Cozinhando para o Jeff traz a receita de pão integral

A chef funcional Lidiane Barbosa ensina uma receita de pão integral no Cozinhando para o Jeff deste sábado. Confira:

Pão Integral

Ingredientes:

560g de farinha de trigo 100% integral

100g da sobra do leite de coco (parte sólida) ou de farinha de leguminosas

75g de aveia em flocos

10g de açúcar mascavo

10g de fermento seco para pão

8g de sal marinho moído

500ml de caldo de legumes caseiro

25g de semente de mamão

Semente de mamão:

Retirar a semente do mamão. Deixar de molho em água suficiente para cobrir por 1 hora. Despreze a água. Coloque a sementes em uma assadeira e leve a temperatura de 120c por 40 minutos.

Farinha de leguminosas:

Deixe 100g de feijão de molho por 8 horas em água (suficiente para cobrir) com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. No dia seguinte, escorra a água e coloque em uma assadeira. Espalhe bem e leve ao forno 120c para secar por 40 minutos. Triturar no liquidificador e passar em uma peneira.

Modo de preparo:

Em uma batedeira coloque as farinhas, o fermento e o açúcar. Bata em velocidade baixa, para misturar. Acrescente aos poucos o caldo. Coloque 300ml e bata em velocidade média por 8 minutos. Acrescente o sal. A massa precisa estar pegajosa mas, desgrudando das mãos. Acrescente as sementes de mamão e o restante do caldo se necessário e bata por mais 3 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque um fio de azeite e cubra com um pano úmido e deixe descansar 40 minutos. Modele os pães. Serão 4 bolinhas iguais.

A Chef Funcional Lidiane Barbosa:

A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.