‘Documenta Pantanal’ apoia viagem de imersão em Botswana

‘Documenta Pantanal’ 1

Nesta terça-feira (11), uma equipe liderada pelo presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Angelo Rabelo, e composta por cinegrafistas da Eureka Filmes, de Corumbá (MS), embarcou para uma imersão na região do Delta do Okavango. A expedição, que conta com apoio da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, do SOS Pantanal e também de Alexandre Bossi (Pandhora Investimentos), deve se estender por dez dias e é fruto de uma ideia inicial do empresário Roberto Klabin (proprietário do Refúgio Ecológico Caiman).

‘Documenta Pantanal’ 2

Após várias idas ao continente africano, ele pensou em trazer para o Brasil o exemplo bem-sucedido de Botswana em relação à conservação de áreas de natureza e incentivo ao turismo de observação. A viagem ocorre a convite da empresa africana Natural Selection, que pretende se instalar no Pantanal, o grupo brasileiro conhecerá in loco a experiência que inseriu o Delta do Okavango no mapa mundial como referência do turismo de natureza e de conservação de vida selvagem.

Hanseníase 1

No mundo, apenas a Índia apresenta mais casos desta doença quer afeta principalmente, regiões com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Silenciosa e negligenciada pelas autoridades sanitárias em anos anteriores, a hanseníase acumula milhares de vítimas ano após ano no Brasil. Entre 1999 e 2018, foram diagnosticados 768.215 casos desta doença, que pode ser detectada com facilidade. Mesmo com as constantes campanhas educativas, com foco no diagnóstico precoce, a detecção de novos casos tem indicado uma média de 38 mil registros por ano, no período.

Hanseníase 2

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca o Brasil no segundo lugar no mundo em casos de hanseníase. Perde apenas para a Índia, que em 2017 apresentou 126.164 registros. Para a coordenadora da Campanha Nacional de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sandra Durães, trata-se de uma doença que afeta, sobretudo, regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apesar de o Brasil ser considerado uma potência econômica, a existência de desigualdades regionais repercute na forma como o registro de novos casos se materializa, explicou.

No Brasil

Os fatores que permitiram que a renda per capita do Brasil crescesse acima da produtividade por hora trabalhada desde o início da década de 1980, entre eles o bônus demográfico que se esgotou a partir de 2018, deixarão de contribuir para a melhoria do padrão de vida do brasileiro nas próximas décadas. A conclusão é parte de um estudo do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV, que traz um histórico de quase quatro décadas elaborado pelos pesquisadores Fernando Veloso, Silvia Matos e Paulo Peruchetti.

Taxa de Natalidade

Considera-se como bônus o crescimento da população em idade ativa (de 15 a 64 anos) em ritmo superior ao aumento da população total. Desde 2018, no entanto, o Brasil passou a ter um ônus demográfico, que vai se aprofundar nos próximos 30 anos, em razão de fatores como a queda na taxa de natalidade. Ou seja, por razões puramente demográficas, haverá proporcionalmente uma quantidade menor de pessoas com idade para trabalhar, o que deve afetar a população economicamente ativa. (Fonte: Folha Press)

Fábio Ricardo Trad Filho e Therezinha Mandetta Trad ela aniversaria neste dia 12. Foto: Beto Nascimento

Up to date

…Bom dia! “Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele” – Mark Twain

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Therezinha Trad, Tatiana Ratier, Ticiana Neves Guerra, Rafael Félix, Marize Miotello, Milla Resina e Cristina Carvalho

…Ana Maria Braga se casou na última sexta-feira (7) com o francês Johnny Lucet. A cerimônia íntima foi realizada na casa da apresentadora.

… A Netflix anunciou, nesta segunda-feira, 10, que renovou a série Sex Education, que vai ganhar uma terceira temporada.

…O Oscar 2020 bateu um novo recorde de audiência negativa, registrando um público total de 23.6 milhões de espectadores no último domingo, dia 9.

… Genius, série da National Geographic, teve o teaser de sua 3ª temporada revelado, mostrando Cynthia Erivo no papel de Aretha Franklin. Nos EUA, a terceira temporada da série estreia em 25 de maio.

Após a cerimônia do Oscar que aconteceu no domingo (09), Gal Gadot percorreu o tapete vermelho da after party da Vanity Fair com uma pulseira de diamantes, brincos e um anel de tanzanita em platina – tudo Tiffany & Co. Image Source: Getty / John Shearer