A abertura da loja conceito temporária “Gold House” da Dior, em Bangkok, representa um marco na estratégia de marcas de luxo que buscam novos mercados na Ásia. Unindo sofisticação parisiense e elementos da cultura tailandesa, o espaço consolida Bangkok como um dos principais polos para o varejo de luxo na região.
A fachada da loja, inspirada na icônica boutique da Dior na Avenue Montaigne, em Paris, apresenta 300 janelas ilusórias, um telhado de mansarda e revestimento de mosaicos de ouro feitos à mão, enquanto o interior de 800 m² e os jardins de 2.500 m² exibem peças criadas por artistas tailandeses. Entre os destaques está a reinterpretação do tradicional tuk-tuk, assinada pelo designer Saran Yen Panya.
De acordo com Tamara Lorenzoni, Mestre em Gestão de Marcas de Luxo, “a ‘Gold House’ reflete o localismo, a habilidade da Dior de integrar tradição local e design global, criando um espaço que une o varejo e uma experiência cultural”. Ela destaca que esse tipo de abordagem permite que a marca se conecte profundamente com o mercado local, enquanto mantém sua exclusividade.
Tailândia: Um mercado em ascensão
A escolha da Tailândia não é coincidência. Com um mercado de bens de luxo pessoais avaliado em US$ 2,4 bilhões em 2024 e previsão de crescimento anual de 9% até 2029, o país se tornou uma alternativa estratégica, especialmente em meio à desaceleração do consumo de luxo na China.
Tamara Lorenzoni explica que “Bangkok tem se posicionado como um hub estratégico para marcas de luxo, graças à sua localização geográfica privilegiada e ao multiculturalismo vibrante, que atraem consumidores globais e locais”.
Além disso, experiências como o Café Dior, que oferece sobremesas exclusivas criadas pelo chef Mauro Colagreco, premiado com três estrelas Michelin, tornam a marca acessível a um público mais amplo, permitindo que o luxo seja vivenciado sem a necessidade de adquirir itens premium.
O futuro do luxo na Tailândia
O setor de luxo na Tailândia está sendo transformado por investimentos em infraestrutura, como o complexo “One Bangkok”, avaliado em US$ 3,2 bilhões. Este e outros projetos visam modernizar e ampliar o varejo de alto padrão, tornando o país um destino não apenas de compras, mas também turístico.
Para Tamara Lorenzoni, “a Tailândia exemplifica como o luxo pode ir além de produtos, oferecendo experiências que combinam modernidade e respeito pela cultura local. Isso cria um apelo único para consumidores exigentes e conecta as marcas a histórias mais profundas”. Com essa abordagem, a Tailândia se firma como um dos mercados mais promissores para o crescimento do luxo global.
Tamara Lorenzoni é estrategista de marca com atuação internacional, Mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano e Regent´s University London, bacharel e mestre em Relações Internacionais.
… Bom dia! “Viver não é esperar a tempestade passar, é aprender a dançar na chuva”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Julio Carlos Conceição, Gilma Carvalho, Calina Stoinski, Anderson Guimarães, Selina Machado, Paulo Lucio dos Santos, Andreia Aparecida, Teodoro Silverio e Fernando Correa. Happy birthday!
… Em 2024, Bauducco, maior produtora de Panettones do mundo e marca símbolo do Natal no Brasil, estreia um filme inédito para a data. Depois de alguns anos sem um filme publicitário para a sazonalidade, a marca lançou o emocionante “A Magia do Natal começa com Bauducco”.
… Com duração de 90 segundos, a produção apresenta uma verdade que só a Bauducco pode revelar: a marca é o símbolo do Natal, capaz de levar a emoção da data a qualquer lugar – até mesmo aos mais inusitados, como um aeroporto. Em um cenário de frustração, um menino (que simboliza o espírito natalino) oferece fatias de Bauducco Panettone a outros viajantes, instaurando um ambiente de união e celebração.
… O desfecho do filme, traz um toque de magia e surpresa, quando um misterioso funcionário do aeroporto deixa no ar uma sensação de encantamento, única do Natal. A assinatura da campanha resume essa experiência: ‘A Magia do Natal começa com Bauducco‘.
… Para reforçar a herança italiana da marca, a trilha sonora do filme apresenta uma versão instrumental de Con te Partirò, eternizada por Andrea Bocelli. Além disso, a escolha do Bauducco Panettone e Bauducco Chocottone, pela primeira vez juntos como protagonistas da narrativa, destaca a importância deles como símbolos do Natal no Brasil, evidenciando como o produto é capaz de despertar bons sentimentos e memórias afetivas no público em qualquer lugar, de forma leve e positiva. Clique aqui e assista ao filme completo!
… O filme foi lançado no intervalo do programa Fantástico, na TV Globo, alinhado a uma première inédita no TikTok no mesmo dia, com creators da plataforma. A ideia foi um vídeo react, no qual os influenciadores mostram sua expectativa e reação ao assistir ao filme, amplificando a conexão com o público.