Menu Principal

Turismo religioso é o tema do novo roteiro da SPTuris que será lançado na ABAV

A fundação da cidade de São Paulo se deu com a primeira missa realizada por padres jesuítas no Pateo do Collegio, em 25 de janeiro de 1554. A partir de então, a história da pequena vila que se tornaria a metrópole de hoje receberia influência de diversos outros povos do mundo todo e, consequentemente, de seus costumes e tradições religiosas.

É nesse contexto que a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo) lança mais um roteiro temático, “Fé e Espiritualidade”, durante a feira ABAV Expo, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte.

Com objetivo de reunir atrativos de relevância histórica, arquitetônica e cultural relacionados às diversas formas de manifestação de fé, o conteúdo está dividido em partes que reúnem: templos sagrados (igrejas, capelas e locais de culto ou oração), museus e centros culturais, cemitérios, ruas de comércio de artigos religiosos e festas e eventos ligados ao tema.

Da forte influência católica e cristã, passando pelas religiões afro-brasileiras, o judaísmo, islamismo, até linhas messiânicas, budistas e outras crenças, São Paulo possui dezenas de atrativos para quem busca a fé. Assim, turistas e moradores interessados podem conhecer e visitar locais relacionados à religiosidade, com enfoque turístico-cultural apresentado no roteiro.

Entre os destaques podem ser citados pontos turísticos tradicionais como a Catedral da Sé, o Solo Sagrado de Guarapiranga, o Mosteiro São Bento, o Museu de Arte Sacra, o Cemitério da Consolação e o próprio Pateo do Collegio. Além disso, há atrativos menos conhecidos tais como o Templo Hare Krishna Vrinda São Paulo e o Santuário Mãe de Deus (Theotókos), e mais recentes como o Templo de Salomão.

Fonte: SPTuris

Plaenge