O empoderamento feminino em diferentes esferasO empoderamente feminino é um assunto que tem sempre estado em pauta, tanto que o instituto de pesquisa estrangeiro Mercer esmiuçou uma previsão sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho. O estudo prevê que até 2025 a América Latina deve liderar o mundo em número de mulheres em cargos de liderança e operacionais, ocupando quase metade das vagas.O papel das mulheres na sociedade tem sido cada vez mais ativo. Desde os anos 2010, mais de 40% das famílias vêm sendo comandadas por mulheres, segundo o último senso do IBGE Sua presença no Congresso brasileiro também aumentou, chegando a 10% das eleitas em 2014. Também lideram o mercado de empreendedorismo e já somam mais de cinco milhões de mulheres donas de seu próprio negócio. Nos últimos 10 anos, houve aumento de 19% no número de mulheres no comando, segundo o Sebrae. |
Mulheres icônicasDesde sempre as mulheres têm lutado por seus direitos. No Brasil, desde a colonização portuguesa algumas personagens tornaram-se importantes na história do País por levantarem diversas bandeiras. Dandara, esposa de Zumbi, participou ativamente no Quilombo dos Palmares como líder das falanges femininas. Maria Quitéria se juntou ao exército brasileiro em 1822 com nome de soldado Medeiros para lutar pela independência.Mas, a luta não foi apenas com armas. Afinal, Celina Guimarães Viana, em novembro de 1927, se tornou a primeira eleitora do Brasil, abrindo espaço para que outras mulheres pudessem decidir quem iria representá-las no Governo. Leolinda Daltro, indianista, quando teve seu alistamento eleitoral negado, fundou o Partido Republicano Feminino, que lutava por causas feministas.
Muitas outras mulheres fizeram e ainda fazem a diferença na sociedade brasileira como: Cecília Meireles, Carmen Miranda, Chiquinha Gonzaga, Dilma Rousseff, Elza Soares, Leila Diniz, Maria da Penha, Marta Vieira – futebol feminino, Tarsila do Amaral, Zilda Arns Neumann, etc. Por isto, dentro deste contexto, resolvemos separar para você histórias de vida inspiradoras de altas executivas. Assim, mais do que números, é possível ver como as mulheres têm alterado suas realidades e inspirado todos de seu entorno. |
Executivas que fazem a diferençaCamila Costa
Camila M. Costa, CEO da Agência ID Publicitária de formação pela FAAP, fez MBA em marketing na FIA/USP e especialização executiva em tecnologias disruptivas na Singularity University, no Vale do Silício. Desenvolveu toda sua carreira em agências de publicidade. Começou atuando com campanhas off-line, passou pelo marketing direto, ativação e se apaixonou, em 2006, pelo ambiente digital. Há um ano e meio lidera a agência ID, com quase 60 pessoas, que aportam seus talentos em campanhas de branding, de performance e projetos inovadores que desenvolvem para seus clientes, dentre eles: Adidas, Childhood, Friboi, Natura, Onofre Agora e Santander.
Fabiana Bernabe Fabiana Ribeiro Bernabe, mãe do Victor de 19 anos e CMO da Pixeon, atua há mais de 20 anos no mercado de tecnologia, ambiente que ainda é, majoritariamente, masculino. Se bem que ela já está acostumada, afinal, sua primeira formação é em Tecnologia da Informação, e após isso se especializou em Marketing e Negócios. Com passagens por empresas como Ericsson, Telefonica, GE e agora na Pixeon conta que há três anos tirou um período sabático que foi um divisor de água em sua vida. Durante este período ela viajou pelo mundo, o que a desenvolveu tanto pessoal quanto profissionalmente. “Foi uma experiência incrível, me tornou uma profissional melhor e mudou minha visão da vida e do mundo”.
Raquel Miranda Raquel Miranda, 28 anos, especialista de Redes Sociais e Conteúdo do Airbnb para Brasil e América Latina. Formada em Publicidade pela Faculdade Cásper Líbero, ela cuida da ‘voz’ da plataforma na maior rede social do mundo e uma das favoritas dos brasileiros. Faz parte de uma equipe de mais de 20 pessoas e ganhou destaque dentro da companhia, mesmo com sua pouca idade, por liderar a estratégia de conteúdo e mídia ao redor do Night At na Vila do Chaves culminando na maior campanha do Airbnb em termos de resultados positivos e visibilidade em 2015, entre outras ações.
