Rolex e National Geographic anunciam nova série das Expedições Perpetual Planet.

A Rolex e a National Geographic anunciam uma nova série de expedições de dois anos dedicadas a um dos ambientes mais críticos e menos compreendidos do planeta: o oceano. Do litoral ao fundo do mar e de polo a polo, o objetivo dessa iniciativa pioneira é documentar as áreas menos estudadas e as rápidas mudanças que estão ocorrendo, definir as implicações para pessoas e a vida selvagem que dele dependem e catalisar soluções. Liderada por uma equipe internacional de exploradores da National Geographic e cientistas multidisciplinares, a Rolex tem a honra de apoiar esta nova fase das Expedições Perpetual Planet. Fotos: ©Giacomo d’Orlando/National Geographic

Em 2019, a Rolex e a National Geographic Society se comprometeram a explorar os ambientes mais vulneráveis do planeta por meio das Expedições Perpetual Planet. A parceria utiliza expertise científica de renome mundial e tecnologia de ponta para revelar novos insights sobre os impactos das mudanças climáticas em sistemas vitais para a vida na Terra: montanhas como reservatórios de água do mundo, florestas tropicais como os pulmões do planeta e os oceanos como um sistema de refrigeração global.

A primeira expedição

A primeira expedição apoiada por essa parceria foi conduzida no Monte Everest em 2019. O time de expedição do Everest, liderado pela National Geographic e a Tribhuvan University, se concentrou em entender melhor os efeitos das mudanças climáticas nas geleiras do Hindu Kush-Himalaia, que fornecem recursos hídricos críticos para um bilhão de pessoas. A equipe instalou uma rede de cinco estações meteorológicas, incluindo uma na maior altitude do mundo, logo abaixo do cume do Everest. Estudos sobre biologia, geologia e glaciologia da região resultaram na publicação de diversos artigos científicos.

Estação meteorológica

A próxima expedição foi realizada no início de 2021, quando uma equipe de exploradores e cientistas da National Geographic instalou uma estação meteorológica – a mais alta do hemisfério sul e ocidental – logo abaixo do cume do Vulcão Tupungato, nos Andes do Sul. A instalação dessa estação forneceu aos cientistas informações cruciais sobre processos atmosféricos nas altas montanhas chilenas, que são uma das reservas de água mais vulneráveis do mundo. Essas montanhas fornecem água potável para mais de seis milhões de habitantes próximos a Santiago.

Os oceanos da Terra: Um patrimônio vital

Do litoral ao fundo do mar e de polo a polo, as Expedições Perpetual Planet da Rolex e National Geographic “Oceanos” abrangem todos os cinco grandes oceanos do planeta. Com equipes de exploradores da National Geographic, cientistas, contadores de histórias e membros locais da comunidade mergulhando sob a superfície, essas expedições destacam como o oceano é fundamental para a vida na Terra.

Cobrindo quase três quartos da superfície da Terra e contendo uma grande parte de sua biodiversidade, nossos mares são impressionantemente vastos. Porém, apenas 8% do “coração azul” do planeta estão atualmente protegidos. Com temperaturas oceânicas em ascensão e ecossistemas inteiros sofrendo como consequência, é mais urgente que nunca tomar medidas para proteger nossas águas. Mais de 100 países já concordaram em proteger 30% dos oceanos até 2030.

Unindo a expertise dos exploradores da National Geographic e as comunidades locais, as Expedições Perpetual Planet Oceano combinam ciência acadêmica e conhecimento ecológico local para ajudar a proteger e restaurar o maior ecossistema da Terra – o oceano.

… Bom dia! “Deixe pra trás o que não te leva pra frente”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Geraldo Maiolino, Rejane Monteiro, Thayne Alves, Juliano Bernardi Silva, Gueisa Garcia Martins, Fabiana Ferreira de Souza, Eduardo Zeilmann, Lucilene Pereira, Renan Tertulina, Nilza Guimarães Cordas, Edson Aparecido Paes, Ulisses Guiotti de Andrade Moraes, Vera Lúcia Rizzotto Moreira, Priscila Elizabeth Riofrio Zambrano e Maristela Harume Ogatha Tabosa. Happy birthday!

… A Havaianas e a Patta anunciam uma colaboração inédita que une dois universos distintos, mas igualmente marcados por identidade cultural e influência global. A collab Patta x Havaianas apresenta uma edição limitada de chinelos que reinterpreta um ícone do cotidiano com olhar contemporâneo.

… Baseado na silhueta clássica do modelo Top, o chinelo mantém a forma original, mas ganha nova estética com a assinatura da Patta. A palmilha traz o logo da marca internacional nos pés, enquanto as tiras, o logo da Havaianas junto às bandeiras do Brasil e do Suriname — um gesto simbólico que conecta origens e comunidades.

Havaianas e a Patta anunciam uma colaboração inédita.Foto: Divulgação

… Os modelos chegam em duas combinações de cores: preto com branco e verde com amarelo. Os pares vêm em uma caixa e estampa exclusivas com a inscrição “Lobi Libi” — expressão que traduz “amor e vida” em referência às raízes surinamesas da Patta e à essência da collab.