Bacalhau ao Forno é a dica do Cozinhando para o Jeff de hoje

A chef Soraia Barros que comanda o restaurante Cozinha  Modo, localizado na cidade de São Paulo. Soraia Barros não cresceu ajudando as avós a cozinharem. No entanto, a culinária das duas se faz presente em sua vida. Da avó Ângela, napolitana, há a máquina de massas que enfeita o salão e a receita incontornável do menu – o nhoque levinho, com muita batata e pouca farinha. Já da avó Lindinha, o bolo de coco molhadinho e a torta de limão. Memórias como essas permeiam o Cozinha Modo, primeiro voo solo da chef. Ali, tudo converge em um cardápio descomplicado, com entradas sazonais, principais de resistência, massas de artesã, produtos versáteis e docinhos, disponíveis entre terça e sábado por delivery (via Apptite, Goomer e Rappi) ou retirada no espaço arejado da Vila Nova Conceição, aberto presencialmente apenas para os almoços de sábado. Cozinha Modo evoca simplicidade e cuidado. Garrafas de vidro colecionadas ao longo da vida, molduras e espelhos espalhados pelos ambientes, quintal florido, pratos recorrentemente caldosos, receitas sem frufru, para quem come ou não come carne, lactose, açúcar e glúten, cadeiras confortáveis e mesas que dispensam o uso de toalhas reforçam tal rumo. Cozinha Modo Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 69 – Vila Nova Conceição – SP – Tel.: (11) 97204-8547

 Bacalhau ao Forno
Ingredientes

– 1 kg Bacalhau Gadus Morhua dessalgado (posta)
– 300g de Batata Doce
– 300g de Batata Asterix
– 600g de Tomate Italiano
– 200g Brócolis Ninja
– 300g Cebola
– 12 unidades de Azeitonas Pretas
– 250 ml de Azeite de Oliva extra Virgem (aproximadamente)
– Sal – quantidade suficiente

Modo de preparo

Descascar as batatas e cortar em tamanhos uniformes (aproximadamente 4cm de comprimento). Levar para cozinhar em panela apropriada com água suficiente (3 dedos acima das batatas). Tampar. Quando ferver, destampar, baixar o fogo e acrescentar 2 colheres de sopa de sal (rasa). Cozinhar até que elas estejam ‘ao toque do garfo’, aproximadamente 10 minutos após a fervura. Escorrer e reservar em um prato com um fio de azeite para envolvê-las.
Cortar os tomates ao meio e temperar: sal, açúcar cristal, tomilho e azeite. Se desejar, coloque uma lâmina de alho sobre eles também. Cobrir com filme plástico em contato e reservar por 30 minutos. Dispor os tomates em uma assadeira e assar por 20 minutos em forno pré-aquecido a 200/ 230C, até que eles estejam ligeiramente dourados. Quando esfriar, retirar a pele, o tomilho e o alho. Reservar.

Cortar os brócolis em floretes de tamanho padrão. Em uma panela com água fervente e salgada, branquear (cozimento, por 2 minutos, seguido de choque térmico em água e gelo). Reservar.
Cortar a cebola em julienne. Em uma frigideira antiaderente, aquecer brevemente, adicionar a gordura de sua preferência (azeite ou óleo) e em seguida a julienne de cebola. Acrescentar três pitadas de sal neste momento, a fim de ajudar a soltar o suco da cebola. Deixe-a dourar um pouco. Acrescente água potável aos poucos e vai limpando a frigideira até ela estar com coloração caramelizada e cozimento um ponto a mais que ‘al dente’. Reservar.
Retirar o caroço das azeitonas e cortar em brunoise bem pequena, até formar quase uma pasta. Colocar em um bowl e acrescentar Azeite de oliva Extra Virgem, para envolver e cobrir. Reservar.
Cortar o bacalhau em duas postas, retirando o espinho central. Aquecer bem uma frigideira de tamanho apropriado, acrescentar o azeite até cobrir o fundo, deixar aquecer bem. Dispor os pedaços de bacalhau começando pelo lado da pele. Com a ajuda de uma espátula, virar os pedaços de bacalhau, acrescentar mais azeite se necessário, até dourar (mais ou menos 3 minutos de cada lado). Retirar e quando estiver morno, remover a pele, algum outro espinho das laterais e seguir para a montagem.

Montagem

. Em uma forma refratária disponha de forma harmônica os ingredientes: batatas, tomate assado, brócolis, postas de bacalhau. Espalhe a cebola caramelizada sobre eles. Regue com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido 200/230C.
. Deixe cozinhar por 20 minutos.

. Retire o alumínio, regue com a tapenade de azeitonas pretas e sirva em seguida. Fotos: Katiuska Salles

… Bom dia! “Ser Simples é o que te faz grande!”

… Trocaram idade ontem: Denise  Dermirdijan, Paulo Manzolin, Margareth Marques, Célia Curto, Isabella de Mattos,, Cris  Medeiros e Keila Carriço. Happy Birthday!

… Trocam de idade hoje: Antônio João Hugo Rodrigues, Marly Brandão, Tânia Alzira  Scandola, Alessandra Delfini, Laura Agostinho, Adriana Luz e Paula Gobbo. Happy birthday!

…  Mundialmente conhecida como autora do best-seller “A Parisiense” e como musa de uma geração de modelos francesas, Ines de la Fressange abre no primeiro piso do CJ Shops Jardins, em São Paulo, a primeira loja internacional da marca que leva seu nome. Além de lojas próprias na França, ela tem pontos de venda nos EUA, na Itália, na Espanha, no Japão e na Alemanha.

Ines de la Fressange / foto Alessandra d’Urso

“Minha marca é amigável, ela busca auxiliar e encontrar soluções para o guarda-roupa feminino. Queremos oferecer honestidade no estilo, na qualidade e no preço”, explica Ines. “Gostamos de levar alegria, de acompanhar as tendências, mas sem nos tornar ‘fashion victims’”, conclui ela.

Foto Benoit Peverelli

… Essas ideias se materializam nas araras da loja, que apresentam um mix versátil de peças charmosas e elegantes para o dia a dia. Além dos clássicos da marca, como as camisas de seda, as calças estilo “flare” e os blazeres de linho, há muitos jeans e moletons, bolsas e acessórios em couro, além de peças de alfaiataria para diversas ocasiões.

… “Minhas roupas são para mulheres que se mantém curiosas, que desejam preservar seu estilo próprio ao mesmo tempo em que se mostram abertas a experimentar algumas mudanças”, conclui Ines, que foi modelo favorita de Karl Lagerfeld e é conhecida pelo seu estilo naturalmente chic.

Foto Manu Oristanio