Tendências das passarelas internacionais do Inverno 2017

Entre tantos desfiles, poucos trouxeram raciocínios complexos de moda como a Prada e a Balenciaga, mas não faltaram boas tendências para a próxima estação. A seguir, nossa seleção dos 10 hits do Inverno 2017 do Hemisfério Norte.

Mangas extralongas
O efeito Vetements começou.  Outras marcas, como Commes des Garçon e Hood by Air já brincaram com o comprimento das mangas, mas foi com o coletivo parisiense que a febre detonou. De Michael Kors a Proenza Schouler, designers mostraram sua maneira de trabalhar as mangas compridas até passarem o comprimento das mãos, num momento em que o oversized nunca foi tão visto na passarela.london_str_rs16_4515

Streetwear de luxo
Sai o decorativismo que tem dominado a pauta da moda das últimas temporadas, entra o streetwear oversized que ganha roupagem luxuosa graças aos materiais, acabamentos e interpretações que têm como principal porta-voz o russo Demna Gvasalia, do coletivo Vetements e agora também diretor criativo da Balenciaga, com eco em marcas com o DNA das ruas como a Public School (para a própria marca e para a DKNY) e a Opening Ceremony, e por outras que aderiram ao movimento como Prada, Fendi e Giorgio Armani. Ainda há espaço e holofotes para os bordados e trabalhos artesanais rebuscados que fizeram a fama da nova fase da Valentino, a mais recente ainda da Gucci e o rebuscado tradicional da Dolce&Gabbana, claro. Mas o que há de mais novo em termos de desejo de moda são os hoodies e calças oversized, camisetas cropped ou não com frases de efeito numa versão inteligente e sofisticada o suficiente para custar muito, mas próxima o suficiente do DNA das ruas para não perder sua identidade.Oversized-Overcoats-Street-Style-8

Sweet Grunge
Também vem das ruas a outra importante tendência da temporada internacional, numa continuação do que foi visto na estação passada, agora menos próxima do grunge Nirvana e mais perto do high fashion, bem composto, feminino e até romântico. O xadrez, as sobreposições com vestidos soltos e saias longas sem acabamento ou com barras assimétricas apareceram em grifes variadas, de Rochas a Balenciaga, Vetements a Loewe.

kurt2

Puff Daddy
Mais um inverno forte para as puff jackets, as tradicionais jaquetas muito vistas nos esportes de neve que, nas passarelas, ganham versões com toques mais urbanos para as ruas. As novas versões trazem cortes, acabamentos e materiais muito além do nylon, além de manter a performance de super aquecer.

Sangue quente
Um clássico da cartela de cores da moda, o vermelho vem mais profundo e queimado nesta estação, esquentando looks com shapes e estilos variados, do streetwear underground da Vetements aos vestidos de chamois elegantes da Hermès. Do dia à noite, o tom é ao mesmo tempo classudo e vibrante sem exageros, numa opção mais alegre ao também tradicional e chique azul marinho.

Veludo molhado

O brilho e a textura do veludo molhado deixam tudo mais luxuoso e com movimento molenga charmoso em tons dramáticos como os muitos azuis marinhos vistos em marcas como Prada, Fendi e Phillip Lim e cores vivas, caso do mostarda da Vetements, o vermelho da Opening Ceremony ou o verde da Gucci.

gucci