CAFÉ: vilão ou mocinho? Nutricionista Alice Paiva esclarece mitos e mostra como a bebida pode ser aliada do emagrecimento e da saúde
Mais do que uma paixão nacional, o café pode ser uma ferramenta poderosa dentro de uma rotina saudável. Só precisamos aprender a consumi-lo com sabedoria
Amado por uns, temido por outros, o café está entre as bebidas mais consumidas do mundo, e está presente em mais de 98% dos lares brasileiros sendo o combustível de muitas rotinas. Mas o café ainda divide opiniões quando o assunto é saúde. Com a chegada do Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, a nutricionista Alice Paiva, especializada em emagrecimento e alimentação funcional, traz à tona o que a ciência realmente diz sobre a bebida, e garante: “Se consumido com equilíbrio, o café pode ser um grande aliado do bem-estar e até da perda de peso”.

Falando sobre café
Rico em compostos antioxidantes como os polifenóis e a cafeína, o café melhora o foco, acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura, especialmente quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. “Ele pode até funcionar como um pré-treino natural, aumentando a disposição e o rendimento físico. Além disso, ajuda a modular o apetite e a glicemia, sendo útil no controle da fome e na prevenção de picos de insulina fundamentais para quem busca emagrecimento saudável”, revela Alice.
No entanto, o consumo consciente faz toda a diferença. A nutricionista alerta que beber café puro e em jejum, por exemplo, pode irritar o estômago em pessoas sensíveis e até provocar azia. Outro ponto importante é o horário: tomar café à noite ou no fim da tarde pode atrapalhar o sono, já que a cafeína bloqueia a adenosina, substância responsável por induzir o descanso. E, para quem sofre de ansiedade, a bebida deve ser vista com cautela, pois pode intensificar sintomas como palpitação e agitação.

TPM e Menopausa merecem atenção!
Durante o ciclo feminino, o café também merece atenção. Em fases como TPM e menopausa, o excesso pode acentuar a irritabilidade, dores de cabeça, insônia e ondas de calor. Já em gestantes, o consumo seguro é de até 200 mg de cafeína por dia — algo entre uma a duas xícaras, no máximo — para não comprometer a saúde do bebê.
Para quem não abre mão de sabor, Alice sugere uma estratégia funcional: “Trocar o açúcar por especiarias como canela ou cardamomo, que além de sabor agregam propriedades antioxidantes. E vale lembrar: quanto mais puro, melhor. Leite e adoçantes artificiais podem interferir na absorção dos nutrientes e até afetar a microbiota intestinal”, comenta a nutricionista.

Existe diferença nos tipos de café?
A especialista também destaca que há diferenças nutricionais entre os tipos de café. “O coado, por exemplo, tem menor teor de compostos que afetam o colesterol. Já o café especial, além de mais saboroso, preserva melhor os antioxidantes e compostos funcionais, sendo uma escolha superior para quem busca saúde e experiência sensorial”, revela Alice.
… Bom dia! “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Janaína Barros Araújo, Fabíola Mangieri Pithan, Soraya Guimarães Ribas Ottoni, Ada Maria Pereira Tincani Lima, Reginaldo Senna, Juh Brandão, Flávia Vinícius, Márcio de Oliveira, Roberto Hoffmann, Aninha Gobbi, Vitória José Antônio, Shane Binhosain, Flavia Matto Grosso, Cleider De Souza Costa, Gi Garcia, Isabela Mariotto, Sônia Marcia, Katiana Rodrigues, Karita Francisco, Rosângela Rodrigues, Hugo Cesar Portillo, Alex Oliveira Salles, e Flor Liz. Happy birthday!
… Até o dia 13 de abril, a Semana de Design em Milão revela para todo o mundo as tendências vindas das maiores indústrias, redes varejistas e ícones do design mundial, com exposições, instalações, ações interativas e eventos.
… O Brasil está entre os países que mais vem crescendo em suas participações, tanto no ISallone – Salão do Móvel, que protagoniza os eventos na cidade como no Fuori Sallone, que são mais de 500 ações acontecendo simultaneamente.
… Nesta terça-feira (08), Ticiane Pinheiro voltou a brilhar nas passarelas, retomando a parceria com o estilista Lino Villaventura o mesmo responsável por sua estreia no São Paulo Fashion Week, há um ano.

… Na 59ª edição do evento, a apresentadora, que iniciou sua trajetória como modelo aos 14 anos e construiu uma sólida carreira na televisão, celebrou com entusiasmo mais um capítulo dessa conexão com o universo fashion.
… Para o desfile, a apresentadora usou um modelo fluido e assimétrico de um ombro só, assinado por Villaventura, com base em azul profundo e aplicações florais artesanais em tons vibrantes. A peça chama atenção pela mistura de texturas e transparências, com detalhes dourados e camadas de tule em movimento, evocando poesia e força características da mulher contemporânea que o designer tão bem traduz em sua obra.