“A obesidade é uma doença e é também importante fator de risco para patologias reumatológicas devido à complexa relação entre o excesso de peso e a saúde das articulações. O tecido adiposo produz substâncias pró-inflamatórias, como citocinas e adipocinas, que promovem inflamação crônica, afetando as qualidades das articulações e contribuindo para condições como artrite reumatoide e osteoartrite”, explica o reumatologista Fabio Jennings.
Ainda segundo o especialista, o peso em excesso gera “um aumento de carga sobre as articulações”, contribuindo efetivamente para o que ele define como “desgaste precoce da cartilagem”, e, consequentemente, aumenta o risco de doenças musculoesqueléticas. “Para prevenir essas condições e promover a saúde das articulações, é fundamental manter um estilo de vida saudável e manutenção do peso adequado”, completa o médico.
Participações internacionais
O evento contará com a participação de palestrantes internacionais remota e presencialmente para contribuir com os temas tratados. Desdobrando o tema principal, a especialista Daniela Fasca, da University of Miami, nos Estados Unidos, abordará o elo entre autoimunidade e obesidade com debates e considerações online.
Além dela, outros profissionais respeitados na reumatologia participam do ERA, como Catherine Sims, também dos EUA, para jogar luz à gestação e contracepção nas vasculites; David Isenberg, do Reino Unido, falando sobre Lúpus; e Ricardo Cervera, especialista da Espanha, para tratar da Síndrome Antifosfolípide (SAF) Catastrófica. Já presencialmente, o evento recebe Alexei Grom, também dos EUA, para debater a respeito da Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) e Doença de Still, evidenciando os desafios na prática clínica, desafios que contribuem para um aprimoramento contínuo de quem escolhe a reumatologia como especialidade médica.