56ª edição da Semana de Design de Milão por Itália em Português

 

 

Em sua 56ª edição, a Semana de Design de Milão permanece sendo o evento mais esperado pelos profissionais de arquitetura e arte do mundo inteiro e transforma a cidade italiana na capital internacional do design. Entre os dias 4 e 9 de abril, o público profissional e os fãs desse universo tiveram acesso aos lançamentos do setor e conheceram as apostas que artistas e as marcas mais badaladas apresentaram no Pavilhão de Exposições em uma área com mais de 270 mil m².1

As estudantes de arquitetura: Ana Luíza Buainain da UCDB de Mato Grosso do Sul e Taynara Brito da Anhanguera Uniderp MS também participaram dessa edição do Salão do Móvel com visitas técnicas acompanhadas pela designer de interiores Lenise Castro. Elas fizeram parte do nosso projeto “Viagem ao design”, que tem como objetivo levar estudantes e futuros profissionais do setor à Itália para ficarem atualizados com as novidades e tendências.

Cinco exposições aconteceram simultaneamente: o Salão Internacional do Móvel, a Exposição de Acessórios e Complementos de Decoração, a Euroluce, a Workplace 3.0 e o Salão Satélite. Entre as novidades apresentadas no Salão do Móvel de Milão deste ano estão em novo formato dividindo as exibições em diferentes grupos: Classico – tradizione nel Futuro, com uma mostra linear de mobiliário clássico ao longo de uma passarela central. E o Before Design – Classico, com a exibição de uma sala e de um teatro do Salone del Mobile Milano 2016, juntamente com um curta-metragem do premiado cineasta Matteo Garrone.

Dois novos eventos que privilegiam o design contemporâneo e o espaço de trabalho também entraram na lista de estreias. Os números não deixam dúvidas sobre o sucesso: mais de 2 mil expositores, cerca de 300 mil visitantes de 165 países, além de cinco mil jornalistas credenciados.

Salão em Detalhes

Em sua 29ª edição, a Euroluce mostrou o que há de mais inovador em produtos decorativos para luminotécnica, iluminação e automação residencial. O foco foi em economia de energia, sustentabilidade ambiental e redução da poluição luminosa.

2 Inspirada nas praias do litoral italiano, a luminária Portofino, idealizada pela dupla Alessandro Poli e Francesca De Giorgi, da Servomuto, traz charme e frescor aos ambientes internos.

3

4

Workplace 3.0 apresentou soluções tecnológicas para os espaços de trabalho através de decoração final para escritórios, bancos, home offices e espaços públicos.

5

 

6

7

Em sua 20ª edição, o Salão Satélite reuniu uma seleção de jovens designers de cinco continentes. Os 20 anos da mostra foram celebrados com uma edição especial de peças concebidas por designers internacionais, cujas carreiras decolaram a partir de suas participações no evento. Além disso, aconteceu a exposição “20 anos de Nova Criatividade” – com curadoria de Beppe Finessi – na Fabbrica Del Vapore com peças apresentadas ao longo das edições como protótipos e que foram produzidas e comercializadas por empresas de prestígio.

8

A feira ainda contou com dois eventos inspirados nos temas deste ano: luz e ambiente de trabalho. “Delightful” teve curadoria de Ciarmoli Queda Studio e reuniu os temas luz, design, futuro e moradia. “A Joyful Sense at Work”, com curadoria de Cristiana Cutrona, trouxe uma visualização atual dos espaços de trabalho e sua evolução para o futuro.

 

9

Salone del Mobile 2017. DeLightFuL por Simone Ciarmoli & Miguel Queda.10

Brasileiros em Milão

A Sollos Brasil apresentou sua coleção intitulada Good News From Brazil e desenhada por Jader Almeida. Em uma galeria exclusiva de 450 m² no distrito de Brera, a coleção foi exibida em composições para gerar diferentes pontos de vista sobre o modo de viver contemporâneo.

11

Os irmãos Campana assinaram uma linha de revestimentos para a italiana Bisazza. A pedra Ágata Brasileira inspirou a coleção Cementiles apresentada na flagship da marca. A dupla brasileira inspirou-se na natureza do fascinante mundo mineral para criar desenhos orgânicos.

12

A Faculdade de Belas Artes levou oito criações para o Salão Satélite. Da Amazônia surgiu a construção de luminárias e bancos; do nordeste vieram as redes malemolentes; de São Paulo a inspiração para móveis sólidos e sustentáveis; do Rio de Janeiro os bancos Garotos de Ipanema desenhados por Débora Vianna, com assento em madeira jequitibá em uma delicada estrutura de ferro.

13

A Lot Of, indústria brasileira de móveis, esteve presente como expositora levando o sertão nordestino para o mundo através da Coleção Cariri. Cadeiras, poltronas, mesas e bancos inspirados na região cearense dominaram o estande.

14

A mostra Be Brasil, promovida pela Apex Brasil, fez parte da exposição Brazil S/A. Peças de 60 empresas brasileiras foram reunidas, desde criações artesanais até a produção de grandes designers e indústrias. Um panorama do design contemporâneo brasileiro foi exibido na Universidade de Milão. Além de exposições, o espaço do Brazil S/A hospeda um calendário cheio de eventos, workshops, reuniões de negócios e o concurso “Mad for Brazil, Mad For Design” – formado por eventos especiais dedicados a criatividade em design, moda, arte e comida. No qual visa identificar conceitos inovadores, considerado uma ponte entre a criatividade brasileira e produção italiana.

15

 

A belga Ars Fabricandi fez sua estreia reunindo peças criadas por designers do mundo inteiro no Palazzo Litta. O talento brasileiro marcou presença através das criações de Carol Gay, Ana Neute e Rafael Chvaicer.

 

 

 

 

Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium
Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium

NoAR, de Carol Gay

Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium
Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium

Luminária Molécula, de Ana Neute

 

Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium
Product Photography, Ars Fabricandi Brussels, Belgium

De Rafael Chvaicer, a linda Boléia