Maior multinacional brasileira de cosméticos e pioneira em produção sustentável, a Natura é uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial. Ao atribuir o prêmio à Natura, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reconheceu o compromisso da companhia de colocar a sustentabilidade no coração de sua estratégia de negócios, o que apoia a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.
A Natura administra uma empresa inovadora e ecológica que inclui operações em seis países da América Latina e na França, além da marca australiana Aesop, adquirida em 2013, com presença nos cinco continentes. A companhia emprega um modelo de produção sustentável baseado no fornecimento responsável de ingredientes naturais e trabalho com comunidades locais, para incentivar inovação ecológica em todo o ciclo de vida de um produto. A Natura é uma empresa carbono neutro desde 2007, com esforços intensos para minimizar sua pegada de carbono em todas as etapas de produção e para compensar suas emissões de CO2. Esse processo ajudou a acender a inovação ecológica, influenciando as tecnologias, o design e as fórmulas desenvolvidas pela empresa. A fabricante prioriza materiais reciclados e recicláveis em suas embalagens, analisando o impacto ambiental do ciclo de vida do produto. Um exemplo de como a Natura transforma desafios socioambientais em novas oportunidades de negócios foi o lançamento, em 2014, dos refis das fragrâncias da linha Ekos Frescores, feitos de 100% PET reciclado pós-consumo, gerando 72% menos emissões de gases do efeito estufa. Com esse lançamento, a Natura se tornou a primeiro grande marca de cosméticos a usar esse tipo de material na perfumaria. Com o Programa Amazônia, lançado em 2011, a Natura busca fomentar a criação de negócios sustentáveis na região amazônica, impulsionando o desenvolvimento de uma economia de floresta em pé. A companhia lançou, este ano, uma linha de produtos que usa um novo ativo amazônico, a ucuuba. Antes derrubada para exploração madeireira, a árvore em pé passou a render três vezes mais ao ano às comunidades locais com o manejo sustentável para fornecer cosméticos à Natura. O modelo da Natura traz benefícios substanciais a ecossistemas e comunidades tradicionais, além dos acionistas da companhia. A distribuição de riquezas para as comunidades fornecedoras da Natura somou R$ 8,9 milhões em 2014. No fim do ano passado, a Natura se tornou a primeira companhia aberta a receber a certificação Benefit Corporation (B Corp), que destacou seus altos padrões de responsabilidade ambiental e social. Em 2014 a Natura também apresentou uma série de diretrizes estratégicas para garantir que todos seus negócios criem um impacto positivo em cada dimensão de suas atividades em 2050, além de estabelecer ambições e compromissos que devem ser atingidos em 2020. O Prêmio Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental que a Organização das Nações Unidaspode conferir a indivíduos e organizações de destaque. Premiados anteriormente incluem líderes de nações a ativistas – todos visionaries cujas lideranças e ações levam o mundo ainda mais próximo a suas aspirações de sustentabilidade ambiental e uma vida digna para todos. Até agora, o Prêmio Campeões da Terra reconheceu 67 laureados em categorias de política, ciência, negócios e sociedade civil. Em 2015, o prêmio busca apoiar o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SustainableDevelopmentGoals) ao ilustrar, através dos exemplos dos laureados, que a transição para modelos de economia de baixo carbono, eficiência de recursos, inclusivos e sustentáveis não só são possíveis, mas já em estão em progresso. Além da Natura, os outros vencedores anunciados até agora são a The NationalGeographicSociety (Ciência e Inovação) e a South Africa’s Black MambaAnti-Poaching Unit (Inspiração e Ação). Os outros laureados serão revelados ao longo do mês de setembro. Os prêmios serão entregues no encerramento da conferência SustainableDevelopmentGoals, no dia 27 de setembro, em Nova York.