Menu Principal
monteriggioni-1

Monteriggioni, uma preciosidade medieval – Por Itália Em Português

monteriggioni-1

Monteriggioni, uma preciosidade medieval

Hoje nossa matéria é traz um lugar que é impossível não contar a história.

É andando pelas estradas da Toscana, a apenas alguns quilômetros de Siena, que de longe se pode avistar um castelo de forma elíptica (suas torres parecem formar uma espécie de coroa). É a pequenina cidade de Monteriggioni. Na verdade, o burgo medieval se resume ao castelo mesmo. De tão pequeno pode ser percorrido a pé do portão de entrada até o de saída em minutos. Percorso-Mura-monteriggioni-toscana-sabores-italia-1024x682

O lugarejo surge de repente em uma curva da estrada com muros ainda bem preservados. A construção se deu no início do século XIII e se transformou num posto militar para defender as fronteiras do norte de Siena contra as invasões florentinas. O incrível mesmo é notar que ainda hoje a cidade se mantém praticamente intacta, com a mesma estrutura da época em que foi construída.

O lugar possui apenas duas portas, uma de entrada e outra da saída. Ao entrar pela porta principal, lá está a Piazza Roma, a praça principal da cidadezinha. Ao seu entorno há casas com estilo renascentista, que foram habitadas por nobres locais e comerciantes ricos.

DSC05565-960x720

Piazza Roma

No meio da praça existe um poço. Reza a lenda que no fim desse poço existe um caminho que leva diretamente a Siena por onde era possível fugir em caso de invasão no castelo. Além da praça, há também a igreja de Santa Maria Assunta, construída entre 1213 e 1235.Com um estilo romano e gótico, possui uma fachada policromática. Sua torre e seu sino que foram construídos no século XVIII.

DSC05601-1024x699

Monteriggioni é um dos “borgos” mais visitados e conhecidos da Itália. Por lá já passaram alguns visitantes ilustres, como Ted Kennedy e Tony Blair. Por fazer parte da obra literária de Dante, a “Divina Commedia”, nas quais suas muralhas feitas com grandes blocos de pedra e suas 14 torres foram imortalizadas por Dante, como alegoria ao abismo mais profundo do mundo, em Inferno:

sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado

IMG_0224 Curiosidade:

Monteriggione durante o verão se torna  cenário perfeito de  uma festa  medieval , animadas por personagens em trajes históricos, contadores de histórias, músicos itinerantes, lançadores de bandeira e muitos outros simplesmente interessados em voltar atrás no tempo

O mais interessante e mais divertido aspecto dessas festas está na participação dos seus cidadãos, que organizam, se vestem e depois são encarregados de apresentar um aspecto da vida medieval.  no calendário deste ano ainda  não esta disponibilizado a data sempre acontece em julho.
festival-medieval-de-Monteriggione-1024x682

Distâncias de Monteriggioni para outras cidades da Toscana:
  • Florença (56 km)
  • Siena (27 km)
  • San Gimignano (26 km)
  • Arezzo (90 km)
  • Cortona (89 km)
  • Montepulciano (80 km)
  • Montalcino (59 km)
  • Pienza (87 km)

Ainda hoje, a cidade se mantém praticamente com a mesma estrutura da época em que foi construída. Atualmente é habitada por pouco mais de 40 pessoas e possui somente um hotel, que é bem concorrido por ser o único efetivamente dentro do castelo.

Quer conhecer essa jóia que é parada obrigatória? Mande um email para: italiaemportugues@gmail.com 

Plaenge