Oito destinos que aliam turismo e inclusão para viajantes LGBTQ+

A Booking revelou uma lista de oito destinos no mundo ideais para viajantes LGBTQ+ em 2025. O levantamento foi feito com base na proporção de acomodações que possuem o selo Travel Proud em cada cidade. Florianópolis, em Santa Catarina, é a representante brasileira na seleção, destacando-se pela rede de hospedagens comprometidas com a inclusão.

Lançado em 2021, o programa Travel Proud da Booking tem como objetivo tornar as experiências de viagem mais acolhedoras para pessoas LGBTQ+. Por meio de treinamentos gratuitos em hospitalidade inclusiva, a iniciativa capacita acomodações ao redor do mundo a entenderem melhor os desafios enfrentados por esses viajantes e a adotarem práticas que promovam um ambiente mais respeitoso e receptivo. Ao concluir o treinamento, as propriedades recebem o selo Travel Proud, sinalizando seu compromisso com a inclusão.

Confira a seguir os destinos que fazem parte desta lista.

Turim, Itália

Situada ao pé dos Alpes, Turim ocupa um lugar importante na história LGBTQ+ da Itália. Na década de 1970, foi o berço do primeiro movimento de libertação gay do país, o FUORI! (Fronte Unitario Omosessuale Rivoluzionario Italiano), que ajudou a lançar as bases para os direitos LGBTQ+ na Itália moderna. Esse espírito progressista perdura até hoje em uma cidade que mistura tradição com rebelião histórica. A cena LGBTQ+ de Turim gira em torno de San Salvario, um bairro criativo e cosmopolita repleto de bares, clubes e cafés inclusivos. Turim também conquista o paladar dos visitantes. Terra natal do vermute e do gianduiotto (chocolate de avelã), a cidade é um sonho para amantes da gastronomia, e uma degustação de chocolate oferece uma perspectiva sobre sua produção artesanal.

Onde se hospedar: para uma experiência de luxo no centro de Turim, o Principi di Piemonte | UNA Esperienze oferece lounges, restaurante gourmet e bar com vistas do centro da cidade. Para quem busca um ambiente acolhedor, o EDIT Lofts é um apartamento moderno com jardim e terraço. Embora cada apartamento tenha uma cozinha totalmente equipada, o restaurante da acomodação também serve pratos da culinária italiana.

Turim, Itália

Cidade do Panamá, Panamá

A Cidade do Panamá é um dos destinos emergentes mais interessantes da América Central para viajantes LGBTQ+, com uma comunidade animada e visível e um espírito progressista que está remodelando a identidade do local. Bairros como Casco Viejo, Via Argentina, Amador e San Francisco formam o coração da cena LGBTQ+, oferecendo de tudo, incluindo bares em terraços, galerias de arte, cafés inclusivos e eventos liderados pela comunidade. As celebrações do Orgulho LGBTQ+ continuam a se expandir, representando uma capital moderna, dinâmica e cada vez mais aberta. Um passeio pela cidade e Canal do Panamá revela as maravilhas da engenharia nas Eclusas de Miraflores, enquanto o Casco Viejo, patrimônio da UNESCO, atrai visitantes com seu charme colonial e ruas de paralelepípedos.

Onde se hospedar: a poucos passos do Museu do Canal, no centro histórico, o Sofitel Legend Casco Viejo, Cidade do Panamá oferece quartos e suítes que combinam camas de dossel clássicas com confortos modernos, além da maior piscina à beira-mar de Casco Viejo e um spa com foco holístico, piscinas de imersão e tratamentos personalizados. Para algo mais intimista, o Amarla Boutique Hotel Casco Viejo combina charme e história em uma casa restaurada.

