Diamond Jubilee State Coach é o nome da carruagem que transportou o Charles III durante a cerimônia de coroação, no ultimo sábado (6), em Londres, na Inglaterra. O modelo é, digamos, menos ostensivo do que o Gold State Coach, utilizado pela Rainha Elizabeth II, que faleceu no fim de 2022. Por exemplo, ela é 3,3 metros mais curta e tem, “apenas”, 5,5 m de comprimento. Ou seja, são 24 cm a mais que uma picape Hilux de cabine dupla, por exemplo.
Porém, embora tenha linhas para lá de clássicas, a carruagem é muito moderna. Fabricada na Austrália, em 2010, ela tem chassi feito de alumínio, sistema de suspensão com estabilizadores hidráulicos, ar-condicionado, vidros elétricos e câmeras de 360º. Ou seja, itens vistos apenas em carros de luxo.
No total, a carruagem que servirá ao rei Charles pesa 2.790 kg. Afinal, nela há vários itens que fazem parte da história do Reino Unido e também do Império Britânico. Por exemplo, há pedaços de madeira da macieira de Isaac Newton e uma bala disparada durante a Batalha de Waterloo. Assim como um pedaço da Pedra do Destino, utilizada em coroações na Escócia e, desde 1.296, também na Inglaterra.
Rei Charles 3° quis carruagem ‘discreta’
Porém, ainda assim a carruagem escolhida por Charles III é considerada mais discreta que a Gold State Coach. Ou seja, o modelo utilizado desde 1830, na coroação de Guilherme IV. Embora não seja feito de ouro – os ornamentos dourados, incluindo os três querubins no teto, representam Inglaterra, Escócia e Irlanda tiram o foco de um grande defeito da antiga carruagem: o conforto a bordo. Fonte: Rodrigo Tavares/ Jornal do Carro