Conselho Gestor prorroga os vencimentos de impostos do Simples Nacional

O Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, ontem (24), a prorrogação dos vencimentos de impostos para empresas enquadradas nesse modelo de tributação. A decisão atende a uma solicitação do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. A medida estendeu os prazos dos tributos com vencimentos em abril, maio e junho de 2021.

Boa lembrança: Hoje é o aniversário dele, do meu querido padrinho Pércio Andrade Filho. Happy birthday!

Simples Nacional

O Simples Nacional abrange os seguintes tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

O aniversariante de hoje, o empresário Carlos Melke fotografado ao lado da esposa, Tereza Melke e dos netos Luís Eduardo e Isabella

Como fica o calendário do simples nacional

Período de apuração de março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a 1ª em 20 de julho e a 2ª em 20 de agosto de 2021
Período de apuração de abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, em 20 de setembro e 20 de outubro de 2021
Período de apuração de maio de 2021, com vencimento original em 20 de junho de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a primeira com vencimento em 22 de novembro e a segunda vencendo em 20 de dezembro de 2021.

Desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é um problema global, independentemente do nível de desenvolvimento do país. A conclusão é da última pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada no último dia 5 de março. O estudo apontou que 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foram para o lixo, em 2019. Esse volume equivale a 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados.

Querida que só, a empresária Elaine Batista comemora hoje mais um aniversario. Happy birthday!

LIFT

Arredondar valores de compras para aplicar o excedente no mercado financeiro, desenvolver títulos de preservação de florestas, oferecer microcrédito a agricultores familiares pela internet. Esses são algumas novidades a serem apresentadas ao longo desta semana pelo Laboratório de Inovações Tecnológicas (LIFT), coordenado pelo Banco Central (BC) e pela Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

LIFT Day

As inovações estão sendo apresentadas no LIFT Day, que começou na terça-feira(23) e vai até amanhã (26). Com o objetivo de divulgar ações que podem facilitar a vida de poupadores e de consumidores e estimular a competição no mercado financeiro, o evento está sendo realizado online neste ano e pode ser acompanhado ao vivo no canal do Banco Central no Youtube.

A publicitária Giovanna Simioli festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Bom dia! O “não” só é garantido para quem nunca arrisca.

Trocam de idade hoje: Pércio Andrade Filho, Carlos Melke, Elaine Batista, Clarice Almeida, Lucimar Caramalac Munaro, Laura Mendes e Giovanna Simioli. Happy birthday!

… Cerca de um em cada sete brasileiros (15%) sempre permite que aplicativos e serviços possam acessar o microfone ou a webcam, segundo estudo global conduzido pela Kaspersky, chamado “Riscos de cibersegurança para o consumidor”. No entanto, a consciência de segurança sobre webcam é promissora.

O estudo revelou que 70% dos brasileiros se preocupam se estão sendo espionados pela webcam, e 73% se preocupam que possam ser observados por meio de software malicioso. Estes comportamentos sugerem que essas pessoas possam proteger proativamente seus dispositivos, à medida que se adaptam ao trabalho remoto e ao papel dos aplicativos colaborativos.

… O relatório mostra ainda que 43% dos brasileiros se preocupam com pedidos de acesso ao instalarem um novo programa ou app. Os dados do estudo mostram ainda que os brasileiros (20%) são mais cuidados com as webcams em comparação com outros países da América Latina, sendo que 15% dos colombianos e 14% dos mexicanos não permitem que aplicativos e serviços acessem seus microfones ou webcams.

Com a tecnologia ajudando as pessoas em reuniões de trabalho, a manter conversas com amigos e a ter acesso a programas de entretenimento, percebeu-se também um aumento na variedade de apps e serviços solicitando acesso a microfones e webcams.

.. Para continuar utilizando os meios de comunicação modernos e ter cuidado com a segurança, é importante sempre prestar atenção nos apps e serviços utilizados, bem como checar quais permissões solicitam.

Faz sentido que um aplicativo de chamada de vídeo tenha permissões para usar a câmera, por exemplo. Porém, se um aplicativo sem qualquer funcionalidade relevante (como um app para cálculos) solicita acesso ao microfone, é melhor tomar cuidado.