Apontado como um dos mais tradicionais eventos moto ciclísticos do Brasil, o Penedo Riders 2014 deverá levar cerca de 40 mil pessoas, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, ao Clube Finlândia, em Penedo, distrito de Itatiaia. Realizado a poucos metros da Casa de Papai Noel, o evento também tem um cunho filantrópico. O ingresso são dois quilos de alimentos não perecíveis. No ano passado, foram arrecadadas 21 toneladas de arroz, feijão, açúcar, macarrão e outras doações que foram entregues a seis entidades de Itatiaia.
Organizado pelo Moto Clube Penedo Riders, com apoio da Prefeitura de Itatiaia, o encontro de motociclistas terá praça da alimentação; tendas para venda de produtos de couro e de montadoras de motocicletas; camping com café da manhã para os motociclistas; lojas temáticas; e, 15 shows de rock. A banda Faixa Etária faz o show principal do evento no sábado, às 23 horas.
Presidente do Penedo Riders há seis anos, Wallace Peçanha lembra que no ano passado 800 moto clubes do Rio, São Paulo, Minas Gerais e outros estados mandaram representantes para o evento. Há dois meses a rede hoteleira de Penedo, que oferece quatro mil leitos, está lotada para o fim de semana do Penedo Riders. Peçanha explica a razão do sucesso:
— Nós oferecemos uma ótima estrutura para o visitante, a região é belíssima, selecionamos as melhores bandas de rock e colecionamos muitas amizades nos eventos que participamos pelo Brasil.
O secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, vai participar do evento e ver de perto, pela primeira vez, o clima que reina num encontro de motociclistas. Ele atribui o crescimento dos eventos moto ciclísticos no Estado do Rio à diversidade turística do território fluminense:
— Vou conhecer de perto os eventos para planejar o apoio a este importante segmento do turismo regional. E ver também como se comporta a hotelaria. A exploração e a ganância, através de pacotes com preços absurdos, podem matar a galinha dos ovos de ouro do setor. Praticar preços abusivos durante estes eventos é uma atitude suicida – afirmou o secretário.
Secretária de Turismo de Itatiaia, Roberta Oliveira ressalta a importância do Penedo Riders para fomentar a atividade econômica do turismo, pois o evento leva a rede hoteleira não só de Penedo como da região a atingir taxa de ocupação de 100%:
— Este evento traz um retorno positivo imediato para a economia do município e ainda retorno em médio prazo, pois muitos participantes do evento voltam depois para se hospedar e passear novamente pela cidade – explicou a secretária.
Virgílio Leocádio, da CCR Nova Dutra, disse que a rodovia preparou um esquema especial para facilitar o trânsito e atender os motociclistas que vão ao Penedo Riders, que mais uma vez terá a produção da Distac Eventos. O presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Aloisio Braz, não tem dúvidas de que o evento é um dos maiores da América Latina:
— O Penedo Riders é carismático e está ligado intimamente à história do motociclismo brasileiro, que começou naquela região, onde aconteceram os primeiros eventos do Brasil.
Guitarrista da banda Faixa Etária, Filiphe Nunes promete um grande show na noite de sábado. É a terceira vez que o grupo se apresenta no Penedo Riders:
— Vamos levar ao palco os grandes clássicos do rock e uma explosão de alegria para este público que forma uma grande irmandade e adora música de qualidade — prometeu.