Entende-se por dieta plant-based o padrão alimentar baseado no maior consumo de alimentos de origem vegetal, sem, necessariamente, restringir ou eliminar os alimentos de origem animal. Muitos ainda desconhecem, mas a dieta plant-based é muito variada, rica em fibras e em compostos bioativos, permitindo a redução no consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar e sódio, por exemplo.
ILSI Brasil
O tema, tratado em profundidade em um webinar realizado recentemente pela Força Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares do ILSI Brasil (International Life Sciences Institute do Brasil) desperta a atenção para a eventual necessidade de suplementação de nutrientes e vitaminas, principalmente pelos adeptos às dietas vegetarianas estritas ou veganas.

Debate
Para o debate, o instituto contou com a participação das pesquisadoras Dra. Natália Utikava, nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP e McGillUniversity (Canadá) e Mestre em Nutrição e Saúde Pública pela USP, e Dra. Gabriela Paris e Polo, nutricionista pela Universidade São Camilo, doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e pós-graduanda em Nutrição Funcional no Centro de Nutrição Funcional VP.
Dietas plant-based
“Quando falamos em dietas plant-based, vale ressaltar que a academia tem avançado muito nos estudos desse tema. Nos últimos dez anos passamos a ter um grau de evidência científica mais robusto, com diversas revisões temáticas e meta-análises que têm proporcionado tranquilidade aos que optam por esse padrão alimentar”, observa a professora Nágila R. T. Damasceno, docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Suplementação
São diversos os motivos pelos quais uma pessoa pode ter necessidade de suplementação de determinados nutrientes em sua dieta. Seja devido à baixa ingestão ou reduzida absorção de nutrientes, a avaliação clínica pode indicar deficiências nutricionais e se a suplementação é necessária e qual dose é mais indicada. O importante é que isso seja feito com orientação profissional e de forma individual, permitindo uma ingestão adequada às necessidades de vitaminas B12 e D, zinco, iodo, cálcio, ferro e ômega 3, que potencialmente são os nutrientes que exigem maior atenção no padrão plant-based. A dieta plant-based incentiva um maior consumo de vegetais e seu protagonismo nas refeições, sem necessariamente estimular a restrição de alimentos de origem animal como ocorre no padrão vegano.

Carne Vermelha
Não é correto pensar que somente por eliminar a carne vermelha uma dieta passa a ser saudável. “É importante reconhecer que as dietas plant-based são uma alternativa alimentar de qualidade e equilibrada. Uma opção para quem busca uma dieta associada à promoção da saúde aliada à responsabilidade ambiental”, reforça a Dra. Nágila Damasceno.

… Bom dia! Estou dando as costas ao passado, com os pés fixos no presente e os olhos voltados para o futuro.
… Trocam de idade hoje: Isabeli Rebetchuck Gewehr, Rodrigo Cruz Leonardo Pessini, Marina Crozetta, Gustavo Corrêa, Rosângela Cramalac, Mônica Ripari, Roseli dos Santos e Ivete Brandini. Happy birthday!
… Com o Dia Internacional da Mulher se aproximando, algumas pesquisas mostram o cenário atual da mulher no mercado de trabalho.
… Mulheres já se aproximam da metade da força de trabalho ocupada em vários países. No Brasil, são 52,6% da População em Idade Ativa (PIA) e representamos 43,8% da força de trabalho ocupada, segundo os dados do 1.º trimestre de 2020 da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) do IBGE.

… Já sobre liderança, uma pesquisa feita pela Oliver Wyman com 3.000 empresas americanas, 47% da força de trabalho dessas empresas são mulheres. Mas apenas 25% dos cargos de liderança são preenchidos por elas. Dessas, apenas 12% ocupam posições de chefe de operações ou de vendas, áreas tradicionalmente vinculadas a centros de resultado.
... Em sua primeira assembleia de 2021, realizada na segunda-feira, 22 de fevereiro, no endereço paulista do Hotel Fasano, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) deu posse a um novo conselho diretor e definiu suas prioridades de atuação e estratégias para os próximos meses.
… Eleita para um mandato de dois anos, a nova diretoria tem como presidente, conforme decisão majoritária dos 46 associados da entidade, Alex Da Riva, do Cristalino Lodge.

… O empresário atuará em sinergia com uma equipe composta por vice-presidentes: Mariana Rosa, da Passion Colection, na área comercial; Claudia Baumgratz, da Comuna do Ibitipoca, na comunicação; Andre Zanonato, da Etnia Casa Hotel, na financeira, Michael Nagy, do Fairmont Rio de Janeiro, nas relações institucionais; e Roberto Klabin, do Refúgio Ecológico Caiman, em sustentabilidade. Integrando o conselho e agora com o cargo de CEO, Simone Scorsato, que desde 2014 faz parte dos diferentes colegiados que dirigiram os rumos da associação.