Cidade do Panamá

Zurique, Suíça

A cena de Zurique, ainda pouco divulgada, mas em crescimento, é uma excelente opção para viajantes LGBTQ+. A maior cidade da Suíça é um destino elegante, destacando-se pela localização à beira do lago, cena cultural e centro histórico bem preservado. Seja desfrutando de um mergulho em uma das mais de 40 badis (piscinas ao ar livre situadas nos lagos e rios da cidade), fazendo compras na Bahnhofstrasse ou descobrindo a coleção de arte europeia do Kunsthaus, a cidade oferece atrações para todos os gostos. Zurique também tem uma história significativa para viajantes LGBTQ+: nas décadas de 1930 e 1940, foi a sede do Der Kreis (O Círculo), uma organização de destaque e uma das pioneiras em defesa dos direitos gays, além de uma revista bimestral. Hoje o bar Kweer ocupa o espaço onde funcionava o Barfüsser, um dos bares gays mais antigos da Europa, e é apenas um dos muitos espaços dedicados à comunidade LGBTQ+ na cidade.

Onde se hospedar: a uma curta caminhada da Bahnhofstrasse, o Sorell Hotel St. Peter é um hotel-boutique no centro histórico de Zurique, com quartos espaçosos e modernos e um lounge aconchegante que serve café da manhã, lanches e bebidas à noite. Já no bem equipado EMA House Serviced Apartments Superior Downtown o viajante encontra uma cozinha completa.

Zurique, Suíça

Brighton & Hove, Reino Unido

Geralmente aclamada como a capital gay do Reino Unido, essa cidade litorânea mistura sua natureza progressista com o charme típico dos píeres e há muito tempo atrai a comunidade LGBTQ+ do país. Vale visitar o distrito de Kemptown, que lidera festas com bandeiras do arco-íris, drag brunches, cafés LGBTQ+ e arte de rua que expressa o ativismo com orgulho. Opções para curtir o dia não faltam: no Bar Broadway, há mimosas e lantejoulas à vontade, enquanto o Komedia e o Ironworks Studios oferecem shows ousados. Além do brilho e do glamour, os viajantes têm muito mais para descobrir: um passeio por The Lanes em busca de achados retrô, a vista da praia na torre i360, uma mostra no Brighton Museum & Art Gallery ou um tour de História LGBTQ+, sobre a evolução do Orgulho em Brighton. Em agosto, é o Orgulho LGBTQ+ que dá vida à cidade com uma onda de cores, música e comemorações.

Onde se hospedar: com localização central, o Q Square by Supercity Aparthotels oferece aos visitantes fácil acesso ao Brighton Pier, ao Royal Pavilion e à estação ferroviária de Brighton. Equipado com academia, esse apart-hotel também oferece área de estar ao ar livre e um estacionamento para bicicletas.

Brighton Hove Reino Unido

Florianópolis, Brasil

Mais do que um paraíso litorâneo, Florianópolis é um local de inclusão e comunidade, o que a torna um dos destinos preferidos no Brasil para o público LGBTQ+. A cidade é composta em sua maior parte pela Ilha de Santa Catarina, onde os viajantes podem passar o dia caminhando pela trilha da Lagoinha do Leste, conhecer a Lagoa da Conceição ou tomar caipirinhas na Praia Mole, a praia gay não oficial da ilha. O destino está repleto de espaços LGBTQ+, desde bares à beira-mar e shows drag até celebrações ao longo de todo o calendário, em que o amor e a expressão ocupam o palco principal. Para quem vai ao Carnaval Gay de Florianópolis, que acontece todos os anos, há uma programação com muita festa, desfiles e competições.

Onde se hospedar: o Novotel Florianópólis fica em uma localização ideal para quem quer absorver a energia da cidade, entre bares, praias e baladas, com quartos modernos e espaçosos, além de uma piscina de borda infinita na cobertura que oferece uma vista da Baía Norte.

