Pensar em verão é pensar em sol e calor. A estação, caracterizada por elevadas temperaturas e dias mais longos e noites mais curtas, é a queridinha de muitos brasileiros. Para muitos viajantes, o refúgio para esses dias mais quentes costuma ser as praias. Porém, com o tempo enrolado, as águas geladas das cachoeiras também são um grande atrativo para refrescar o calorão escaldante que costuma fazer nos primeiros meses do ano e são uma boa opção para viajantes que desejam apreciar outro tipo de natureza.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. E as cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.
Além disso, um banho de cachoeira ajuda a renovar as energias para o ano que se inicia, incentiva a circulação, fortalece o sistema imunológico, diminui o estresse e é um tratamento natural para a pele e os cabelos. Ao escolher um destino de viagem repleto de paisagens paradisíacas, o viajante pode fugir da rotina, se conectar com a natureza e desfrutar de momentos terapêuticos.
Inclusive, um outro estudo recente da plataforma de viagens mostrou que, em 2023, as viagens levarão o bem-estar da mente, corpo e alma a um novo patamar uma abordagem imersiva e sem limites para alcançar a paz e o prazer, incluindo formas menos convencionais de ser feliz. E, para começar 2023, nada melhor que um mergulho de cachoeira. Pensando nisso, a agência separou cinco destinos alternativos às praias no Brasil para se refrescar no verão.
Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)
Em Visconde de Mauá, município a cerca de 199 km da cidade do Rio de Janeiro, a Cachoeira do Escorrega fica no Parque Nacional do Itatiaia, em cima de uma enorme pedra lisa que, com a força da água, se forma um tobogã natural que permite que os banhistas escorreguem até caírem em uma piscina natural. O acesso ao local é bem fácil, não sendo necessário fazer trilhas: basta sair do estacionamento e subir uma estradinha de terra por poucos metros.
Onde se hospedar:
A Pousada Moriá está situada a apenas 150 m da Cachoeira do Escorrega e oferece piscina, academia e sauna. Os chalés apresentam um estilo alpino, com varanda, lareira e banheira de hidromassagem. Segundo os visitantes, o restaurante da hospedagem é um diferencial com um café da manhã fabuloso, além de um delicioso chá da tarde de cortesia. Os hóspedes relatam que dá para ouvir o som da água caindo de dentro do quarto e o local é uma ótima opção para quem busca tranquilidade.
Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)
Conceição do Ibitipoca é um vilarejo pequeno no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, próximo à cidade de Juiz de Fora. Rico em belezas naturais e com ótima localização para acessar o Parque Estadual de Ibitipoca, o destino está a apenas 3 km dos mais procurados atrativos da região. O parque tem três circuitos diferentes, que contam com atrativos como mirantes, grutas, picos, piscinas naturais e cachoeiras.
Onde se hospedar:
O Hotel Alpha Ville Chalés é uma hospedagem ideal para toda a família. Equipado com piscina ao ar livre e piscina coberta, salão de jogos, parquinho infantil e um restaurante para o hóspede aproveitar a típica culinária mineira, com café da manhã e almoço incluídos no valor das diárias. A acomodação faz parte do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, com parte da receita investida em projetos comunitários ou de sustentabilidade, oferece atividades e passeios organizados por guias locais, além de informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região.
Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)
A cachoeira do Mutum é a perfeita demonstração de que, mesmo longe da praia, é possível se refrescar e conhecer paisagens de tirar o fôlego no verão. A exótica cachoeira possui cor ferrugem e buracos que se tornam sete banheiras naturais em plena Floresta Amazônica, no município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Algumas “jacuzzis” chegam a sete metros de profundidade e ainda são um mistério de como surgiram na região.
Onde se hospedar:
Segundo os hóspedes, as instalações do Local Hostel Figueiredo são aconchegantes e os funcionários muito simpáticos e solícitos. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, com opções de dormitórios privativos ou compartilhados. A acomodação ainda oferece jardim e churrasqueira, além de outras comodidades como lounge para convivência e salão de jogos.
Poço Azul, Chapada das Mesas (MA)
No Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Sul do estado do Maranhão, o Poço Azul chama atenção pela coloração azul cristalina. Em dias de sol quente, os raios atingem a cachoeira e deixam mais viva a cor da água, parecendo um verdadeiro cenário de filme. Os visitantes garantem que a cachoeira é ótima para nadar, porque a água fica sempre com uma temperatura ideal para aliviar o calor do verão maranhense. Outra possibilidade para deixar a viagem ainda mais completa é o passeio por tirolesa de 300 metros que passa por cima do Poço Azul, proporcionando ao viajante uma vista exuberante.
Onde se hospedar:
Em uma localização privilegiada, no centro histórico de Carolina, a Pousada dos Candeeiros fica na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. A hospedagem fica em um casarão histórico na cidade com a decoração composta por itens antigos como vitrolas, telégrafos, ferros a carvão, embora as acomodações contem com confortos modernos, como ar-condicionado, TV e frigobar. Segundo os hóspedes, o diferencial do local é a hospitalidade e a simpatia dos funcionários.
Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)
Nem só de belas praias vive Alagoas. Localizado no santuário ecológico do município de Murici, a cerca de uma hora de carro de Maceió, a cachoeira do Tiririca é considerada uma das mais bonitas da Região Nordeste. O cenário é parte de um santuário ecológico com fauna e flora da Mata Atlântica: a região conta com mais de 200 espécies de aves, muitas delas ameaçadas de extinção, além de outros animais. Além disso, o passeio se torna ainda mais completo com uma queda d’água com mais de 80 metros de altura, ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura.
Onde se hospedar:
O Quilombo Hotel Fazenda é uma ótima opção para a família que deseja conforto em uma hospedagem no meio da natureza. A acomodação possui duas piscinas, toboágua e salão de jogos e oferece muitas opções de passeios por cachoeiras da região, pesca e equitação. Além disso, para proporcionar uma estadia com tranquilidade e relaxamento para os hóspedes, o hotel ainda possui um spa e centro de bem-estar com serviços de massagem.