Na última edição do ranking do TCU, de 2018, as universidades de Lavras (UFLA) e de Mato Grosso do Sul (UFMS) figuraram no topo da lista de melhores desempenhos

Verbas 1

O Ministério da Educação (MEC) estuda alterar o modo que faz repasses à 63 universidades federais. A ideia é fazer repasse maior à quem tiver melhor desempenho em indicadores como governança, inovação e empregabilidade, entre outros. Atualmente a distribuição é feita levando em conta o tamanho das universidades. O governo pretende discutir a nova metodologia com os reitores das universidades. As mudanças dependem apenas de ajustes nas regras atuais da lei.

Verbas 2

O novo desenho de distribuição das verbas pode começar a ser implementado a partir de 2020, mas já neste ano os técnicos estudam usar um dos indicadores – o ranking de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) – na hora de determinar quem terá prioridade no desbloqueio de recursos. Na última edição do ranking do TCU, de 2018, as universidades de Lavras (UFLA) e de Mato Grosso do Sul (UFMS) figuraram no topo da lista e, pela regra, poderiam ser mais beneficiadas na liberação de recursos. O indicador mede aspectos como governança, estratégia, gestão e transparência. Entre as piores estão a UFRJ e a Federal de Roraima (UFRR). (Fonte: Estadão)

Indicação para o Oscar 1

Os 12 filmes inscritos (dez ficções e dois documentários) para concorrer à indicação, pelo Brasil, de seu candidato para o Oscar 2020 de melhor filme internacional, nova designação para o prêmio de melhor produção em língua estrangeira são: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; Los Silencios, de Beatriz Seigner; A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; Sócrates, de Alex Moratto; A Última Abolição, de Alice Gomes; A Voz do Silêncio, de André Ristum; Bio, de Carlos Gerbase; Legalidade, de Zeca Brito; Humberto Mauro, de André Di Mauro; Espero tua (re)volta, de Eliza Capai; Chorar de Rir, de Toniko Melo e Simonal, de Leonardo Domingues

Indicação para o Oscar2

O anúncio do escolhido será feito no dia 27, quando se reunirá a comissão que vai avaliar os concorrentes. É integrada, entre outros, pela diretora Anna Muylaert, pelas produtoras Sara Silveira e Vânia Catani, pelo crítico e curador Amir Labaki, do Festival É Tudo Verdade, e pela diretora artística do Festival do Rio, Ilda Santiago.

Desbancarizados

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revela a existência no Brasil de 45 milhões de desbancarizados, ou seja, brasileiros que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Isso significa que de cada três brasileiros, um não possui conta bancária. De acordo com a sondagem, esse grupo movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões.

O empresário Rodrigo Possari fotografado ao lado da esposa, a nutricionista Fernanda Buainain Abuhassan. Ele comemorou aniversário ontem (19)

Polêmica 1

Mais uma das polêmicas do ator José de Abreu. De acordo com o site do Jornal Diário de Pernambuco, “ A diretora e roteirista Glória Perez afirmou que não vai perdoar José de Abreu por um comentário feito pelo ator nas redes sociais. Em julho, o ator usou sua conta no Twitter para fazer uma comparação entre a autora e Guilherme de Pádua, assassino de sua filha Daniela Perez, por ambos terem votado em Bolsonaro.”

Polêmica 2

O Brasil está tão doido que vemos Guilherme de Pádua e Gloria Perez apoiando o mesmo espectro político! Que tempos!”, escreveu José de Abreu na ocasião. Glória revidou: “Você é muito canalha! Não vou revidar relembrando sua tragédia pessoal. É block e mais nada”, escreveu. O ator chegou a pedir desculpas, o que não surtiu efeito. Em entrevista à TV Fama na sexta (16), Glória Perez diz que o perdão neste caso é “inegociável”.

Up to date

…Bom dia! “A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar” – Einstein

…Festejaram aniversário na segunda-feira: Gislaine Barbieri, Roberto Stangarlin, Rodrigo Possari, Gleydson Machado, Ana Paula Silveira, Margarida Toledo, Flávia Garcia, Gleise Startari e Aluisio Cunha

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Laura Souza,Thiago Roque, Wagner Crepaldi e Priscila Ayub

…São Paulo vai receber de 18 de setembro a 6 de outubro a Casa Warner by Friends. A atração terá dois andares dedicados à série Friends que completa 25 anos em 2019. Além da série, outras produções da Warner também devem ganhar cenários no local.

…A Netflix produzirá uma nova animação do herói He-Man. Kevin Smith será produtor-executivo e showrunner.

… Neil Young anunciou no seu site oficial que vai publicar no próximo outubro, sem data exata, um novo álbum junto à banda Crazy Horse, COLORADO, que irá incluir dez novas canções. (Fonte: Estadão)

… O curta de animação Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel, venceu no domingo, 18, o prêmio de melhor filme da Mostra Competitiva de Cinema Gaúcho, parte da programação do Festival de Cinema de Gramado de 2019.

A cantora Normani lançou seu novo single, “Motivation” na última sexta-feira (16)