3 patrimônios do turismo industrial para conhecer no Alentejo

Crédito: Victor Carvalho/Turismo Portugal Vista do Castelo de Arraiolos, no distrito de Évora, na região do Alentejo

Uma forma interessante de conhecer mais sobre a cultura e a história de um destino é visitando lugares relacionados às suas atividades econômicas, por meio de experiências autênticas e tradicionais do local. Esse tipo de atividade é conhecido como turismo industrial e o Alentejo tem muito a oferecer nesse quesito.

A maior região de Portugal é um importante destino desse segmento e possui uma variada oferta de propriedades que recebem grupos de pessoas interessadas em seus produtos, sua produção, sua história etc. Muitas dessas empresas possuem museus para visitação e até lojas de souvenirs.

 

Veja abaixo três opções do turismo industrial para conhecer no Alentejo:

Museu da Farinha

Localizado no município de Santiago do Cacém, o Museu da Farinha foi inaugurado em 2014 a partir da reabilitação e valorização de uma antiga fábrica de moagem, construída em 1925. Todo o equipamento do local foi restaurado e está exposto para visitação, com o objetivo de preservar e divulgar um importante elemento do patrimônio rural e industrial da região. Espaços de convívio e de conhecimento oferecem atividades de caráter didático-cultural. Mais informações: museudafarinha.pt.

Fundação Serrão Martins

A Fundação Serrão Martins é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo conservar e divulgar os valores patrimoniais da Mina de São Domingos e do seu complexo mineiro, em Mértola. No local, é possível visitar o Centro de Documentação onde estão arquivos (fotográfico, documental e material) dos 150 anos de história do complexo industrial da Mina de São Domingos; e a Casa do Mineiro, com objetos que mostram como era a vivência de uma família mineira naquela época. Mais informações: fundacaoserraomartins.pt.

Mina São Domingos

Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino

É um museu dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do patrimônio artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. O museu dispõe de áreas de exposição permanente, uma galeria de exposições temporárias, um auditório com capacidade para 150 pessoas, além de cafetaria, foyer e jardim. Entre as obras que podem ser vistas estão uma grande variedade de autores nacionais e estrangeiros. Mais informações: cm-portalegre.pt.