Chef Melchior Neto ensina receita de ragu de filé mignon no Cozinhando para o Jeff deste sábado

Sem imaginação na cozinha? No Cozinhando para o Jeff deste sábado aprenda a preparar um ragu que pode ser usado como molho para massa, polenta, acompanhando batatas e até no pão como sanduíche. Ragu é uma das receitas mais versáteis que existem e que pode ser feita com linguiça, vários cortes de carne vermelha, porco e cordeiro. Hoje, o chef Melchior Neto ensina o passo a passo usando o filé mignon!

Ragu de filé mignon

Por Chef Melchior Neto

INGREDIENTES

500g de filé mignon em cubos

½ cebola roxa

2 dentes de alho picado

2 folhas de louro

1 pedaço pequeno de salsão

1 cenoura grande picada em cubinhos

2 colheres de sopa de azeite

200 ml vinho tinto seco

6 tomates rasteiros

Salsa a gosto

1 limão siciliano

Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO: 

Tempere o mignon com sal e pimenta. Em uma panela, aqueça o azeite e sele o filé de todos os lados até que fiquem bem dourados. Junte a ½ cebola sem picar, alho, cenoura, salsão (pedaço) e refogue.

Coloque o tomate sem pele e sem semente, o vinho, um pouco de sal, a folha de louro e tampe. Cozinhe em fogo baixo até reduzir, remova a cebola e o salsão. Desfie a carne com uma colher e finalize com manteiga. Esse preparo pode ser servido com massa, no pão, com batatas e do jeito que preferir!

Sobre o chef:

O Chef Melchior Neto comanda 3 casas do ABC Paulista: Botequim Carioca, Bistrô 558 e Gema restaurante onde coloca em prática a sua cozinha “confort food”. Em 2008 inaugurou o Botequim Carioca e, no mesmo ano, recebeu o prêmio da revista Veja Comer & Beber. Ao longo de sua trajetória, esteve em Paris onde estudou e aperfeiçoou técnicas da culinária francesa e aplica no Bistrô 558. Em 2018, a inquietude o fez inaugurar o Gema Restaurante onde ele integra todas as suas cozinhas em um ambiente confortável, aconchegante e moderno. Há 4 anos o chef comanda as festas de confraternização da apresentadora Ana Maria Braga, além de participar dos programas Mais Você (Rede Globo), Mulheres (TV Gazeta), Melhor da Tarde (Band) e Cozinha do Bork (Bandeirantes).