Calcula-se que aproximadamente 25% de todas as proteínas encontradas no corpo são constituídas por algum dos diferentes tipos de colágeno existentes, mas, para a maioria das pessoas, falar sobre isso é combater às rugas e à flacidez. De fato, o colágeno tem essa função, mas seu papel vai muito além da estética, ele é um dos principais componentes estruturais de diversos órgãos e tecidos, e ajuda na formação de vasos sanguíneos, músculos, ossos, pele, cabelo e articulações – fundamentais para a mobilidade.
E a mobilidade é fator essencial para a manutenção de um corpo saudável e ativo por mais tempo. “Notamos um aumento no número de pacientes com problemas articulares, principalmente na coluna, nas mãos, nos joelhos e no quadril, o que pode levar à incapacitação do indivíduo. Problemas nas articulações podem limitar os movimentos, gerar dor, prejudicar as atividades físicas e sociais, e a qualidade de vida. Por isso é essencial manter a cartilagem saudável”, explica o Dr. Gustavo Constantino de Campos, Ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Nesse cenário, o colágeno tem papel ainda mais especial. Quando a produção de colágeno passa a ser menor que a sua degradação, pode surgir, por exemplo, o desgaste da cartilagem das nossas principais articulações (joelhos, ombro, quadril, entre outras), ocasionando a chamada artrose. Outros fatores, como tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada e tensões físicas e emocionais também podem influenciar na produção de colágeno. Soma-se a isso o aumento da expectativa de vida da população, que pode trazer patologias associadas à idade, como oestoartrite ou oesteoporose.
“O colágeno atua como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias dentro da cartilagem, por isso sua importância para as articulações. Quem busca ter mais qualidade de vida deve começar a pensar em formas de prevenção de doenças articulares”, acrescenta o Dr. Gustavo.
Uma dieta saudável e equilibrada, composta por vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal, é uma das medidas que pode ajudar a manter a cartilagem saudável, evitar seu desgaste excessivo e contribuir para diminuir a dor nas articulações.
Além da alimentação, a perda do excesso de peso e a realização de atividades físicas regradas são fatores que influenciam na manutenção de cartilagens e articulações.