Marrocos apresenta ao mercado brasileiro seu azeite em dois dias de experiências e degustação
O Ministério da Agricultura e Pescas Marítimas do Marrocos promove nos dias 16 e 17 deste mês o encontro de duas culturas em torno de uma iguaria muito apreciada no mundo todo. Produtores marroquinos trazem ao Brasil o azeite produzido em suas terras e o apresentam para distribuidores nacionais. O Hotel Tivoli Mofarrej será o palco desses encontros e no dia 16 uma degustação mostrará as razões do sucesso desses sabores do precioso líquido dourado.
A estrela da festa é a Picholine Marroquina, variedade que representa mais de 90% das plantações de olivas no país. É a sua grande adaptação às condições do solo e do clima da região, além da sua versatilidade na utilização – Azeite Comum ou Premium –, que a torna tão relevante. As outras variedades de olivas representam 10% das plantações: Picholine Languedoc, Manzanille, Picual Hojiblanca, Arbequine, Ascolana, Dura, Frontoi e Gordal.
A oleicultura marroquina é dinâmica e promissora. A produção de azeite no Marrocos impacta 5 % do PIB do país, representa 15 % do total de suas exportações e gera mais de 100 mil empregos permanentes. Os olivais se estendem por todo o território nacional, com exceção da parte que margeia a costa atlântica, por conta das exigências bioclimáticas demandadas para o cultivo. Os olivais ocupam 10% de toda a área cultivada no Marrocos e representam mais de 55% da arboricultura frutífera do país.
Hotel Tivoli Mofarrej
Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira César, São Paulo
Dia 16 de novembro
8h – 13h: palestras e degustação de azeites do Marrocos
13h – 14h: almoço
14h – 19h: encontros B2B
Dia 17 de novembro
8h – 18h: encontros B2B