Adriana Barbosa Adriana Barbosa, 29 anos, diretora-geral e fundadora da payleven Brasil, é formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças Internacionais pela FGV e já atuou em grandes empresas do setor financeiro, como Grupo IBMEC, A.T Kearney e KPMG do Panamá. Em 2012, Adriana fundou a payleven, empresa de meios de pagamentos que foi pioneira do modelo Chip&Senha no Brasil. Antes de ser uma empreendedora era uma intraempreendedora nas empresas por onde passou. Atualmente, a profissional gerencia uma equipe de 90 profissionais de diferentes áreas funcionais, desde criação de produto até atendimento ao cliente. Para a profissional, o principal desafio é se reinventar constantemente como gestora, para conseguir interagir com talentos que s&a tilde;o diametralmente diferentes de você, mas que são extremamente importantes para criar uma equipe complementar e de alto desempenho.
Alexandra Avelar Alexandra Avelar, diretora de Serviços para a América Latina da Sprinklr, é jornalista de formação e marketeira de profissão, assumiu seu primeiro cargo de gerência aos 21 anos assim que terminou a faculdade. Quando pequena, tinha o sonho de ser jornalista, os caminhos da vida a fizeram conhecer o mundo de TI o que culminou em sua verdadeira paixão. Desde então, sempre soube que teria de lutar um pouco mais do que seus colegas homens para ocupar seu espaço neste mercado. Hoje está realizada e feliz por suas escolhas.
Tahiana D’Egmont Tahiana D’Egmont, 30 anos é CEO da Kickante, plataforma brasileira de financiamento coletivo. Formada em Publicidade e Propaganda pela FECAP, desde os 15 anos já trabalha com internet, em produtoras de sites, startups e departamentos digitais de grandes empresas como a Universal Music. Em 2008, fundou a empresa de jogos online, Mentez. Também atuou como CMO da Vostu e participou da fundação de outras empresas pontocom, como Tutudo, Mimpit e UniPay. Desde janeiro de 2015, ano em que assumiu o cargo na plataforma, vem atingindo recordes tanto em captações, quanto em números de campanhas e já é a empresa do setor que mais cresce no Brasil.
Talita Lombardi Talita Lombardi, 32 anos, é empreendedora, escritora, palestrante, youtuber e mentora na área de Negócios e Vendas. Com formação em Administração e especialização em Marketing, é ainda a criadora do Startups Stars (shttp://www.startupsstars.com/) – maior blog independente de startups do país – e do Menina Executiva (www.meninaexecutiva.com) – espaço dedicado a discussão de temas relacionados a empreendedorismo e carreira, chegando a mais de 65 mil pessoas em suas redes e mais de 30 mil impactadas com suas palestras.
Vanessa Santos Vanessa Santos, diretora de Operações da HANZO, é responsável por todas as entregas realizadas pela empresa, desde o processo de entender a venda até negociar com as equipes de tecnologia o que e como será feito o desenvolvimento dos aplicativos, entre outros. Também atua na aprovação de pipeline de novos e atuais produtos, análise de viabilidade técnica e financeira dos projetos e formação de novos profissionais. Vanessa sempre quis ser gestora e implantar um ritmo de trabalho mais tranquilo, onde as pessoas não sintam que estão competindo com o colega ao lado. A executiva optou por não ter filhos. Não porque isto a impedisse de subir degraus em sua carreira, mas por ser feliz não sendo mãe, embora adore crianças e seja super “coruja” em relação aos sobrinhos e outras crianças. Ela acabou buscando um caminho próprio de felicidade, que não é necessariamente o tradicional “mulher com carreira bem sucedida e uma família com filhos”. Juliana Vital Juliana Vital, 31 anos, diretora de Serviços e Sucesso do Cliente da Sprinklr. Graduada em Publicidade e Propaganda e Gestão de Comunicação Empresarial e com Pós Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, ela atua há 12 anos sempre em cargos ou empresas com ambientes, majoritariamente, masculinos. Já enfrentou momentos de desafio quando precisou gerenciar uma equipe reduzida em 70% com um corte drástico no orçamento e ainda entregar resultados importantes para a estratégia da empresa. |
Fato históricoA data foi criada devido a uma variedade de manifestações que aconteceram pelo mundo com o intuito de lutar contra a situação de trabalho degradante a que as mulheres eram submetidas no início dos anos 1900 – não foi apenas pela tragédia quando 130 operárias foram incendiadas dentro de uma fábrica por protestarem em prol de melhores condições. Mas, a escolha deste dia exato veio por conta da manifestação de mais de 90 mil operárias contra o Czar Nicolau II, monarca russo, em 1907. A data só foi oficializada em 1921. |