Coluna Ponte Aérea 06/12 – Alagoas

19- turismo jefferson (8)

Alagoas : Com suas praias e piscinas naturais, encantam os turistasFoto Principal

Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores como Tabuba e Gunga, garantem aos turistas dias de férias variadas, a pequena distância dos principais hotéis.
O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho – em Jatiúca, uma das praias mais famosas, ocasionalmente o mar está impróprio. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infra-estrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras. Já Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade. Longe da orla ficam as atrações culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitetônicos variados – do barroco ao gótico – e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia, estão construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns. Foto-Maceió_01
O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, se encontram restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional – regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios – aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até peruanos, há restaurantes para todos os gostos.  Não deixe de experimentar pelo menos um quitute que leve sururu, um saboroso molusco de propriedades afrodisíacas. Guarde ainda um espacinho para a tradicional tapioca, com mais de 30 sabores de recheio. Também típicos são os trabalhos das famosas rendeiras de Alagoas. Passada de mãe para filha, a arte confere cores e bordados a peças diversas encontradas no bairro do Pontal da Barra.

Praias

Pajuçara

Uma das mais famosas praias de Maceió, Pajuçara é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, a dois quilômetros da costa. Entre as atrações, além dos peixes, sanfoneiros e cantadores que promovem um animado forró em meio aos corais. A praia oferece ainda diversas barracas, chuveiros, ciclovia e pista de cooper.

 

Ponta Verde

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, Ponta Verde tem águas claras e muito calmas, boas para esportes como mergulho e o windsurf. Coqueirais, barracas – destaque para as charmosas Lopana e Kanoa – e calçadão atraem também aqueles que querem apenas curtir o alto-astral da badalada orla.semptur-maceió

 

Praia Do Gunga

O extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Maceió, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 km. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer, bares e restaurantes

Barra De São Miguel

Praia central da cidade de Barra de São Miguel, vizinha a Maceió, São Miguel é bastante freqüentada pelos locais. Com ondas fortes na maré alta – consideradas as melhores do Estado – e piscinas naturais na baixa, incentiva à prática da pesca, do mergulho e do surf. Fica a 33 km.

Praia Do Francês

O movimento é constante na praia do Francês, com águas que vão do verde claro ao azul intenso. O canto esquerdo é tomado por bares e restaurantes, além de barreiras de recifes. No lado direito as ondas são fortes e boas para o surf. Fica a 21 km.

Maragogi

Com suas águas mornas e cristalinas, as famosas piscinas naturais de Maragogi se tornam uma parada obrigatória para quem visita Alagoas. As mais famosas são as Galés, que ficam a cerca de 6 km da Praia de Maragogi, dentro da rota turística da Costa dos Corais – considerada a maior Área de Proteção Ambiental Marítima do Brasil. Os visitantes têm a chance de mergulhar em águas cristalinas, na companhia de peixes com cores, formas e tamanhos diferentes, tirar fotos aquáticas e ainda receber informações sobre conscientização ambiental. Alguns hotéis da região oferecem pacotes à parte com esse passeio, que são realizados durante a maré baixa, quando os recifes formam estruturas similares a piscinas, uma experiência perfeita de contato com a natureza para toda a família.

 

Praia da PajuçaraPorto da Pedra

Outro lugar imperdível para se visitar no litoral alagoano é a pequena cidade de Porto de Pedras. Lá, os turistas podem conhecer os dóceis habitantes do rio Tatuamunha, que se divertem nos manguezais e encantam a todos que os encontram: os peixes-boi marinhos. O passeio pelo rio é feito pela Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe-Boi Marinho, que auxilia na readaptação desses mamíferos aquáticos ao seu habitat natural. Na visita, os guias explicam o trabalho desempenhado pela entidade e repassam informações sobre esses animais, que podem atingir até 4 metros de comprimento e pesar 600 quilos quando adultos, mas ainda assim são dóceis e brincalhões. Um dos destaques do passeio é quando os peixes-boi que já foram soltos no rio chegam bem perto da jangada onde estão os visitantes, deixando a viagem ainda mais inesquecível. É impossível visitar o Litoral Norte de Alagoas e não experimentar bolinhos de goma. Com isso, a última parada desse Top 3 é no povoado de São Bento, distante 6 km do centro de Maragogi, não poderia ser outra que não a visita à pequena Fábrica de Bolinho de Goma da Irmã Marlene, que há quase 30 anos se dedica à fabricação artesanal dos bolinhos. Aos visitantes, basta entrar no local para se apaixonar pelo cheiro de biscoito recém-saído do forno. E, muito provavelmente, terão a chance de conhecer a simpática quituteira, que costuma apresentar o seu local de trabalho, que na verdade é a sua casa, bem como a receita dessa famosa delícia nordestina.untitled

A Operadora Partenon oferece pacotes de 7 dias, com aéreo saindo de Campo Grande dia 20 de janeiro. Com hospedagem no Coqueiros Express Hotel, com café da manhã. O pacote por pessoa saí a apartir de R$ 3.020,00 por pessoa parcelados em até 9x no cartão, (preços, datas de saída e condições de pagamento estão sujeitos a alteração sem aviso prévio e taxas de embarque não inclusas).Mais informações podem ser obtidas na Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelos telefones:(67) 3327-0134 e 3326-2909.19- turismo jefferson (8)