O consumo de grãos inteiros reduz o risco de câncer colorretal

O sistema digestivo é uma máquina perfeita para a absorção de nutrientes e a evacuação dos resíduos. Isso permite que nosso organismo obtenha a energia necessária para todas as funções do corpo e das células. Entretanto, também é muito sensível e pode ser afetado por diferentes doenças. Neste sentido o câncer de colón é o terceiro câncer mais comum no mundo segundo o Fundo Mundial de Investigação do Câncer (WCRF, suas siglas em inglês).

O câncer do cólon e do reto, também conhecido como câncer de intestino, se desenvolve no revestimento interno do cólon e do reto chamado “Pólipos”. Pode causar sangramento, bloquear o intestino ou propagar-se a outros órgãos. Não todos os pólipos se transformam em câncer, mas é aconselhável eliminá-los antes que seja tarde.

Os sintomas mais comuns incluem:

. Mudança nos hábitos intestinais

. Indisposição abdominal persistente

. Sangramento retal

. Debilidade ou fadiga

Às vezes estes sintomas podem vir acompanhados de náuseas, vômitos e perda de peso inexplicavelmente.

Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o câncer colorretal provocará aproximadamente, só nos Estados Unidos, 49.190 mortes em 2016. Não obstante, este tipo de câncer pode ser prevenido e tratado se detectado a tempo.

Para prevenir é necessário realizar analises regulares para detectá-lo, ter uma dieta e hábitos de vida saudáveis. Por exemplo, no Reino Unido cerca de 54% dos casos poderiam ser evitados. O Continuous Update Project, um programa global de investigação sobre como a dieta que levamos, nossa alimentação, atividades psicológicas e peso podem afetar o risco de desenvolver o câncer.  Entre as possibilidades para aumentar o risco de câncer colorretal estão:

– consumo excessivo de carne vermelha e processada

– consumo excessivo de bebidas alcoólicas

– gordura corporal

– gordura abdominal

Por outro lado, existe evidência que ao praticar atividade física de forma regular, manter um peso saudável e consumir alimentos ricos em fibra protege o corpo contra este tipo de câncer. Esta conclusão foi amparada por uma investigação europeia que mostra a relação entre o câncer e a nutrição.  Os investigadores reforçam a teoria que o alto consumo de fibra dietética pode prevenir o câncer do colón e do reto. Já os investigadores do Imperial College de Londres revelam que uma ingestão elevada de fibra, especificamente a base de cereais e outros grãos inteiros, diminui a ameaça de desenvolver o câncer colorretal. 

O ideal é adquirir uma série de hábitos saudáveis para prevenir e cuidar da saúde.

– Manter-se ativo

– Manter um peso saudável

– Consumir no mínimo 3 porções de grãos inteiros e produtos de grãos inteiros (como o pão de trigo integral) todos os dias.

– comer frutas e verduras cruas.

Os grãos inteiros são nutritivos e fáceis de incorporar as comidas diárias. Existem diferentes estudos que demonstram que possuem mais fibras que outros alimentos e ajudam a reduzir a possibilidade de desenvolver o câncer. Além disso, podem reduzir o risco de doenças do coração, a diabete do tipo 2, o sobrepeso e a obesidade.