Malagueto, Mãeduba, Abakátia, Azeitony, Sambuda, Sachêila, Ioguto… Quem acompanha com apetite as redes sociais provavelmente já se deparou com esses nomes por aí. Eles são personagens do Sandubinha do Bem, HQ que é um sucesso no Instagram com 118 mil seguidores e que ganhou vida em março de 2022 pelas mãos do ilustrador baiano Wesley Mercês Silva, criador das também bem sucedidas Crônicas de Wesley.
Idealizado pelo curitibano Sidnei Ziekovski, co-fundador da renomada escola de negócios Conquer, o Sandubinha do Bem cativou crianças e adultos por todo Brasil com diálogos divertidos e inusitados envolvendo sanduíches, coxinhas e pimentas. E tem mais: agora você pode literalmente adentrar nesse universo com a recém-inaugurada lanchonete da empresa em São Paulo, a Sandubinhas, que fica em Pinheiros.
“Decidimos romper a 4ª parede e abrir uma lanchonete dos nossos queridos personagens. Para isso, escolhemos uma das regiões que mais gostamos em São Paulo: Pinheiros”, conta Sidnei. Com um conceito inovador, a casa tem 26 lugares e divide-se em dois espaços de ambientações distintas, cada um dedicado a um dos personagens principais da saga. No lado do Sandubinha do Bem, predominam cores claras e plantas, enquanto no do Sandubinha do Mal, seu antagonista, a pegada é mais industrial, com paredes escuras e luzes vermelhas. “São duas lojas em uma. Fizemos um projeto inovador com o intuito de inspirar nossos clientes e divertir a criançada.”
Mas não é apenas na arquitetura que a lanchonete surpreende. Outro ponto de destaque é o cardápio assinado pelo chef Vitor Bourguignon, vencedor do reality culinário MasterChef – A Revanche. Apresentado em forma de gibi, também traz essa ‘dualidade’ do bem contra o mal e lista opções saborosas, diferentes do convencional. É o caso do Carne Maluca, inspirado na receita do tradicional barreado paranaense e que leva vinagrete de banana e maionese artesanal. Opção vegetariana, o de Abobrinha vem com homus de beterraba e tabule de coentro. Tem ainda o Sanduba Frango Caesar, de frango, molho caesar, tomate e alfaces americana e romana.
Para os mais tradicionais, há burguers como o X-Dupão, cujo nome brinca com o termo “dupe”, popular nas redes sociais para designar versões baseadas em produtos de grife – neste caso, o famoso quarteirão de uma rede de hamburguerias. Além de dois smash burgers, ele vem com molho especial da casa, queijo cheddar, cebola picada e picles de pepino. Tem ainda porções para compartilhar, caso dos nachos e das batatinhas da casa, além de bebidas e combos.
“Com o personagem e, agora, com a lanchonete, uni duas das minhas paixões: comunicação e gastronomia”, diz o empresário. Os números refletem o sucesso dessa empreitada entre o real e o virtual. “Em um momento que todas as marcas sofrem com a perda de engajamento, o Sandubinha obtém incríveis 20%, com vários fãs dizendo que amam o personagem”, comemora Wesley. E não para por aí. Numa inovadora pré-venda de lanches, antes mesmo da abertura da loja, foram vendidos mais de 500 combos. “O sucesso do personagem e da lanchonete refletem o poder que o storytelling possui, aliado a um produto de muita qualidade. Sim, nossos sandubas são espetaculares”, conclui Sidnei.