Florianópolis

Chicago, EUA

Chicago sempre foi uma referência em visibilidade, ativismo e celebrações LGBTQ+. No coração da comunidade fica Northalsted, antigo Boystown e o primeiro bairro LGBTQ+ oficialmente reconhecido nos EUA. Embora o nome tenha evoluído para representar uma inclusão maior, a região continua sendo um símbolo de orgulho, repleta de bares, clubes, shows drag e pilares de arco-íris que homenageiam o legado. Aqui, porém, a cultura LGBTQ+ vai além de um distrito: de drag brunches em Uptown a exposições de arte no Museu de Arte Contemporânea. Em Andersonville, os visitantes podem conhecer lojas LGBTQ+ como a Scout, com objetos reaproveitados e móveis restaurados de meados do século, ou a Mercantile M, com artigos acessíveis. Como berço do house, nascido nas pick-ups de DJs LGBTQ+ em clubes underground, o som da cidade ainda ecoa no Pride Fest, uma das maiores paradas do Orgulho LGBTQ+ do país. A consagrada cena de jazz de Chicago também carrega influências LGBTQ+, e os viajantes podem conhecer essa história, desde os bares clandestinos dos anos 1920 até a efervescência dos clubes contemporâneos.

Onde se hospedar: com um lounge na cobertura com vista para o horizonte da cidade, um restaurante moderno e uma piscina olímpica coberta, o Loews Chicago Hotel oferece conforto e estilo, em uma localização ideal para quem quer conhecer o Millennium Park, a Magnificent Mile e o Navy Pier.

Loews Chicago Hotel EUA

Sydney, Austrália

Sydney é um dos principais pontos de encontro LGBTQ+ do mundo. Darlinghurst e Surry Hills são bairros LGBTQ+ com faixas de pedestres arco-íris, cafés e bares como o Stonewall Hotel, tombado como patrimônio histórico. Embora o Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras seja o grande destaque, o espírito LGBTQ+ da cidade se mantém vivo o ano todo com eventos como bingo drag, clubes de surfe inclusivos e exposições de arte no recém-inaugurado Qtopia Museum. Entre as experiências imperdíveis estão assistir ao melhor da cena drag de Sydney no The Imperial Erskineville, praticar ioga ao nascer do sol em North Bondi e fazer passeios de balsa até Manly. É possível assistir a um show do Bangarra Dance Theatre no Sydney Opera House, a companhia de artes cênicas aborígine e do Estreito de Torres mais prestigiada do país.

Onde se hospedar: o Kimpton Margot Sydney by IHG oferece um toque de glamour do velho mundo, charme art déco e sensibilidade contemporânea. Logo na esquina da conhecida Oxford Street, o The Pullman Sydney Hyde Park é uma ótima opção para viajantes que buscam diversão noturna. No Kings Cross, um bairro rico em herança LGBTQ+, o Holiday Inn Sydney Potts Point oferece lindas vistas da Opera House e da Harbour Bridge.

Sydney, Austrália

Porto, Portugal

Porto, a segunda maior cidade de Portugal, encanta viajantes LGBTQ+ com ruas de paralelepípedos, vistas para o rio e espírito inclusivo. Mesmo discreta e intimista, a cena LGBTQ+ tem um charme próprio. Bares como o Pride e o Café Lusitano oferecem ambientes acolhedores, com shows drag e noites de discoteca que atraem um público misto e de mente aberta. Para aproveitar a energia da madrugada, o Zoom Club oferece um local recluso para dançar até o amanhecer. Além da vida noturna, Porto convida todo mundo a uma descoberta no seu próprio ritmo. É possível conhecer as ruas sinuosas da Ribeira, participar do LGBTour Porto em um passeio guiado pelo centro histórico ou atravessar a Ponte Dom Luís I até a Vila Nova de Gaia, para degustações em portos ribeirinhos. Com uma celebração cada vez maior do Orgulho, festivais de cinema como o LGBTQ+ Porto e uma cultura local receptiva, a cidade é uma alternativa aos destinos mais agitados.

Onde se hospedar: situado na Praça da Ribeira com vistas para o rio Douro, o Pestana Vintage Porto Hotel do século 16 mistura charme histórico com conforto 5 estrelas, a poucos metros da catedral, da Torre dos Clérigos e dos cruzeiros no rio Douro. Instalado em um edifício histórico restaurado, o Your Opo Apartments também oferece acomodações chiques à beira do rio com um design moderno e vistas do Douro.

Porto, Portugal

Mais informações sobre pacotes turísticos podem ser obtidas na agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelo WhatsApp: 67 98425 6330