Vistas panorâmicas pelo mundo: destinos para voar de balão

234726_439044_canyon_point__eua_

Quando o primeiro voo de balão tripulado aconteceu na França, em 1783, poucas pessoas imaginavam que no futuro seria possível conhecer cartões postais do mundo a bordo de modernos balões. Hoje, o roteiro mais famoso com essa característica é o da Capadócia, na Turquia, mas a Teresa Perez Tours prova que existem muitas possibilidades igualmente interessantes espalhadas pelo mundo: na Europa, África, América, Ásia e até no Ártico. Especializada em roteiros personalizados, a agência traz uma lista com dez destinos fantásticos para fazer esse tipo de passeio:

1 – Capadócia, Turquia
Com dezenas de empresas especializadas em oferecer o passeio, a região vem atraindo milhões de turistas desde os anos 90 com voos que acontecem ao nascer do sol e que mostram sua paisagem única, resultado da ação de forças naturais ao longo de milhões de anos. A cordilheira e os vales ganham características ainda mais interessantes com suas casas esculpidas nas pedras e vilarejos antigos.

2 – Vale do Loire, França 
Com direito a champanhe e vistas para o pôr do sol, os roteiros de balão pelo Vale do Loire proporcionam uma visão privilegiada dos enormes castelos da região e de todo seu charme e riqueza histórica. O trajeto ainda inclui o rio Loire, um dos maiores da França, longos campos verdes e alguns vilarejos.

3 – Sossusvlei, Namíbia 
Localizada ao sul do deserto da Namíbia, Sossusvlei é uma região repleta de dunas vermelhas que estão entre as mais altas do mundo, com animais selvagens e paisagens únicas. Esse voo de balão mostra todos os destaques com a emoção de se estar a 600 metros de altura. Entre os trechos mais bonitos do percurso estão a antiga floresta de árvores petrificadas Dead Pan e a observação das manadas de animais como gazelas, avestruzes e zebras.

4 – Masai Mara, Quênia
No Quênia, a riqueza da fauna também fica ainda mais visível a bordo de um balão. Com 1,5 mil quilômetros quadrados, a área do Reserva Nacional de Masai Mara abriga gnus, leões e girafas e diversas outras espécies. A visão panorâmica da savana ainda revela o povo masai, com suas antigas tradições e inesquecíveis trajes coloridos. Ali, a visão mais incrível é sobre um dos mais impressionantes fenômenos da natureza: a grande migração de animais, em que 1,3 milhão de animais saídos da Tanzânia atravessam o Masai Mara em busca de água e pastagem fresca.

5 – Ártico, Arctic Kingdom 234726_439050_masai_mara__que__770_nia
As baleias migratórias são apenas alguns personagens da experiência surpreendente que é voar em pleno Ártico. A região polar é percorrida em todo seu silêncio e vastidão, revelando icebergs, focas e também os temidos ursos-polares.

6 – Canyon Point, EUA 
Nos Estados Unidos, em Canyon Point, os voos proporcionam vistas inéditas das formações rochosas que fazem a fama da região. Localizado no sul de Utah perto da fronteira do Arizona, o destino é cercado pelo Grand Canyon, Monument Valley, Grand Staircase – Escalante e Bryce e Zion National Parks, que revelam cenários de tirar o fôlego.

7 – Kruger Park, África do Sul 
O gigantesco Kruger Park pode ser observado mais amplamente nos passeios de balão. O parque que abriga os lendários big five – leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo – entre muitos outros, oferece voos que acontecem ao nascer do dia.

8 – Bagan, Myanmar 
Bagan é uma a cidade sagrada de Myanmar e está localizada na região central do país asiático. A melhor forma de explorar sua vasta planície, onde cerca de 4 mil templos budistas dominam o horizonte, é de balão. Quem opta pelo passeio, contempla a harmônica combinação entre natureza e espiritualidade. 

9 – Gstaad, Suíça 
Os imponentes Alpes suíços podem ser explorados de perto em um voo deslumbrante. Os passeios são oferecidos durante os meses de primavera e verão, quando as temperaturas estão mais agradáveis. O visual panorâmico inclui florestas, lagos e picos cobertos por neves eternas.

10 – Teotihuacan, México 
Localizada a aproximadamente 50 km da Cidade do México, Teotihuacan é uma antiga cidade pré-colombiana, fundada por volta de 100 a.C. Conhecida por suas pirâmides maias, ela oferece passeios de balão para que as construções sejam apreciadas de um ângulo privilegiado.