“Ponte Aérea” by Jefferson de Almeida 10/08/2014

retranca  ponte aerea 10-08

capadocia-bg

Turquia, uma mundo de experiências incríveis.

 

Desde 2010, quando a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo a Istambul, ficou muito mais fácil chegar até a Turquia. E nós, que não somos bobos, estamos aproveitando. Os turistas brasileiros chegaram com tanta força que, só em Istambul, já há algumas dezenas de guias especializados em turistas brasileiros, que falam um português fluente recém-aprendido. O sucesso turco entre nós, brasileiros, é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo turco é afetuoso e receptivo, o que torna a viagem uma experiência humana inesquecível.

 

República da Turquia é um grande país de quase 800km² localizado na Eurásia, no encontro da Europa com a Ásia. Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Azerbaijão, Iraque e Síria. Comecemos nosso roteiro por Ancara, a capital do país. Sobre uma impressionante encosta escarpada às margens do Enguri Su, Ancara é a segunda cidade mais populosa da Turquia, é uma moderna metrópole salpicada de lembranças de sua diversificada história. Antigos castelos e ruínas das civilizações hitita, frígia, helênica, romana, bizantina e otomana marcam a paisagem. A cidade inclui ainda prédios governamentais, grandes universidades, bases militares, consulados, vida noturna agitada e o Parque Genclik, o mais antigo da cidade.

 

Istambul é considerada a principal porta de entrada do país, une de um lado o tradicionalismo e a história do oriente, do outro a modernidade ocidental. É a maior cidade da Turquia, no início do século 20, já foi sua capital, mas perdeu o título para Ancara. É a única cidade do mundo que fica em dois continentes. A razão? Ela é cortada pelo Estreito de Bósforo (Europa), unindo o mar Negro ao mar de Mármara (Ásia).Em Istambul enquanto a parte oriental mantém seu conservadorismo histórico, a área européia oferece semanas de moda, shows de jazz, peças de teatro e, até mesmo, certo liberalismo. Lá, a prática religiosa é moderada e a liberdade garantida em constituição.

4

 

Chamada também de antiga ConstantinoplaIstambul reúne seus importantes pontos turísticos relativamente próximos uns dos outros. Prova disso, são a Basílica de Santa Sopia (Hagia Sophia), que foi nomeada Patrimônio Cultural pela Unesco. Considerada o centro do Cristianismo Ortodoxo até meados de 1453, tornou-se símbolo de poder dos mulçumanos, mas somente no ano de 1935 deixou de ser disputada por religiosos e foi convertida em museu.

 

Na parte interna, mosaicos centenários e cúpula de mais de 30 metros de diâmetro enriquecem a arquitetura e mostram a dimensão da religiosidade. Outro ponto turístico é a Mesquita Azul construída exatamente em frente Basílica, é um imponente prédio de seis minaretes (espécie de torres). O interior do templo está repleto de arte muçulmana e milhares de peças de azulejos desenhados à mão. Vale saber que pode ser visitado fora dos horários de oração e rende belas fotos.

 

Quando o quesito é divertir-se em meio as compras, destacam-se o Grand Bazaar e a Rua Bagdat. No primeiro, você deve prepare-se para uma profusão de cores, sabores e etnias. São aproximadamente 5 mil lojas espalhadas por mais de 60 ruas. Jóias, ouros, tapetes, cerâmicas, narguilés, roupas, tecidos, almofadas e tantos outros itens podem ser encontrados no local. Se há a intenção de evitar a muvuca, visite no fim da tarde.

 

3

 

Já a Rua Bagdat está localizada no lado asiático de Istambul, essa é uma das maiores ruas de compras de luxo do mundo. Ao longo de suas calçadas há diversas ofertas: cafés e restaurantes de gastronomia variada, lojas de departamentos, shopping centers, boutiques de luxo que vendem peças imperdíveis, entre elas marcas famosas Louis VuittonPrada e Burberry.

 

O lugar é tão agradável que vale a pena investir em passeios de bicicleta, inclusive. Quando o passeio é direcionado a aventuras, a dica é visitar o Monte Ararat. Considerada a montanha mais alta da Turquia está associada à tradição judaico-cristã. Segundo o livro Gênesis, da Bíblia Sagrada, o lugar teria sido o destino final da Arca de Noé, após o período do dilúvio.

 

A outra cidade que merece destaque ímpar na Turquia é a Capadócia. Localizada entre as cidades de Kayseri e Nevsehir, exatamente no centro geográfico da Turquia, as montanhas cedem espaço a planícies que, séculos e séculos atrás, foram varridas por sucessivas erupções de vulcões hoje extintos. Como resultado, surge a tufa uma rocha extremamente porosa, que cobriu toda a região. Dentro delas, homens construíram casas, mosteiros e igrejas, alguns com mais de mil anos de história. Entre os grandes monumentos locais a serem vistos, há o Museu a Céu Aberto de Goreme, um parque que reúne singelas igrejas e mosteiros esculpidos no interior de grandes rochas.

1

Há capelas dedicadas a Santa Catarina, Santa Bárbara e São Basílio. Mas a mais impressionante delas é a Igreja Karanlik, ou Igreja Escura, recheada de belíssimos afrescos de temas bíblicos. Destaque para as paisagens de jeito lunar da Capadócia que são tão desconcertantes que devem ter ajudado nos mitos que elevaram São Jorge, nascido lá, a ser uma celebridade de diferentes religiões – do cristianismo ao candomblé.

O mártir tornou-se rapidamente um dos maiores ícones de devoção no Oriente Médio e depois em todo o mundo ocidental, entre dragões, subidas à Lua e outras passagens heróicas. A cidade inclui como tour favorito o voo de balão, no céu extremamente azul.Uma experiência incrível! O destino oferece condições climáticas favoráveis ao balonismo, mesmo quando a neve resolve aparecer. Do alto, é possível apreciar rochas avermelhadas e vales assimétricos.

 

ANUNCIO - Turquia