Ah, mas é tudo igual….Não é não! Há diferenças tanto em sabor, textura, ingredientes e até mesmo no preparo quando falamos sobre molho e extrato de tomate. Afinal, apesar dos dois serem feitos com tomate, eles possuem papéis diferentes nos pratos.
O Extrato de tomate é uma base mais concentrada da polpa de tomate e pode conter adição de açúcar e sal. É usado para dar cor, sabor e consistência aos pratos. Por ser mais denso, também é utilizado como base para molhos, podendo ser incrementado com temperos de sua preferência.
Já o Molho de tomate é um produto concentrado à base de tomate com adição de especiarias como alho, cebola, orégano, manjericão, entre outros pronto para o consumo.
Como escolher?
O extrato de tomate, por ser mais concentrado, é um ingrediente bastante indicado como base receitas em geral, sendo muito usado para adicionar sabor, cor e consistência aos pratos um exemplo muito comum é colocar uma colher de extrato de tomate no feijão!
Por outro lado, o molho de tomate é o tomate já está pronto para ser adicionado às receitas! Além disso, esse ingrediente, diferentemente do extrato, costuma já vir temperado com sal, especiarias e ervas. É por isso que a maioria das receitas como molho para cachorro quente, pizza de liquidificador fácil, panqueca de carne com molho de tomate e filé de peixe ao molho de tomate e requeijão pedem esse molho pronto, que é prático e pra lá de saboroso!
A Tomate BR, associação brasileira que representa mais de 80% dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, busca trazer mais informações sobre a cadeia produtiva e também dicas de alimentação e saúde aos consumidores brasileiros.