O impacto do horário escolar no aprendizado

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*Por Dr. Lucas Vaz Padial

Dr. Lucas Vaz Padial Foto: Divulgação

A relação entre o horário escolar e o desempenho dos alunos tem sido amplamente discutida. Diversos estudos apontam que começar as aulas uma ou duas horas mais tarde do que o horário tradicional, de 7h00, pode trazer benefícios significativos para o aprendizado das crianças e adolescentes. A justificativa para essa mudança está diretamente ligada ao ritmo biológico desses jovens, que têm um “relógio biológico” mais tardio.

Pesquisas revelam que crianças e adolescentes são naturalmente mais vespertinos, ou seja, dormem e acordam mais tarde do que os adultos. Isso ocorre devido a mudanças hormonais que dificultam o despertar cedo, principalmente durante a adolescência, o que pode comprometer a concentração nas primeiras horas do dia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, essas mudanças afetam o sono até os 20 anos, tornando o horário escolar cedo um desafio para o desenvolvimento saudável.

Estudos demonstram que alunos que começam as aulas mais tarde apresentam melhor desempenho acadêmico. Foto: RDNE Stock project

O sono tem um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo. Durante o sono profundo (fase N3), o corpo libera hormônios, como o hormônio do crescimento (GH), que contribui para o aumento de estatura e ganho de massa muscular. Já o sono REM, mais próximo ao final da noite, é responsável pela consolidação da memória e aprendizado de longo prazo. Esses processos são essenciais para o bom desempenho escolar, e a privação de sono pode comprometer a capacidade de aprender e reter informações.

Estudos demonstram que alunos que começam as aulas mais tarde apresentam melhor desempenho acadêmico. Pesquisas da Universidade de St. Lawrence, nos Estados Unidos, mostram que quando as aulas começam 1 a 2 horas mais tarde, os alunos retêm mais informações e melhoram suas notas, especialmente em disciplinas que exigem mais concentração. O mesmo é observado em estudos realizados pela Universidade de São Paulo, que constatam melhorias na atenção e concentração de alunos quando o horário escolar é adiado.

Embora mudar o horário das escolas ainda não seja uma realidade em larga escala, existem maneiras de melhorar o sono dos alunos. Foto: RDNE Stock project

Embora mudar o horário das escolas ainda não seja uma realidade em larga escala, existem maneiras de melhorar o sono dos alunos. Ajustar o horário de sono antes do reinício das aulas, reduzindo o uso de telas e criando um ambiente mais calmo, pode ajudar a garantir que as crianças durmam mais cedo e acordem mais descansadas.

Em resumo, o sono de qualidade é essencial para o desenvolvimento e desempenho escolar dos alunos. Ajustar o horário de início das aulas poderia ser uma solução eficaz para otimizar o aprendizado, respeitando os ritmos biológicos naturais das crianças e adolescentes.

Dr. Lucas Padial é otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono com atuação no Hospital Paulista e na Clínica Jamal.