O que fazer em Bariloche com crianças

Patinação no gelo, esqui noturno e Museu do Chocolate são algumas das atividades com crianças para as férias de inverno na cidade argentina. Foto: Federico Lubo Millán por Pixabay

Com a chegada do inverno e o desejo quase universal de ver e sentir a neve, Bariloche se consolida como o destino ideal para as férias em família, principalmente para entreter as crianças. De atividades ao ar livre, como patinação no gelo e esqui, a roteiros culturais e gastronômicos, Bariloche encanta visitantes de todas as idades, em qualquer estação. Segundo dados recentes divulgados pela Emprotur, mais de 50% dos turistas internacionais que visitaram a cidade argentina em 2024 foram brasileiros.

Parada obrigatória em Bariloche nesta época do ano, os centros de esqui do destino como Cerro Catedral, Cerro Otto e o Parque Piedras Blancas possuem atividades próprias para crianças. A partir dos três anos, é possível praticar patinação em pistas de gelo, por exemplo. A atração conta com instrutores e equipamentos adequados, que podem ser alugados nos próprios centros. Também é possível fazer aulas de esqui em pistas com diferentes níveis de dificuldade, inclusive para iniciantes.

Parada obrigatória em Bariloche nesta época do ano, os centros de esqui do destino como Cerro Catedral. Foto: Freepik

Outra atração muito procurada pelas crianças é o culipatin, o famoso “esquibunda”, atividade que consiste em deslizar por pistas de neve preparadas, utilizando trenós, proporcionando diversão para todas as idades. Além disso, há o snow tubing, que são descidas com boias infláveis em pistas de até mil metros de comprimento.

Também existem passeios em motos de neve e triciclos. São percursos guiados, com duração de cerca de 30 minutos, pelos bosques cobertos de neve, com paradas em mirantes para apreciar a vista da cidade e do Lago Nahuel Huapi. Essa atração requer o acompanhamento de pais ou responsáveis.

Lago Nahuel Huapi Foto: Claudio Bianchi por Pixabay

Outra experiência que combina esporte e diversão é o Winter Night, que consiste na prática de esqui durante a noite. No passeio, os turistas percorrem pistas iluminadas ou caminham com raquetes de neve pela floresta de lengas e ciprestes, árvores típicas da região.

Diversão além da neve

Em Bariloche também há opções de diversão para crianças além da neve. Uma delas é o Museu do Chocolate, uma atração com tour guiado e exposições que contam a história do doce. E, falando nele, Bariloche é muito conhecida por suas famosas chocolaterias, consideradas as melhores da Argentina.

Ainda no tema das atrações gastronômicas, a Confeitaria Giratória chama a atenção. Localizado a 1.405 metros de altitude, o estabelecimento gira 360º em uma velocidade quase imperceptível, mas que encanta os turistas com a vista panorâmica para o Parque Nacional Nahuel Huapi.

Outro ponto que agrada muito as crianças é o Museu da Patagônia. O local impressiona pela construção imponente e, claro, pelas exposições de história natural e antropologia cultural da região. Para quem gosta de aventura ao ar livre, tirolesa e arborismo estão disponíveis em diversos pontos da cidade, como no Cerro Otto e no Parque Piedras Blancas.