Os sabores de Parma
Com seus prédios multicoloridos, seus queijos e prosciuttos, Parma se torna parada obrigatória para quem aprecia as delicias da Itália. A cidade é muito cativante, guarda preciosidades de 1500 a.C., época de sua fundação.
Você pode escolher explorá-la a pé ou de bicicleta (muito usada na cidade, vale a pena alugar uma. Se essa for a opção deixa com a gente!), o importante é se deixar levar pelas ruazinhas que reservam várias surpresas.
Parma é pequenina e aconchegante, e pode ser uma ótima opção de bate e volta para você que está em uma cidade como Milão, por exemplo. É possível conhecer e desfrutar de todas suas atrações em apenas um dia.
Logo que sair da estação já começará a imersão na cidade. Andando um pouquinho encontrará o Palazzo della Pilotta, que recebeu esse nome devido ao jogo espanhol praticado por lá– a pelota.
O palácio sofreu inúmeras danificações com a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído e hoje abriga a Galleria Nazionale, sendo o lugar onde se reúnem as principais obras de arte da cidade. Uma delas é La Spiaggia, de Renato Guttuso, que faz homenagem a Pablo Picasso, inserindo o pintor na cena.
O palácio também abriga o incrível Teatro Farnese, construído nos moldes dos teatros olímpicos, só que feito totalmente de madeira. Incrível!
Continuando a falar de arte, a Piazza do Duomo de Parma é de encantar os olhos. As atenções se dividem entre a Catedral e o Batistério. As duas construções são igualmente belas e valem a visita. A Catedral foi construída entre 1059 e 1106, com um estilo românico, o afresco do artista Il Correggio é um dos destaques (se trata de uma obra-prima da época renascentista, é realmente divina). Já o Batistério foi construído um tempo depois, em 1307, e é um exemplo arquitetônico que mescla traços românicos e góticos (uma belíssima mistura).
A gente não pode deixar de falar daquela parte boa, né?
Afinal… Parma nos leva diretamente à palavra presunto! Sem falar nos queijos… bom, vamos lá!
Esse parte merece um espaço especial. Entre as ruas da cidade você encontrará a La Prosciutteria, uma loja que reúne os melhores e mais diversos presuntos, salames e queijos, que podem ser degustados na hora ou comprados para que você possa levar um pouquinho dessas especialidades italianas. Essas delícias também podem ser apreciadas na Trattoria Corrieri, um restaurante charmoso divinamente decorado com uma ótima comida (vale a dica de degustar, como entrada, um vinho da casa com o famoso parmegiano reggiano sentindo a atmosfera italiana do lugar).
E que tal se além de saborear o queijo você também pudesse ver como ele é produzido? Pois é, em Parma você pode! A visita a fábrica é uma experiência incrível, você poderá ver desde a chegada do leite (fresquinho) até a incrível sala do “envelhecimento” dos queijos. E ao final você ainda pode degustar esse queijo tão famoso e tão delicioso (quer descobrir essa maravilha made in Parma? Deixa com a gente que agendamos para você!).
Outro lugar que amamos de paixão e adoramos levar nossos clientes para degustarem prosciutto e formaggio é a Degusteria Romani…
Já que uma foto fala mais que mil palavras…
Depois de muita arte e de muita comilança que tal finalizar o dia com um pouco de natureza? Você pode aproveitar umas horinhas do Ducal Parque. Os dias ensolarados são ideais para um ótimo piquenique e um passeio delicioso de bicicleta (não deixe de passar por lá mesmo no outono ou inverno, a paisagem é magnífica em qualquer época do ano).
Outros lugares para conhecer:
O que visitar mais:
•Camera di San Paolo
•Fundação Magnani-Rocca
•Teatro Reggio
•Abadia de S. João
•Casa onde nasceu Arturo Toscanini
•Basílica de Santa Maria della Stecata
•Estádio e Museu do Parma FC
Vamos para Parma?
Envie um e-mail para [email protected]
Cuidamos de cada detalhe, montamos um roteiro personalizado especialmente para você, de modo que tudo esteja como deseja . Embarque nessa viagem incrível , e desfrute dos sabores de Parma.