Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com 74% das participantes
Gravidez tardia
Há que se considerar vários elementos de risco quando se fala em uma gravidez tardia. Baixo peso do feto, prematuridade, diabetes gestacional, cromossomopatias (ou seja, as alterações dos cromossomos, que podem causar defeitos congênitos) e pré-eclâmpsia são alguns deles. Além disso, é preciso ter em mente que a decisão de começar uma família após os 40 anos vem acompanhada de um grande número de oportunidades, mas também de desafios.
Pesquisa
E conforme observou a Famivita em seu mais recente estudo, 70% das brasileiras acham mais difícil ser mãe após os 40 anos. Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com 74% das participantes, e as dos 30 aos 34 anos, com 73% delas. Já entre os homens, 38% acreditam que não é mais difícil para a mulher ser mãe após os 40 anos.
Distrito Federal
O Distrito Federal é o estado em que mais mulheres acham difícil ser mãe após os 40 anos, com 81% das entrevistadas. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, 74% e 73%, respectivamente, acreditam ser mais difícil. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 70% e 68%, respectivamente, confirmaram o fato. E Santa Catarina é um dos estados em que mais mulheres acham difícil ser mãe após os 40 anos, com 64% das participantes.
Aos 40 anos
Ainda, nosso estudo demonstrou que somente 26% das brasileiras conseguem se imaginar tendo filhos após os 40 anos. Porém, entre as mulheres dos 40 aos 44 anos, 69% delas conseguem imaginar ter filhos nesta idade. Ainda, entre as mulheres dos 35 aos 39 anos, 45% das entrevistadas relataram que imaginam ter filhos após os 40 anos.
Ferramentas
Para as mulheres que desejam engravidar após os 40 anos, hoje existe um verdadeiro “arsenal” que pode facilitar uma gestação. São ferramentas capazes de auxiliar realmente a fertilidade do casal, a exemplo de vitaminas, gel específico para engravidar, testes de ovulação e teste de fertilidade masculina, entre outros itens úteis para aumentar a segurança da reprodução.
IR Solidário
Até 30 de abril contribuintes podem doar até 3% para projetos e causas sociais . Campanhas de doações contribuem diariamente com projetos, instituições e causas sociais. O engajamento da população é fundamental para que o ato de solidariedade chegue em quem mais precisa. Nos meses de março e abril, os brasileiros têm a oportunidade de ajudar sem gastar um centavo a mais com isso. Até dia 30 de abril, os contribuintes podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda para projetos sociais, transformando toda a burocracia do processo em uma contribuição para a comunidade.
Potencial de doação
A destinação do Imposto de Renda ainda é pouco difundida no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros é superior a 4 bilhões, e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação. ”É essencial levarmos a informação de que este valor, que já seria pago ao governo de qualquer forma, pode transformar a rotina de crianças e adolescentes em todo Brasil. Vale reforçar que este valor vai ser de muita importância para diversos projetos continuarem seus atendimentos”, revela Rodolfo Schneider, gerente de engamento e mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais.
Como destinar
A opção está disponível para as pessoas que optam pelo modelo completo (modelo pelas deduções legais) na hora da declaração. Se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado no sistema da Receita) e ela recebe no período de restituição. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito. Pensando nas dúvidas que podem surgir na momento da declaração, o site impostosolidario.org.br foi criado, para que o contribuinte possa conferir o passo a passo de todo o processo e realizar a sua doação.
Ataque cibernético
O Sebrae encaminhou ontem um comunicado que está apurando as causas e trabalha pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos. O Sebrae tomou providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocados por um ataque cibernético, sejam resolvidos, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos. Desde o primeiro instante estamos trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade. O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, tanto pelo telefone quanto pelo Whatsapp.
SIM Digital 1
O governo federal publicou ontem (29) a Medida Provisória (MP) 1.110/22 com novas regras para o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, conhecido como SIM Digital. A MP também altera as datas de recolhimentos de contribuições previdenciárias, como a do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
SIM Digital 2
O SIM Digital é um programa de oferta de crédito para os empreendedores individuais. A medida provisória altera as regras de uma MP anterior com o objetivo de dar “maior segurança jurídica” e corrigir possíveis erros materiais no texto anterior, “com o intuito de que o escopo pretendido pelo SIM Digital e demais procedimentos seja atingido de forma clara e eficiente”.
… Bom dia! “Queira o bem. Faça o bem. O resto vem”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Silvia Benites, Cristina Racco, Jaime Artigas, Eliezer Matheus Coelho Trombini, Lucelia Souza, Mercedes Santos Tavares, Eliane Medeiros Alcaras, Luiz Fernando Couto, Mauricio Portugal, Lucia Brandão, Romary Gonçalves da Silva, Daniela Benante, Marcella Almeida, Ana Luzia, Marcio Clemente, Rosa Maria Vilela, Mary Pereira, Cesar Costa, Fernanda Trindade Rodrigues, Carla Sanchez, Dayane Day Medina Dutra e Marcos Fabricio. Happy birthday!
… A TROC, startup de compras e vendas de peças usadas em ótimo estado, inaugurou no dia 29 de março (terça-feira), um espaço físico, dessa vez, fixo, em São Paulo, na Oscar Freire. A shop in shop ficará localizada dentro da loja da Alme, também do grupo Arezzo&Co, onde já funcionava um ponto de coleta para a TROCBAG.
… A We Nutz, foodtech à base de plantas, terá um café na mesma área. A unidade será a primeira fixa da marca, após experiências com pop-up stores em Curitiba e também na capital paulista, ambas em 2021.