Menu Principal

Vamos para Emilia Romagna? por Itália em Português

Localizada no norte da Itália, a região da Emilia Romagna marca a fronteira entre o norte e o centro do país. É uma das áreas mais ricas com cidades históricas, terrenos agrícolas férteis, próspera indústria e um sistema de serviço moderno e eficiente para o cidadão. Pouco conhecida entre os brasileiros, vale a pena visitar um lugar tão rico e tranquilo. Entre os principais destinos estão Bolonha, Modena e Parma, sem esquecer lugares como Ravena, Ferrara, Maranello, Faença e Placência – dedique um ou dois dias em cada uma deles e voltará para o Brasil com uma experiência incrível.

Vamos contar para você e aguçar seu desejo para alguns lugares da região, confira:

Bologna

É praticamente obrigatório para nós do Itália em Português começar pela capital da região de Emília-Romagna.

Localizada na Planície Padana, perto da Cordilheira dos Apeninos. Ela é uma cidade antiga, que proporciona uma  experiência que te transporta à história do lugar – tanto que um dos seus apelidos é “a Erudita”. Isso graças à sua Universidade, que é umas das mais antigas do mundo. A parte mais característica de Bologna é o centro histórico, onde estão os monumentos mais interessantes da cidade, como a Fonte de Netuno e o Palácio do Rei Enzio (cuja construção é de 1200), há também a praça Grande, onde está localizada a Basílica de São Petrônio, padroeiro da cidade.

Bologna

Parma

Parma é tão pequenina que dá para ser explorada e vista em apenas um dia. Os lugares a serem visitados envolvem muita história. Como um exemplo, a Catedral, uma linda construção em estilo românico, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, tem a cúpula toda decorada com afrescos de Correggio. Ainda na Praça Duomo estão o Palácio Episcopal e o Batistério  Ao passar por Parma, você não pode deixar de fazer uma homenagem à música lírica, com o Teatro Régio e o monumento dedicado ao compositor de ópera Giuseppe Verdi . Passeie pela região central e histórica, onde estão a Piazza Garibaldi, a Piazza Duomo, a Piazza della Pace e o Parco Ducale.

Palácio Episcopal

Módena

Módena é famosa por sua boa culinária, boa música, além de ser uma cidade graciosa da Emilia Romagna, repleta de monumentos para conhecer e visitar. O centro da cidade é uma praça enorme onde ficam a Catedral (do século XI) e a Torre do Sino (conhecida como Ghirlandina) – monumentos pelos quais os próprios habitantes têm um carinho muito grande. Pode-se também visitar a igreja de Santo Agostinho, Palácio dos Museus, que abriga a Galeria Estense e a Biblioteca Estense, e muito mais. Módena é um lugar incrível a ser desbravado.

Torre de Ghirlandina

Maranello

Conhecida como a cidade dos motores, “Motor Valley”, é inevitável que se faça uma visita à casa da Ferrari em Maranello. No centro de Maranello é possível admirar o Mosaico da Praça da Liberdade, feito há poucos anos atrás em 2000, com a réplica do brasão do município.

Ainda no centro da cidade, podemos ver o Monumento dedicado a Enzo Ferrari, produzido pelo escultor Marino Quartieri. Se formos para a Galeria do Vento (onde eles testam os carros sobre um tapete móvel, sincronizado com a velocidade do vento), podemos ver também o Monumento do Cavalo Empinado (que representa o símbolo da Ferrari), cuja escultura é feita em bronze.

Ferrara

Ferrara é uma linda arte-cidade repleta de obras-primas da era bizantina e renascentista. Ela é parada obrigatória para visitar pelo menos uma vez na vida, pois é uma das mais importantes do Renascimento italiano. Caminhando pelas ruas do centro histórico, encontramos em cada esquina verdadeiras maravilhas, como o Palácio Público e o Castelo Estense. Além de pontos como a Catedral de São Jorge, o Castelo de São Miguel, o Palácio Schifanoia e todo o centro histórico.

Castello Estense

 

E aí, vamos para essa região incrível da Itália? Montamos para você um roteiro personalizado.

Mande um email para italiameportuguês@gmail.com

Plaenge