Em 2023, o governo dos EUA recebeu 10.690 pedidos de green cards de trabalho (conhecidos como “vistos EB”) oriundos de brasileiros – um aumento de 48,9% sobre 2022 e o maior volume já registrado na história. O Brasil foi o quarto país que mais solicitou o benefício no ano passado, atrás de Índia (64,7 mil), China (25,7 mil) e Filipinas (14,1 mil). Os dados são de um levantamento inédito realizado pela consultoria Viva América.
A maioria das petições brasileiras (8.558) são referentes aos vistos EB-1 e EB-2, destinados a profissionais com habilidades acima da média. Em geral, são dados a pesquisadores e a profissionais com pós-graduação ou grandes feitos na carreira. É um dos principais indicadores de fuga de cérebro do Brasil, segundo explica Rodrigo Costa, CEO do Viva América.
“Nunca houve tantos pedidos de vistos EB-1 e EB-2 como no ano passado por parte dos brasileiros. É um fenômeno marcado pelas situações opostas do mercado de trabalho americano e brasileiro. Nos EUA, há uma grave escassez de mão de obra, o que tem inflacionado salários e impulsionado a atração de trabalhadores estrangeiros”, explica o executivo, que vive há 14 anos nos EUA.
Ele destaca ainda que o governo do presidente americano Joe Biden tem estimulado a contratação de profissionais das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e a competitividade do país.
Em outubro, por exemplo, a Casa Branca publicou uma ordem executiva criando ações para facilitar a contratação de profissionais da área de inteligência artificial (IA), incluindo o apoio a programas para atrair estudantes internacionais da área e facilitar sua permanência nos EUA após a conclusão dos estudos. Também estão previstos processos para agilizar o tempo de processamento de pedidos de visto de estrangeiros que queiram realizar pesquisas em IA no país.
O levantamento do Viva América revelou que foram feitos ainda 2,1 mil pedidos de vistos EB-3 por parte dos brasileiros no ano passado O Viva América é destinado a profissionais com ou sem ensino superior que não se enquadram nos critérios de qualificação do EB-1 e do EB-2. O visto é comumente usado por empresas americanas na contratação de imigrantes para vagas que exigem menos qualificação, como vendedores ou faxineiros.
Emissão de vistos EB para brasileiros
… Bom dia! “Dê um “Play” na vida, um “Pause” nos momentos bons, um “Stop” nos momentos ruins e um “Repeat” nas alegrias da vida”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Gilmar de Souza Viana, Clóvis Matto Grosso, Marcos Herrero, Valenir Dias da Silva, Takiske Oliveira, Luciene Costa, Adriana Orrico, William Morais, Alle Alonso, Maria Eduarda Amaral, Jean Charles Quesnelle, Jaqueline Carvalho, Paulinho Filho, Gislaine Carvalho Sarmento, Carla Alencar, Silvio Evangelista da Silva, Elvis Gref e Sidney Bichofe. Happy birthday!
… Ontem, segunda-feira (22) começou a Semana de Alta Costura em Paris. A abertura da semana foi com a maison Schiaparelli, que tradicionalmente é a primeira a realizar o show durante a temporada.
… Com styling de Pedro Sales e beleza de Leandro Rodaluge, Thássia Naves retorna a temporada que promete encontros e tendências que ditarão a moda de 2024.
… A atriz e fashionista, norte-americana, Zendaya, escolheu o salto So Kate, da Maison francesa Christian Louboutin, para compor o seu look para assistir ao desfile da Schiaparelli, que abriu a Semana de Alta-Costura na manhã desta segunda-feira (22), em Paris, na França.
… Silvia Braz também está participando da semana de alta costura de Paris. A comunicadora dá início a sua participação na temporada e, em seguida, retorna à Suíça para férias em família.
… O desfile da maison Dior, um dos mais importantes e esperados da temporada, contou com nomes importantes do mundo da moda e celebridades internacionais.
… O look escolhido pela comunicadora faz parte da coleção cruise da Dior, apresentada no México, repleta de rendas e borboletas. A Beleza foi assinada por Thaís Damasio.