Strogothai é a dica do Cozinhando para o Jeff para este feriado

Foto:Wellington Nemeth

A renomada chef Renata Vanzetto que comanda nove bem-sucedidos empreendimentos no Estado de São Paulo traz para o Cozinhando para o Jeff o exótico strogothai com tirinhas de carne, molho cremoso de shitake, arroz e batata doce rústica.

Foto:Wellington Nemeth

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes para a receita:

– 1 xícara e meia (chá) de arroz jasmim

– 1 xícara (chá) de filé mignon em cubos

– 1 xícara e meia (chá) molho shitake

– 1 xícara (chá) Shitake

– 1 batata doce cozida e frita

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– Mix de gergelim preto e branco à gosto

– Cebolete cortadinha à gosto

– Uma colher (sopa) de lâminas de amêndoas

Ingredientes para o arroz:

– 1 xícara de arroz jasmim

– 2 xícaras de água

– Sal a gosto

Modo de preparo: 

Cozinhe o arroz só com água e sal.

Ingredientes para molho shitake:

– 1 litro e meio de creme de leite fresco

– 2 xícaras (chá) de shoyu

Modo de preparo do molho:

Em um bowl, misture bem todos os ingredientes.

Modo de preparo:

Em uma panela ou frigideira quente, sele a carne com uma pequena quantidade de manteiga (uma colher). Corte ao meio o cogumelo shitake e acrescente. Mexa um pouco e em seguida coloque o molho. Deixe esquentar bem. Descasque e corte a batata doce no sentido da sua largura em pedaços de até 1cm. Cozinhe por dez minutos em uma panela com água fervendo. Aqueça uma frigideira e derreta uma colher de manteiga. Frite rapidamente os pedaços de batata já cozidos. Em um prato branco, disponha a carne com o molho e a batata doce por cima. Finalize com mix de gergelim, amêndoas e cebolete. Sirva o arroz à parte.

Sobre Renata Vanzetto

Com 30 anos a incontrolável Renata Vanzetto já tem um rico currículo de realizações.  A sua primeira empreitada acabou de romper a barreira dos 10 anos e, ao longo dessa década, muita coisa mudou na vida de sua criadora. Hoje Renata comanda um grupo que soma nove bem-sucedidos empreendimentos. Além da matriz na praia e duas unidades do Marakuthai em São Paulo (nos Jardins e no Itaim), somam-se a esses dois buffets, o espaço de eventos Casa Marakuthai, dividindo um mesmo imóvel nos Jardins, o bar MeGusta e o restaurante autoral Ema, o caçula Matilda Lanches inaugurado em fevereiro de 2018 e o mais recente negócio, o restaurante Muquifo com receitas de família.

Com um time majoritariamente feminino, Renata conta com as mulheres da família para poder fazer o que mais gosta: cozinhar. A mãe Silvia Camargo, a irmã Luiza Vanzetto, a prima Aline Frey e as tias cuidam da parte burocrática dos negócios para que a chef crie. E a instintiva Renata cria, inventa e idealiza pratos e novos cardápios com uma facilidade que espanta quem acompanha de perto. Pode-se ver esta inquietação no EMA, restaurante qual lhe proporciona maior liberdade para mudanças e nasceu com este propósito, o de oferecer menus diferentes semana a semana. Em paralelo a sua intensa rotina pilotando todas essas cozinhas, ela também participou de três edições do reality show “Cozinheiros em Ação”, exibido pelo canal GNT entre 2013 e 2015, e atualmente no programa “Chef ao pé d`ouvido” também pelo GNT.

Sobre o Marakuthai São Paulo

Restaurante de cozinha contemporânea com uma leve inspiração tailandesa, o Marakuthai nasceu em Ilhabela em 2007. Nos Jardins desde 2009 e no Itaim desde 2015, o restaurante da chef Renata Vanzetto tem conquistado os paulistanos que encontram na casa uma culinária despretensiosa, mas cheia de sabor e com uma delicada apresentação. A decoração das casas, feita por Silvia Camargo, foi guiada por brechós e bazares da capital, com objetos que tem histórias e valor sentimental para a chef. Fazem parte do restaurante também os tecidos que passam o mesmo clima despojado e colorido da matriz em praiana.

Jardins | Alameda Lorena, 1295 – Tel.: 3062-7556 / 3061-1015

Itaim Bibi | R. Pais de Araujo, 77 | Tel.: 3078-3246/3078-3261