Jaguar celebra legado de 75 anos de carros esportivos

Para celebrar os 75 anos de seus icônicos esportivos, a Jaguar traz ao Brasil a edição definitiva do F-TYPE, o último carro esporte a combustão a ser lançado antes de se tornar uma marca puramente elétrica, a partir de 2025. Disponível na opção cabriolet, o F-TYPE 75 oferece o equilíbrio perfeito entre desempenho excepcional e design musculoso e assertivo, com uma cabine definida por materiais luxuosos e detalhes requintados.

Para essa última edição, o F-TYPE passou por uma curadoria profissional, o que resultou em uma versão perfeita. O carro está mais assertivo do que nunca, com rodas de 20 polegadas de série e mudanças discretas de detalhes, como os centros das rodas e o emblema da grade mudado de vermelho para preto.

“A Jaguar é reconhecida ao longo de sua história pelo seu legado de criar carros esportivos extraordinários e pelo seu sucesso em grandes competições automobilísticas. O F-TYPE 75 chega para coroar toda essa história de sucesso com um veículo extremamente rápido, luxuoso e que entrega uma performance empolgante em todos os sentidos. Estamos ansiosos para celebrar essa história com esta última edição do F-TYPE antes que a Jaguar se torne uma marca totalmente elétrica, a partir de 2025”, diz Paulo Manzano, diretor de Marketing da Jaguar.

Design autêntico e esportivo

O Jaguar F-TYPE 75 chega em sua edição final com um design dramático e marcante, característico dos esportivos da marca, que remete a uma linhagem de 75 anos. As proporções esportivas do veículo com uma estrutura de carroceria esculpida em alumínio leve e rígido são instantaneamente reconhecíveis, e a presença focada e assertiva faz referência às formas fluidas da rica herança de carros esportivos da Jaguar, que começou com o XK120 lançado em 1948 como o carro de produção mais rápido do mundo.

Faróis LED superfinos, tecnologia Pixel de série, luzes diurnas com assinatura “Calligraphy” J e indicadores de direção abrangentes acentuam a largura visual do carro e sugerem seu potencial de desempenho. Esses itens se misturam perfeitamente ao revestimento de “metal líquido” do capô estilo concha, que varre elegantemente para trás, inspirado em modelos icônicos como o C-TYPE e o D-TYPE.

O veículo também recebeu exclusivos emblemas nos para-lamas dianteiros, que retratam a silhueta inconfundível do F-TYPE. O design da traseira do automóvel realça a forma inerentemente dramática e proposital do F-TYPE, fluindo para baixo até as finas luzes traseiras de LED com assinatura “Chicane”.

Completando o pacote exterior, o modelo chega com uma belíssima roda de 20 polegadas criada especificamente para essa versão, com design especial em preto brilhante e cinco raios.

Interior

O interior focado no condutor do F-TYPE é pura expressão da elegância e do desempenho do carro. A combinação de artesanato da Jaguar, detalhes requintados e materiais e acabamentos de altíssima qualidade proporcionam uma sensação elevada de luxo e esportividade. O cockpit “1+1” apresenta um display interativo de 12,3 polegadas, oferecendo uma ampla escolha de temas de exibição como convém a um verdadeiro carro esportivo.

O modo padrão é caracterizado pelo grande conta-giros central. Esse recurso e a luz do câmbio transmitem sutilmente o caráter e o potencial de desempenho do F-TYPE, aprimorando digitalmente o teatro mecânico do “batimento cardíaco” vermelho pulsante do botão de partida e das saídas de ar centrais.

Os bancos leves e finos combinam uma forma ergonomicamente otimizada com um conforto excepcional, aprimorado pelas opções de aquecimento e resfriamento. Materiais ricos como o couro Windsor de série nas edições especiais dão um toque ainda mais luxuoso, complementado por detalhes e acabamentos trabalhados das portas e dos encostos de cabeça.

Direção dinâmica e acertada

O modelo estabelece a referência para carros esportivos verdadeiramente envolventes e focados no motorista. A suspensão dianteira e traseira, a direção elétrica meticulosamente ajustada e a vetorização de torque por frenagem proporcionam agilidade excepcional e uma sensação verdadeiramente conectada ao veículo. Esses atributos são fundamentais para as respostas imediatas e intuitivas do carro a cada comando do motorista.

O chassi do veiculo é reforçado pelas juntas traseiras feitas em alumínio leve e rígido, que, juntamente com rolamentos de roda maiores, proporcionam um controle de precisão absoluta de contato do pneu, traduzindo-se numa sensação de direção ainda mais conectada. O modelo oferece ainda diferencial ativo eletrônico traseiro (EAD) para otimizar a tração.

O automovel é equipado de série com o sistema Adaptive Dynamics da Jaguar, com dinâmica configurável. Usando amortecedores controlados eletronicamente e continuamente variáveis, o Adaptive Dynamics otimiza o conforto de baixa velocidade e o controle de alta velocidade, enquanto o Configurable Dynamics permite que o motorista personalize as configurações de rigidez da suspensão, peso da direção, resposta do acelerador e troca de marchas.

O modelo também foi equipado com rodas de 20 polegadas e pneus Pirelli P Zero mais largos e especialmente desenvolvidos para proporcionar níveis excepcionais de aderência.

Motorização visceral

O carro chega ao Brasil em uma versão equipada com motor Ingenium 2.0 turbo de quatro cilindros e de 300 cv de potência, gerando torque máximo a partir de apenas 1.500 rpm e oferecendo resposta excepcional em todas as faixas de rotações.

Ele também proporciona o desempenho esperado de um Jaguar, garantindo uma aceleração de 0-100km em apenas 5,9 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. O motor é fabricado no Centro de Fabricação de Motores da Jaguar Land Rover em Wolverhampton, no Reino Unido.

O veículo também está equipado com transmissão Quickshift de oito velocidades, que pode ser acionada pelo controle manual no seletor de velocidades SportShift ou nos paddles no volante, oferecendo uma direção dinâmica e altamente esportiva.

Preço: O novo F-TYPE 75 na opção cabriolet chega ao Brasil neste mês de julho por R$ 612.977,00.