O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. É uma das poucas gorduras que fazem bem à saúde e possui propriedades e vitaminas que previnem uma série de doenças. Conhecido como “ouro líquido” pelos mediterrâneos, o azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável.
O azeite extravirgem preserva as propriedades antioxidantes da azeitona e vitaminas poderosas que previnem o envelhecimento da pele. “Essa propriedade é tão forte que as oliveiras são capazes de regenerar e autoproteger seus galhos e frutos” conta Laura Reinas especialista do azeite seu dia.
Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, esse alimento melhora o perfil das gorduras do sangue e abaixa colesterol ruim e aumentam o bom. “Inclusive é o um dos grandes segredos do sucesso da dieta mediterrânea e sua fama de ser a dieta da longevidade.” diz Laura Reinas.
A vitamina E presente em sua composição protege contra o câncer e doenças cardíacas, como o infarto. Essas vitaminas do azeite também ajudam a hidratar a pele e cabelos, além fortalecer as unhas. “para quem possui unhas quebradiças, a dica aplicar o azeite nas unhas antes de aplicar o esmalte, assim as unhas ficarão fortes e hidratadas. Essa dica vale para cotovelos e lábios rachados também. Nos cabelos, o azeite pode ser aplicado direto nas pontas quebradiças e depois lavado normalmente” comenta Laura.
O azeite também ajuda a prevenir a osteoporose, pois contém uma substância chamada oleuropeína, que é um anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo.
Laura lembra que só pode ser considerado azeite de oliva o óleo que for obtido exclusivamente a partir da azeitona, sem misturas de óleos de outras naturezas. “O consumidor precisa prestar a atenção aos rótulos do produto que está comprando e assim conseguir todos os benefícios que esse alimento possui” completa Laura.