claudio.

E para quem quer aprender como usar os mini pimentões, o renomado chef gaúcho Marcelo Schambeck, proprietário do restaurante Del Barbiere, ensina uma receita de Salada de lentilha e nozes com Creme de pimentão.

O prato, que serve até 4 pessoas, leva lentinha, nozes, cebola, hortelã, e claro, os três tipos de mini pimentões, além de outros insumos. Veja a receita abaixo e aprenda como fazer.

Salada de lentilha e nozes com creme de pimentão

Receita para 4 pessoas

Ingredientes:

– 200g de lentilha

– 50g de nozes

– 1/4 de maço de hortelã fresca

– 5 cebolas minis

– 2 pimentões vermelhos

– 2 pimentões laranjas

– 6 pimentões amarelos

– suco de 1 limão

– 50ml de vinagre de maça

– sal e pimenta do reino

– azeite

 

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 200ºC, coloque os pimentões amarelos numa forma e leve ao forno por 10 minutos. Retire e abafe com um papel filme. Dica: este processo é para ajudar a soltar a casca. Descasque e retire as sementes, ponha num liquidificador junto com um fio de azeite e o suco de limão. Bata até formar um creme liso. Ajuste o sabor com sal e pimenta do reino.

Cozinhe a lentilha em água fervente com uma pitada de sal. Retire quando estiver “al dente” escorra e reserve. Pique a hortelã, corte os pimentões laranjas e vermelhos em pequenos cubos e reserve. Descasque as cebolas e corte ao meio. Em uma frigideira, toste o lado cortado da cebola.

Tempere a lentinha com azeite e vinagre, uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture a hortelã, as nozes quebradas e o pimentão.

Sirva o creme e por cima a salada. Finalize com as cebolas e algumas folhas de hortelã.

 

Fonte: Hochmuller

Plaenge