Os remédios utilizados durante o tratamento contra o câncer normalmente fragilizam o organismo do paciente e causam diversos sintomas colaterais como náuseas, diarreia ou falta de apetite. A alimentação adequada neste período é fundamental para a melhoria do prognóstico, da qualidade de vida e a sobrevida do paciente.
É importante manter a alimentação apesar do mal estar. Sugere-se ingerir frutas, verduras ou legumes em pequenas porções, assim o organismo digere melhor e evita a sensação de comer em excesso.
O nutrólogo Francisco Humberto de Freitas Azevedo (CRM-DF 14747), do Instituto de Medicina Biológica em Brasília, alerta sobre a importância de evitar o consumo de todo e qualquer tipo de açúcar, refrigerantes, café, chocolate e também os amidos: pães, pizzas, massas, biscoitos, bolos, etc.
Segundo Francisco Humberto os açúcares e carboidratos contribuem para o desenvolvimento de câncer. %u201CÉ indicado alimentar-se a cada três horas com pequenas porções, já que o estômago muito tempo vazio tende a aumentar o enjoo. Ingerir picolé de fruta cítrica pode auxiliar na redução das náuseas. É importante beber muita água, mas nunca durante as refeições%u201D, conclui o nutrólogo.