A busca pelo bom posicionamento profissional costuma ter início no final do ensino médio. Os jovens alunos buscam um diploma universitário para abrir portas em sua jornada profissional e precisam decidir a sua área de atuação antes de entrarem no mercado. Terminada a graduação e já trabalhando em suas áreas, outras dúvidas reaparecem na hora de investir ainda mais no currículo: afinal, quando é a hora certa de começar uma pós-graduação? Vale a pena começar a especialização logo após o término da faculdade? Qual é o tipo de pós-graduação que o mercado mais valoriza?
Para tomar uma decisão tão importante, vale a pena entender um pouco mais sobre as diferentes opções para a conclusão de mais importante etapa na formação acadêmica.
O que é a pós-graduação lato sensu?
O termo, que significa “em sentido amplo”, é utilizado para designar cursos de pós-graduação de curta duração (comparada ao stricto sensu). De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o curso deve ter duração mínima de 360 horas e ser ministrado por uma instituição de ensino, que costuma oferecer aulas presenciais ou na modalidade a distância. Geralmente, essa etapa de estudos aborda cursos de áreas de especialização e MBA (Master in Business Administration). Assim, o profissional pode fazer mais de uma especialização, intercalando áreas de conhecimento a fim de aprimorar sua carreira.
O que é a pós-graduação stricto sensu?
É a pós-graduação voltada exclusivamente para a obtenção de títulos de mestrado e doutorado em uma área de estudo, formando pesquisadores. A maior parte dos interessados em cursar uma pós stricto sensu (que significa “em sentido estrito”) almeja a carreira acadêmica em sua área, dedicando-se a pesquisas e projetos. Esses programas de pós-graduação aprofundados exigem uma série de requisitos, como proficiência em uma língua estrangeira e a defesa de uma tese para a obtenção do diploma ao final do curso.
Existe uma hora certa para começar uma pós-graduação?
Não existem regras fixas ou um período ideal para iniciar uma pós-graduação. Há quem deseje começar a especialização imediatamente após o término da graduação, assim como existem profissionais que desejam atuar e acumular alguma experiência na área antes de iniciar o curso. Como a pós-graduação exige um investimento de tempo ou mesmo de recursos financeiros, a decisão deve ser tomada de acordo com essas possibilidades. No entanto, vale ressaltar que é interessante começar a pensar em uma especialização mais simples entre o terceiro e o quinto ano após a conclusão da primeira graduação. Isso pode garantir mais chances de promoções e novos cargos. Já os cursos de pós-graduação mais intensivos, como o doutorado, serão mais proveitosos entre o quinto e o décimo ano após o término da faculdade, já que a experiência e o amadurecimento profissional são de grande valia durante o desenvolvimento das pesquisas.